Em entrevista ao Top Gear, o chefe de design da Volkswagen, Andy Mindt, falou sobre a melhora da qualidade de construção dos painéis internos dos futuros lançamentos, assim como a adoção de um desenho exterior com visual mais sóbrio e simpático, deixando de lado as linhas ousadas. “Vamos tentar abandonar materiais plásticos baratos e investir em tecidos para melhorar a qualidade percebida. Isso nos ajudará a reduzir nossos custos e significa que poderemos usar mais recursos em outras áreas”, explicou.
“Por exemplo, um painel de porta feito de três peças. Em vez disso, procuraremos projetá-lo com uma ilha no meio. Ainda haverá maçaneta e apoio de braço como antes, mas tudo será construído a partir de uma única peça. Isso também torna todo o processo mais favorável ao meio ambiente”, completou.
Já Christian Schreiber, chefe de estratégia de design, comentou que os próximos lançamentos terão um interior funcional e prático. “Quando você abre a porta de um Volkswagen, ele precisa ser simples e utilizável, e não com excesso de decorado”, disse.
Outra novidade será a adoção de elementos nostálgicos. “Haverá easter eggs (“ovos de Páscoa“), pequenos detalhes difíceis de achar porém presentes e inspirados nos VW do passado, mais nos modelos GTI”, completou Schreiber.
Segundo Mindt e Schreiber, os futuros carros da fabricante alemã terão um visual sem foco em destaque “Acho que a maioria das pessoas não quer sobressair em público, nem parecer superior”, disse Mindt. “Elas querem aparecer bem-vestidas sem excessos e ter boa aparência, ao mesmo tempo em que deixam transparecer serem felizes e otimistas. Qual a necessidade de forçar presença? Nosso espírito é esse, fabricarmos carros agradáveis.”
MF