Já houve um tempo em que o estilo de carrocerias era mais tradicional, com poucas variações e, consequentemente, poucos nomes para essas variações. Sedã, de duas ou de quatro portas, e cupê – do francês coupé = cortado – com o teto menor e mais inclinado na traseira, na maioria das vezes de duas portas, eram as duas configurações mais comuns. Sim, havia também as carrocerias conversível e camioneta.
Aos poucos, os estilistas foram ousando, adaptando os automóveis às necessidades cada vez mais diversas, e surgiram as muitas variações de carrocerias que conhecemos agora. A camioneta mais robusta, mais alta derivada de versões para o fora de estrada, ficou conhecida como suve (de SUV – veículo utilitário esporte, em inglês) e caiu definitivamente no gosto dos compradores de automóveis. Até que o cupê se uniu ao suve e do casamento surgiram os suves-cupês.
Tudo isso para explicar o surgimento do Citroën Basalt, um suve compacto com a traseira cortada no final, mais inclinada, como num cupê. Não foi o primeiro suve cupê mas chega com a vantagem de ter ficado com um visual bastante harmonioso. Basta ver as fotografias. Claro, sempre uma questão de gosto individual, tem a turma do “gostei” e a turma do “não gostei”.
De acordo com o fabricante, o novo Citroën Basalt é o mais acessível (barato) suvecupê compacto de seu segmento, atendendo ao desejo de uma parcela dos compradores de automóveis que gosta dessa configuração mas considera os modelos disponíveis caros demais. Com início imediato das vendas em toda a rede de concessionárias da marca, em pouco tempo saberemos se o Citroën Basalt realmente caiu no gosto popular.
Outra das virtudes atribuídas ao Citroën Basalt é o espaço interno mais generoso, em especial para os passageiros do banco traseiro, e a boa distância entre-eixos de 2.640 mm pode justificar essa alegação. Com dianteira e traseira com balanços curtos, essas distâncias ainda conferem ao Basalt uma leveza em seu perfil. Já o espaço destinado a bagagem é, sem dúvida, muito bom, pois tem capacidade de 490 litros. (método VDA) Ótimo volume para um modelo compacto.
O interior é harmonioso, com telas de TFT de medidas razoáveis, apesar de que muitos preferem aqueles exagerados painéis coloridos. O `quadro de instrumentos mede 7” e a central multimídia, 10,25”, com espelhamento Android Auto e Apple CarPlay. O volante é de pequeno diâmetro (será medido quando testarmos o novo Citroën, mas falta o ajuste de distância.
São duas as opções de motores, o Firefly 1,0 flex de três cilindros, associado a câmbio manual de cinco marchas, e o T200, também 1,0 flex de três cilindros, porém dotado de cabeçote de quatro válvulas por cilindro, injeção direta, controle das válvulas de admissão eletro-hidráulico Multiair III e turbocarregador. Este motor combina-se com câmbio automático CVT de sete marchas, que podem ser selecionadas sequencialmente pela alavanca seletora quando na posição Manual.
De acordo com o fabricante, o motor normalmente aspirado desenvolve potência de 71/75 cv a 6.000 rpm, com torque de 10,0/10,5 m·kgf a 3.250 rpm.
O motor T200 entrega potência de 125/130 cv a 5.750 rpm e o torque é de 20,4 m·kgf a 1.750 rpm com gasolina ou álcool
O entre-eixos do Citroën Basalt permite maior espaço para os passageiros do banco traseiro (Foto: divulgação Citroën)
São três as versões de acabamento, a de entrada Feel, com motor de aspiração atmosférica, e as duas com o motor turbocarregado, a Feel Turbo 200 e Shine Turbo 200, que serão complementadas pela série especial de lançamento First Edition.
Pequenas barras coloridas nas laterais do para-choque dianteiro e na coluna traseira oe3ntificam as versões No Basalt Feel elas são vermelhas (André Red, nome em homenagem a André Citroën, criador da marca), e nas versões Shine e First Edition elas têm a cor dourada chamada de Terre de Toscane.
O Basalt estará disponível em cinco cores de carroceria, as já conhecidas vermelha Ruby, as cinzentas prata Artense e cinza Grafito, a preta Perla Nera e a branca Banquise — com a adição da cor especial perolizada branco Nacré, exclusivo do Citroën Basalt First Edition, de produção limitada.
O Basalt First Edition terá diferentes elementos estéticos, como para-choques dianteiros com apliques cromados, rodas de liga de alumíniode 16 polegadas escurecidas, teto preto, logotipos alusivos à versão nas portas dianteiras e um exclusivo elemento na cor preta unindo as lanternas traseiras. O interior é igualmente especial, com sapatas dos pedais cromadas, tapetes exclusivos, soleiras metalizadas, painel com faixa na cor cinza e teto totalmente escurecido.
Na versão Shine também há a opção de teto na cor Perla Nera e a cor especial de lançamento, exclusiva do Basalt, é a azul Cosmo.
Uma grande lista de equipamentos de série em todas as versões inclui itens como retrovisores, vidros e travas elétricas, câmera de ré, monitoramento da pressão dos pneus, painel digital em cores, alarme com comando na chave-canivete, bolsas infláveis laterais, faróis com luzes de rodagem diurna, de LED rodas de liga de alumínio de 16 polegadas e assistente de partida em rampa, inclusive para manobras de ré. As versões com o motor turbo têm, ainda, três modos de condução.
Uma ampla gama de acessórios Mopar, com mais de 30 itens, estão disponíveis nos concessionários, como o carregador de celular por indução, iluminação ambiente, sapatas de pedais esportivas e muito mais. Após a aquisição do veículo, um pacote de revisões tem preço fixo: as três primeiras manutenções periódicas na versão Feel 1.0 somam R$ 1.859, enquanto nos pacotes Feel e Shine Turbo o valor é de R$ 2.369, valores que podem ser incluídos na compra do veículo e diluídas no financiamento.
O Citroën Basalt começa a ser vendido neste dia 2 de outubro em todas as concessionárias da marca, com três anos de garantia.
Preços:
Feel: R$ 89,990
Feel Turbo 200: R$ 96.990
Shine Turbo 200: R$ 104.990
First Edition Turbo 200: R$ 107.3900
GM
CONTEÚDO DO CITROËN BASALT | ||||
Feel | Feel T200 | Shine T200 | First Edition | |
Ajuste de altura do volante de direção | • | • | • | • |
Alarme | • | • | • | • |
Ar-condicionado | • | • | – | – |
Ar-condicionado digital | – | – | • | • |
Banco do motorista com ajuste de altura | • | • | • | • |
Bancos e volante com revestimento premium | – | – | • | • |
Bolsas infláveis laterais dianteiras | • | • | • | • |
Câmbio automático CVT com três modos de condução | – | • | • | • |
Câmera de ré | • | • | • | • |
Chapa de deslizamento dianteira e traseira | – | – | • | • |
Citroën Connect ela tátil de 10” com Android Auto e Apple CarPlay sem fio com comandos no volante | • | • | • | • |
Controle e imitador de velocidade | – | – | • | • |
Emblemas First Edition | – | – | – | • |
Encostos de cabeça traseiros laterais com abas de apoio | – | – | • | • |
Faixa preta entre as lanternas | – | – | – | • |
Faróis de neblina | – | – | • | • |
Luzes de rodagem diurna (DRL) de LED | • | • | • | • |
Painel digital colorido de 7” customizável | • | • | • | • |
Pintura branco Nacré Perolizada (exclusiva) | – | – | – | • |
Rodas de 16” de liga e alumínio com pneus 205/60 R16 | • | • | • | • |
Rodas de liga de alumínio diamantadas | – | – | • | • |
Rodas de liga de alumínio de 16” escurecidas | – | – | – | • |
Sapatas dos pedais exclusivas | – | – | – | • |
Seis alto-falantes | • | • | • | • |
Sensor de estacionamento traseiro | – | – | • | • |
Soleiras metalizadas | – | – | – | • |
Tapetes exclusivos | – | – | – | • |
Teto preto | – | – | Opc | • |
Travas elétricas com acionamento por telecomando da chave-canivete | • | • | • | • |
Três portas USB | • | • | • | • |
Vidros dianteiros e traseiros elétricos um-toque | • | • | • | • |