O executivo-chefe da Stellantis Carlos Tavares deixou claro que sua empresa não está solicitando qualquer adiamento ou relaxamento dos novos padrões de emissões de CO2 da União Europeia. Ao contrário de outros fabricantes europeus, Tavares confirma que a Stellantis está totalmente preparada para atender os limites de emissões mais apertados devido a anos de planejamento firme.
As normas são conhecidas há anos, disse Tavares durante um encontro com a imprensa no mês passado em Turim. Meu pessoal está pronto para a luta, asseverou. A declaração veio depois que várias fabricantes, representadas pela Associação dos Fabricantes Europeus de Automóveis (Acea) começaram a clamar por um adiamento, citando desafios com veículos elétricos (EV) relacionados a vendas e custos de produção. Todavia, de acordo com Tavares, a Stellantis está pronta para competir na paisagem automobilística em mudança.
Objetivos mais rígidos, demanda estagnada
O objetivo de emissões de CO2 para 2025 requer que a frota de carros novos da Europa reduza essas emissões em pelo menos 15% em relação aos níveis atuais, o que significa que os fabricantes deverão aumentar significativamente as vendas de veículos elétricos, de emissões zero, para evitar pesadas multas.
Em 2023, as vendas de veículos elétricos na Europa chegaram a 14%, mas a onda arrefeceu e, além disso, alguns governos, incluindo Alemanha e França, reduziram os até então generosos incentivos para carros elétricos.
Enquanto alguns fabricantes vociferaram preocupações sobre a viabilidade de cumpri as metas de 2025, Tavares enfatizou a importância de manter o cronograma. Estamos agora a alguns meses do começo da corrida e alguém diz para esperar, mudar as regras, observou. E completou dizendo que mesmo que os padrões sejam adiados, o aquecimento global continua.
Sobre margens de lucro e vendas de carros elétricos
Tavares sugeriu que fabricantes que pedem adiamento devem estar receosos do impacto financeiro, uma vez que carros elétricos têm margens de lucro menores comparados com os de motor a combustão. “O que as empresas dizem é que se suas vendas de carros elétricos dobrarem sem ganhar dinheiro, elas estarão com um enorme problema”, disse. Isso espelha o que ele havia dito, o aviso de um potencial “banho de sangue” entre os fabricantes na sua corrida desesperada para oferecer carros elétricos de menor preço.
Outros líderes da indústria, como Luca de Meo, o executivo-chefe do Grupo Renault, que é também presidente da Acea, externaram preocupações semelhantes. De Meo recentemente avisou que as fabricantes estão diante de potenciais multas da União Europeia que podem chegar a 15 bilhões de euros (R$ 86 bilhões) em 2025 caso não consigam atingir o objetivou e precisarão cortar a produção em até 2,5 milhões de carros. Ele argumentou ser necessária flexibilidade, “uma ligeira flexibilidade”.
O executivo-chefe do Grupo Volkswagen, Oliver Blume, também falou, no começo do ano, em ajustes dos objetivos de 2025. Não faz nenhum sentido a indústria ser penalizada enquanto faltarem as condições estruturais para maior produção de carros elétrico, disse.
A estratégia da Stellantis para o sucesso
Apesar dos desafios, Tavares continua confiante na capacidade da Stellantis para se enquadrar nos limites a caminho. A empresa tem focado na redução dos custos de produção de carros elétricos, o que, — disse —, envolveu muitas “decisões difíceis”. Um desafio-chave, explicou, é ir ao encontro das expectativas do consumidor quanto ao preço dos carros elétricos.
Os consumidores têm nos dito que querem comprar carros elétricos pelo preço dos carros de motor a combustão, disse Tavares, mas hoje não existe uma receita industrial que torne isso possível, completou.
A Stellantis tem planos de lançar uma série de carros elétricos acessíveis das suas marcas Citroën, Opel e Fiat usando seu arcabouço Small Car. Em especial, o Citroën e-C3 (foto de abertura), um hatchback subcompacto, começará custando 20.000 euros (R$ 114.600), e suves pequenos da Opel e Citroën serão precificados abaixo de 30.000 euros (R$ 172.000).
“Minha tecnologia está pronta, meus carros estão prontos. Meu plano está pronto,” afirmou Tavares. “As regras são conhecidas. A competição vai começar.
MF
Nota: Matéria da Automotive News Europe publicada no site moparinsiders.com/Stellantis