Na sexta-feira, 29 de novembro, começou na fábrica do BMW Group em Araquari, SC, a produção do BMW X5, o primeiro híbrido plug-in da marca fabricado na América do Sul.
Na dianteira, faróis afilados e a enorme grade do radiador em forma de duplo rim, que agora passa a ter iluminação em seu contorno, que segundo a fabricante, “confere ao modelo um visual ainda mais moderno”.
No interior, a tradicional tela curvada da marca, composto por uma tela de 12,3″ para o quadro de instrumentos e outra de 14,9″ para a central multimídia.
O suve é dotado de um motor a gasolina 3-litros de seis cilindros em linha de 313 cv e um motor elétrico de 197 cv, que combinados, desenvolvem 489 cv e 71,3 m·kgf. Integrado ao câmbio automático epicíclico Steptronic Sport de oito marchas, o motor elétrico utiliza um novo sistema pré-engrenagem para melhorar a entrega de potência, fazendo com que acelere de 0 a100 km/h em apenas 4,8 segundos.
O armazenamento da bateria de alta tensão é de 25,7 kW·h, o que confere um alcance em modo 100% elétrico de até 79 km, de acordo com o ciclo do Inmetro. Dois carregadores de alta potência acompanham o carro, um Flex Charger portátil de até 11 kW e uma BMW Wallbox de até 22 kW.
A fábrica de Araquari, além do X5 produz também os suves X1, X3 e X4; e o sedã Série 3. A unidade industrial, catarinense completou uma década em outubro e já produziu mais de 100.000 veículos.
O preço público sugerido do X5 xDrive50e é de R$ 756.950 para a versão X-Line e R$ 806.950, para a M Sport.
MF