Nos últimos anos, o mercado automobilístico brasileiro passou por uma verdadeira transformação, com os suves tomando conta das ruas e garagens do país. A Citroën, atenta a essa tendência, introduziu o Basalt, um suve cupê compacto que busca atender aos anseios daqueles que desejam fazer a transição dos sedãs compactos para os suves, mas sem abrir mão de um elemento fundamental: um porta-malas espaçoso.
Nesta semana, tivemos a oportunidade de testar o novíssimo Citroën Basalt em sua versão topo de gama, a Shine Turbo 200. A mesma versão foi testada pelo nosso editor-chefe, Bob Sharp, que nos brindou com ótimas informações técnicas e de conteúdo de toda linha do novo Citroën do mercado brasileiro que está sendo comercializado com os seguintes preços:
Citroën Basalt Feel: R$ 89.990
Citroën Basalt Feel Turbo 200: R$ 96.990
Citroën Basalt Shine Turbo 200: R$ 104.990 (versão testada)
Citroën Basalt First Edition Turbo 200: R$ 107.390
Design e proporções que encantam
Logo de cara, o Citroën Basalt impressiona pelo design. O estilo cupê, com uma queda suave no teto em direção à traseira, confere esportividade ao modelo. Essa característica é complementada por detalhes robustos que remetem aos suves tradicionais, como para-lamas destacados, molduras plásticas nos arcos das rodas e altura elevada do solo.
As proporções bem definidas fazem com que o Basalt se destaque também pelo equilíbrio visual. Diferente de alguns suves que sacrificam o espaço interno para priorizar o estilo, o Basalt traz soluções inteligentes de design que maximizam a área útil. O resultado é um interior confortável para os ocupantes e um porta-malas que impressiona: são 490 litros (VDA) de capacidade, um número superior à média do segmento, e mais próximo ao que se espera de sedãs tradicionais.
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Motor turbo eficiente e câmbio CVT inteligente
Sob o capô, o motor 1,0 turbocarregado de três cilindros, entrega 125 cv de potência máxima com gasolina e 130 cv com álcool, a 5.750 rpm. uma potência adequada para o porte e proposta do veículo. Seu torque de 20,4 m·kgf, a 1.750 rpm, igual com gasolina e álcool, aparece de forma linear e boa potência está disponível já em baixas rotações, o que proporciona uma dirigibilidade agradável no dia a dia, mesmo em situações de tráfego intenso.
O câmbio automático CVT de sete marchas merece destaque. É o mesmo utilizado na linha Fiat Pulse e Fastback, e garante suavidade nas trocas e prioriza o conforto, mas também sabe explorar o potencial do motor quando acionado o modo Sport de condução. Durante a avaliação dinâmica, o conjunto mostrou-se eficiente em acelerações e ultrapassagens, embora o foco esteja claramente na economia de combustível. Fica a crítica para a localização do acionamento do modo Sport, um painel de controles do lado esquerdo da coluna de direção que fica obscurecido pelo volante.
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Nesta semana de teste, com 1.116 km rodados em 7 dias, o consumo acumulado foi de 12,4 km/l com 75% da quilometragem em estradas. E no meu trajeto padrão entre São Paulo e Campinas, a 120 km/h na rodovia dos Bandeirantes a média de consumo foi de 16,5 km/l, com gasolina.
Confrontando com o resultado homologado junto ao Inmetro que indica 11,9/8,3 km/l na cidade e 13,7/9,6 km/l na estrada, o nosso resultado é bom. E com o lançamento do Fiat Pule e Fastback Hybrid, já podemos criar expectativa da chegada do Basalt Hybrid, visto que a instalação do sistema é similar entre as arquiteturas de veículos da Stellantis. Portanto, cerca de 10% de economia ainda deve ser alcançado.
Conforto e praticidade
O interior do Citroën Basalt reflete o cuidado da marca com a ergonomia e o conforto. Os bancos oferecem bom suporte para o corpo e possuem posição mais elevada, melhorando a visibilidade de quem dirige. São revestidos com materiais agradáveis ao toque, enquanto o acabamento geral combina elementos plásticos com detalhes cromados.
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A central multimídia, com tela tátil de 10 polegadas, é intuitiva e com pareamento sem fio para Android Auto e Apple CarPlay, com comandos no volante de direção. Além disso, o quadro de instrumentos é 100% digital com possibilidades de configurações de visualização, adicionando modernidade ao conjunto e deixando de lado o supersimples quadro de instrumentos do Citroën C3, veículo ao qual o Basalt deriva.
Outro ponto positivo é o espaço interno. Apesar do teto inclinado característico do estilo cupê, o Basalt consegue acomodar confortavelmente quatro adultos. O espaço para a cabeça e para as pernas na traseira é suficiente para viagens curtas e médias, enquanto o porta-malas oferece capacidade de sobra para bagagens, equipamentos esportivos ou compras volumosas.
Dinâmica de condução: entre conforto e estabilidade
Ao volante, o Basalt mostra-se um suve ágil e equilibrado. Sua suspensão possui ajustes mais firmes para lidar com a carroceria elevada, fazendo um bom trabalho ao absorver as irregularidades do asfalto. Mesmo em curvas mais acentuadas, o veículo mantém a compostura, graças ao baixo centro de gravidade e ao trabalho eficaz e não intrusivo do controle de estabilidade.
No ambiente urbano, o Citroën Basalt demonstrou sua eficiência e agilidade. O motor 1,0 turbocarregado, aliado ao câmbio automático CVT de 7 marchas, mostrou-se ideal para o trânsito das cidades, com arrancadas suaves e respostas rápidas nos momentos de retomada. O câmbio CVT trabalha de forma fluida, ajustando-se às condições de tráfego sem trancos, algo especialmente apreciado em paradas e saídas frequentes.
Outro ponto que agrada é a direção eletroassistida, que é leve em baixas velocidades, ganhando firmeza progressiva em velocidades mais altas, transmitindo segurança ao condutor. O sistema contribui para a facilidade de manobras em locais apertados, como estacionamentos e ruas estreitas, enquanto a boa visibilidade proporcionada pela posição elevada de dirigir e pelos amplos retrovisores facilita a condução em ambientes urbanos. O sensor de estacionamento traseiro e a câmera de ré, são aliados valiosos durante manobras.
Ao levar o Basalt para a estrada, o motor 1,0 turbo provou ser capaz de entregar desempenho satisfatório. As ultrapassagens foram realizadas com segurança, graças ao torque de 20,4 m·kgf, que permite respostas rápidas mesmo em altas velocidades. O câmbio CVT de sete marchas proporciona uma sensação mais natural durante acelerações mais intensas e eliminando o incômodo “efeito de elasticidade” comum aos câmbios CVT tradicionais.
A suspensão, embora calibrada para o conforto, oferece estabilidade suficiente para curvas em alta velocidade. Em rodovias, o Basalt mantém um comportamento sólido e seguro, com boa estabilidade direcional e baixo nível de ruído interno, tornando viagens longas mais agradáveis para todos os ocupantes.
Em terrenos irregulares, a suspensão mostrou-se eficiente ao absorver os impactos, mantendo o conforto dos ocupantes. O vão livre do solo é adequado para enfrentar lombadas, valetas e trechos de terra leves, embora o Basalt não tenha pretensão de ser um veículo off-road.
Por que o Basalt pode ser o carro de entrada ideal para novos suve-lovers?
O Citroën Basalt se posiciona estrategicamente como uma alternativa aos suves compactos tradicionais e até mesmo aos sedãs compactos, que ainda são muito populares no Brasil. Para quem está acostumado com o espaço generoso dos porta-malas de sedãs como Chevrolet Onix Plus ou Hyundai HB20S, migrar para um suve compacto muitas vezes significa abrir mão desse conforto. Contudo, o Basalt vem para mudar esse cenário, oferecendo o melhor dos dois mundos: design moderno de suve cupê, com um porta-malas que faz inveja a muitos sedãs.
Além disso, o preço competitivo e o custo-benefício tornam o modelo ainda mais atrativo e uma alternativa em relação ao Fiat Fastback que tem proposta similar, mas em um patamar de preços mais elevado. O Basalt promete atrair um público que busca não apenas um meio de transporte, mas também um veículo que represente status e estilo de vida.
Conclusão
O Citroën Basalt 1,0 Turbo CVT chega ao mercado com uma proposta clara: ser o suve cupê de entrada que entrega mais espaço, conforto e eficiência sem comprometer o estilo. Ele se destaca em um segmento em crescimento, oferecendo uma solução para quem procura um carro versátil para o dia a dia, mas que também se adapta bem a viagens e necessidades familiares.
Com design moderno, motor eficiente e um porta-malas generoso, o Basalt se posiciona como uma das opções mais interessantes para aqueles que desejam migrar dos sedãs compactos para o mundo dos suves sem abrir mão de praticidade. O modelo é, sem dúvida, um reflexo da evolução do mercado automobilístico, que busca atender às demandas cada vez mais específicas dos consumidores brasileiros.
GB
FICHAS TÉCNICA DO CITROËN BASALT SHINE | ||||
MOTOR | T200 | |||
Descrição | 3 cil. em linha, dianteiro transversal, bloco e cabeçote de alumínio, comando de válvulas no cabeçote, corrente, admissão com atuação indireta eletro-hidráulica MultiAir III com inerente variação de fase e levantamento, escapamento com atuação indireta por alavancas-dedo com fulcro hidráulico e variação de fase, 4 válvulas por cilindro, injeção direta, aspiração forçada por turbocarregador BorgWarner com interresfriador ar-ar, válvula de alívio elétrica, flex | |||
Cilindrada (cm³) | 999 | |||
Diâmetro x curso (mm) | 70 x 86,5 | |||
Comprimento de biela (mm) | 149,3 | |||
Relação r/l | 0,289 | |||
Potência (cv/rpm, G/A) | 125/130 cv a 5.750 rpm | |||
Torque (m·kgf/rpm, G/A) | 20,4 / 1.750 | |||
Densidade de potência (cv/L, G/A) | ||||
Densidade de torque (m·kgf/L, G/A) | 20,4 / 20,4 | |||
Taxa de compressão (:1) | 10,5 | |||
Corte de rotação (rpm) | 6.500 | |||
TRANSMISSÃO | ||||
Tipo | Transeixo dianteiro Aisin com câmbio automático CVT de 7 marchas selecionáveis em sequência pela alavanca seletora e ré, conversor de torque | |||
Rodas motrizes | Dianteiras | |||
Relações das marchas (:1) | 1ª 2,270, 2ª 1,600. 3ª 1,200, 4ª 0,940, 5ª 0,740, 6ª 0,580, 7ª 0,460, Ré 2,604 | |||
Relação de diferencial (:1) | 5,698 | |||
Estol do conversor de torque (rpm) | 2.200 | |||
SUSPENSÃO | ||||
Dianteira | Independente, McPherson, braço de controle triangular, mola helicoidal, amortecedor pressurizado com batente de distensão hidráulico e barra antirrolagem | |||
Traseira | Eixo de torção, mola helicoidal e amortecedor pressurizado | |||
DIREÇÃO | ||||
Tipo | Pinhão e cremalheira eletroassistida, indexada à velocidade | |||
Relação de direção (:1) | n.d. | |||
Diâmetro mínimo de curva (m) | 11 | |||
Voltas entre batentes | 3 | |||
Diâmetro do volante (mm) | 360 | |||
FREIOS | ||||
Dianteiros (Ø mm) | Disco ventilado / 284, pinça flutuante | |||
Traseiros (Ø mm) | Tambor / 203l | |||
Operação | ABS, servoassistência a vácuo, duplo circuito em diagonal, auxílio em frenagens de emergência | |||
RODAS E PNEUS | ||||
Rodas | Liga de alumínio 6J x 16 | |||
Pneus | 205/60 R16H | |||
Estepe | Temporário estreito, roda de aço, T125/85 R16 M | |||
CONSTRUÇÃO | ||||
Tipo | Monobloco de aço, suve cupê. 4 portas, 5 lugares, subchassi dianteiro | |||
AERODINÂMICA | ||||
Coeficiente de arrasto (Cx) | n.d. | |||
Área frontal calculada (m²) | 2,309 | |||
Área frontal corrigida (m²) | n.d. | |||
DIMENSÕES EXTERNAS (mm) | ||||
Comprimento | 4.343 | |||
Largura (espelhos rebatidos/abertos) | 1.821/2.014 | |||
Altura | 1.585 | |||
Distância entre eixos | 2.645 | |||
Distância mínima do solo (mm) | 180 | |||
Bitola dianteira/traseira | n.d. | |||
ÂNGULOS | ||||
Entrada (º) | 20,5 | |||
Saída (º) | 28 | |||
Transposição de rampa (º) | n.d. | |||
PESOS E CAPACIDADES | ||||
Peso em ordem de marcha (kg) | 1.191 | |||
Capacidade de carga (kg) | 400 | |||
Porta-malas (litros, VDA) | 490 | |||
Tanque de combustível (L) | 47 | |||
CONSUMO DE COMBUSTÍVEL INMETRO | ||||
Cidade (km/l, G/A) | 11,9 / 8,3 | |||
Estrada (km/l. G/A) | 13,7 / 9,6 | |||
Alcance (km, G/A) | ||||
DESEMPENHO | ||||
Aceleração 0-100 km/h (s, G/A) | 10,2 / 9,7 | |||
Velocidade máxima (km/h, G ou A) | 197 / 199 | |||
CÁLCULOS DE CÂMBIO | ||||
v/1000 na última marcha (km/h) | 45,6 | |||
Rotação a 120 km/h na última marcha (rpm) | 2.630 | |||
Rotação na velocidade máxima / marcha (rpm) | 6ª. 5.500 | |||
Garantia | ||||
Termo | Três anos |
CONTEÚDO DO CITROËN BASALT SHINE |
Ajuste de altura do volante de direção |
Alarme |
Alças de teto para ocupantes do banco traseiro |
Ar-condicionado digital |
Banco do motorista com ajuste de altura |
Bancos e volante com revestimento premium |
Bolsas infláveis laterais dianteiras |
Bolsas infláveis dianteiras |
Câmbio automático CVT com três modos de condução |
Câmera de ré |
Chapa de deslizamento dianteira e traseira |
Citroën Connect tela tátil de 10” com Android Auto e Apple CarPlay sem fio com comandos no volante |
Conta-giros (personalizável) |
Controle de cruzeiro e limitador de velocidade |
Descansa-braço escamoteável no banco do motorista |
Encostos de cabeça traseiros laterais com abas de apoio |
Engates Isofix e fixação superior para 2 bancos infantis |
Faróis de neblina |
Luzes de rodagem diurna (DRL) de LED |
Painel digital colorido de 7” personalizável |
Rodas de 16” de liga de alumínio com pneus 205/60 R16 |
Seis alto-falantes |
Sensor de estacionamento traseiro |
Tapetes exclusivos |
Teto preto (opcional) |
Travas elétricas com acionamento por telecomando da chave |
Três portas USB |
Vidros dianteiros e traseiros elétricos um-toque |