Estamos iniciando uma parceria com a marca de relógios Roue, que significa “roda” em francês pronuncia-se ru, como na duas primeiras letras de ‘rua’). Conheci a Roue em 2022, quando ela chegou ao Brasil, e logo me tornei cliente e fã da marca.
Achamos interessante essa parceria, pois o idealizador e dono da Roue, assim como seu sócio no Brasil, são verdadeiros autoentusiastas.
O criador da marca é o brasileiro e economista Alexandre Iervolino, um apaixonado por design, que vem de uma família de colecionadores de carros. É ele quem cria meticulosamente os desenhos únicos e refinados de todos os modelos da Roue. Já conversei bastante com ele e foi fácil notar sua paixão e entusiasmo.
Seu sócio no Brasil é outro autoentusiasta que vive de sua paixão por carros: Henrique Mendonça, também dono da conhecida boutique e curadoria de carros clássicos O Acervo.
“O período das décadas de 50 a 70 (pós-guerra) foi um dos mais ricos para o design dos automóveis de rua, de corrida e também para os relógios, principalmente os cronômetros. Foi uma época tão acertada para o estilo e a cultura do automóvel que até corrida de carro era um evento elegante e os relógios foram parte disso.” – Alexandre Iervolino (criador e dono da Roue)
Alguns produtos da Roue trazem na parte de trás de suas caixas desenhos de carros clássicos que marcaram presença nas pistas, nas telas de cinema e nas ruas da época — outra paixão do idealizador da marca.
O grande apelo dos relógios está tanto no refinamento e exclusividade do design quanto na escolha de seus componentes. Seus mecanismos são de alta qualidade e precisão, fabricados pelas japonesas Seiko e Citizen.
Outra forte inspiração da Roue é Dieter Rams, designer alemão que, entre 1961 e 1995, desenvolveu rádios, cafeteiras e outros aparelhos eletrônicos que até hoje são referência mundial em design. Os relógios Roue seguem os princípios de Rams: estilo minimalista e o conceito “menos é mais”. Nesse contexto, “menos” não significa ausência de algo, mas ausência de excesso — exatamente o que os mais renomados especialistas em moda definem como a essência do luxo e da elegância.
A Roue foi lançada inicialmente na Europa, nos Estados Unidos, na Austrália e no Canadá, alcançando sucesso desde 2017. Hoje é vendida em 60 países.
“Nossos relógios são produzidos pelos mesmos fabricantes que fazem para marcas suíças. Tudo é feito de acordo com os desenhos do Alexandre: corpo, dial, ponteiros e até as pulseiras — ou seja, o design é 100% Roue.” – Henrique Mendonça (sócio da Roue Brasil)
São cinco modelos feitos por autoentusiastas para autoentusiastas:
TPS: Reimagina a cultura de corrida dos anos 60, com uma homenagem ao Porsche 910, vencedor da corrida 1.000 quilômetros de Nürburgring em 1967, que vem estampado no caseback (fundo da caixa). São 10 versões, limitadas a 1.000 peças numeradas individualmente.
HDS: Pensado para oferecer uma mistura única de expressão minimalista e funcionalidade alemã. Ele apresenta um anel externo de minutos superdimensionado em torno de duas faixas de horas separadas.
SSD: Inspirado nos anos 60, combina estilo discreto e sofisticação nos detalhes. O bezel (moldura) segue o estilo Grand Prix, comum em cronômetros de mão da época, e seu submostrador remete à instrumentação inglesa Smiths, presente nos mostradores do lendário Jaguar E-Type.
CAL: Inspirado na Escola Bauhaus e no modernismo, apresenta linhas limpas e minimalistas, seguindo o conceito de que “menos é mais”.
CHR: Um tributo ao Lamborghini Miura, com o caseback que remete à roda Campagnolo usada no carro. Este modelo foi limitado a apenas 350 unidades, que já estão esgotadas.
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PM
A coluna “Substance” é de exclusiva responsabilidade do seu autor.
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