A Caoa Chery utilizou o mesmo evento em São Paulo para apresentar a nova versão híbrida plugavel (PHEV) do Tiggo 7 PRO e as modificações visuais e tecnológicas implementadas no Tiggo 8 PRO PHEV. Nesta primeira matéria apresento aos leitores do AE o Tiggo 7 PRO PHEV, sendo que o vídeo aqui anexado apresenta também as impressões ao dirigir do Tiggo 8 PRO, matéria que será publicada na sequência.
O segmento de suves médios segue aquecido no Brasil, e a CAOA Chery aproveita o embalo para ampliar sua linha eletrificada trazendo o Tiggo 7 PRO Plug-in Hybrid 2025. Com um conjunto híbrido plugável de alta eficiência e um pacote tecnológico robusto, o modelo promete ser uma opção interessante para quem busca desempenho, economia e sofisticação com uma pegada entusiasta, e que esteja disposto a pagar R$ 240 mil por um suve médio de 5 lugares.
Números que impressionam
Sob o capô, o Tiggo 7 PRO PHEV herda o mesmo conjunto mecânico do seu irmão maior, o Tiggo 8 PRO PHEV. A receita combina o motor 1,5 turbocarregado a gasolina com injeção no duto, aliado a dois motores elétricos. São 317 cv de potência combinada e um torque máximo de 56,6 m·kgf. Esses números colocam o suve no mesmo patamar de desempenho de modelos esportivos, com aceleração de 0 a 100 km/h em 6,8 segundos.

O câmbio é um dos destaques: a tecnologia DHT (Dedicated Hybrid Transmission) otimiza a entrega de torque e a gestão dos três motores, proporcionando transições de marcha mais suaves e melhor aproveitamento energético. No modo híbrido, a caixa de câmbio inteligente simula 11 marchas, ajustando-se automaticamente ao estilo de condução.
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Eficiência energética
O Tiggo 7 PRO Plug-in Hybrid tem alcance elétrico de até 63 km, e o consumo médio impressiona: 36,9 km/l na cidade e 30,2 km/l na estrada, valores homologados junto ao Inmetro e que o colocam entre os suves híbridos mais econômicos do mercado.
A bateria de 19,27 kW·h, composta por 96 células, pode ser recarregada numa tomada doméstica de 220 V em 6 horas ou em carregadores de parede em 3 horas. Além disso, conta com sistema de regeneração de energia com dois níveis ajustáveis pelo condutor, maximizando a eficiência energética.

Dinâmica refinada e nova calibração
Para garantir que a transição entre os modos elétrico e híbrido seja fluida, a CAOA Chery refinou a calibração da motorização. Isso inclui aprimoramentos na dirigibilidade, entrega de torque e até na experiência acústica da cabine, reduzindo ruídos de rodagem e vibrações.

O modelo oferece dois modos de potência:
– EV (100% elétrico): pode operar com um ou dois motores elétricos, dependendo da demanda de potência.
– HEV (híbrido): alterna inteligentemente entre os motores para otimizar o consumo de combustível.
Para a condução: são dois modos:
– Normal: Prioriza economia de combustível e suavidade na condução.
– Sport: Exclusivo do modo híbrido, entrega respostas mais diretas e maior desempenho.
O motorista ainda pode definir um nível mínimo de carga da bateria (entre 20% e 70%), garantindo que sempre haja reserva de energia para momentos de maior exigência.
Design repaginado e mais tecnologia
Visualmente, o Tiggo 7 PRO PHEV recebe elementos exclusivos, como a grade Diamond cromada e novas entradas de ar laterais que reforçam a esportividade. As rodas diamantadas de 18” complementam o visual refinado.

A cabine segue a receita do Tiggo 8 PRO PHEV, com painel digital de 24,6” integrado ao multimídia, acabamento premium e iluminação ambiente de LED configurável. O volante com segmento plano, console central com efeito aço escovado e a alavanca seletora tipo joystick elevam a sofisticação. O sistema de som premium Sony garante um ambiente acústico de alta qualidade.

Em termos de conforto, os bancos dianteiros contam com ajuste elétrico, aquecimento e memória, enquanto a segunda fileira dividida 60:40 e rebatível possibilita ampliar a capacidade do porta-malas de 475 litros.
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Segurança e assistência ativa
O Tiggo 7 PRO Plug-in Hybrid chega equipado com o MAX DRIVE, um pacote completo de assistência avançada ao motorista (ADAS), incluindo:
– Controle de cruzeiro adaptativo – Mantém a velocidade e a distância do carro à frente.
– Frenagem autônoma de Emergência) – Detecta pedestres, ciclistas e veículos e aciona os freios automaticamente.
– Alerta de colisão dianteira – Emite avisos sonoros e visuais ao detectar risco de colisão
– Assistente de congestionamento – Sistema para e anda para trânsito pesado
– Monitoramento e prevenção de saída de faixa – Avisa e corrige a trajetória caso o veículo saia involuntariamente da faixa
– Controle Inteligente do farol alto – Alterna entre farol alto e baixo conforme a presença de outros veículos independente do sentido destes
– Alerta de abertura de porta – Previne acidentes ao abrir as portas quando há veículos ou ciclistas se aproximando
– Alerta de tráfego transversal à retaguarda – Detecta veículos se aproximando ao sair de uma vaga
– Monitoramento de Ponto Cego) – Sinaliza a presença de veículos em áreas não visíveis pelos retrovisores.
Comportamento dinâmico
Rodando pelo asfalto nem sempre impecável de São Paulo, o Tiggo 7 PRO Hybrid PHEV surpreende pelo ajuste fino do conjunto mecânico. No modo 100% elétrico ele desliza praticamente sem ruídos, entregando aquela condução suave que faz diferença no trânsito travado da capital. Pé no acelerador e a resposta vem imediata, sem hesitação, aproveitando bem o torque instantâneo dos motores elétricos.
Já no modo híbrido, o casamento entre combustão e elétrico se mostra bem acertado, garantindo retomadas ágeis e ultrapassagens seguras nas marginais. O câmbio DHT, com suas 11 marchas, trabalha de forma quase imperceptível, sempre extraindo o melhor do conjunto.

O acerto da suspensão merece elogios. Mesmo enfrentando as famosas imperfeições paulistanas — lombadas, remendos de asfalto malfeitos e aquelas valetas estratégicas — o Tiggo 7 PRO PHEV mantém o conforto e não apresenta ruído de queda de roda, apresentando ainda tem boa absorção de impactos. O pacote de assistência ao motorista também brilha na condução urbana, com destaque para o alerta de tráfego transversal à retaguarda e alerta de ponto cego, aliados valiosos no tráfego da cidade.

Conclusão
O Tiggo 7 PRO Plug-in Hybrid chega para reforçar a presença da CAOA Chery no mercado de suves eletrificados, combinando desempenho, eficiência e tecnologia. Para quem busca um suve médio híbrido com potência de sobra e um pacote tecnológico completo, ele se posiciona como uma alternativa robusta frente aos concorrentes tradicionais.
O modelo já está disponível nas concessionárias da marca nas cores preto e branco, com 5 anos de garantia para o veículo e 8 anos para a bateria.
GB
(Atualizada em 3/3/25 às 13h10)
FICHA TÉCNICA CAOA CHERY TIGGO 7 PRO PHEV | |
MOTOR A COMBUSTÃO | |
Designação | 1.5L TCI |
Tipo | 4-cilindros, transversal, dianteiro, turbocarregado com interresfriador, bloco e cabeçote de alumínio, 4 válvulas por cilindro, duplo comando de válvulas, corrente, variação de fase na admissão e escapamento, injeção direta, gasolina |
Cilindrada (cm³) | 1.496 |
Diâmetro e curso (mm) | 77,4 x 79,52 |
Taxa de compressão (:1) | n.d. |
Potência (cv/rpm) | 147 |
Torque (m·kgf/rpm) | 22,4 |
Densidade de potência (cv/L) | 98,3 |
Densidade de torque (m·kgf/L) | 15 |
TRANSMISSÃO | |
Tipo | DHT – com 11 marchas |
Rodas motrizes | Dianteiras |
MOTOR ELÉTRICO | |
Tipo | 2 motores síncrono de ímã permanente |
Potência (cv) | 170 |
Torque (m·kgf) | n.d. |
Ajuste de intensidade de regeneração | Através da central multimídia |
Bateria de tração, tipo | Íons de lítio |
Capacidade (kW·h) | 19,3 |
COMBINADO | |
Potência (cv) | 317 |
Torque (m·kg) | 56,6 |
SUSPENSÃO | |
Dianteira | Independente, McPherson, braço de controle triangular, mola helicoidal, amortecedor pressurizado e barra antirrolagem |
Traseira | Independente, multibraço, mola helicoidal, amortecedor pressurizado e barra antirrolagem |
DIREÇÃO | |
Tipo | Pinhão e cremalheira, eletroassistida com pinhão duplo, indexada à velocidade |
Voltas entre batentes | 2,5 |
Diâmetro do aro do volante (mm) | 370 |
Diâmetro mínimo de giro (m) | n.d. |
FREIOS | |
Dianteiros (Ø mm) | Disco ventilado/n.d. |
Traseiros (Ø mm) | Disco/n.d. |
Controle | ABS, distribuição eletrônica das forças de frenagem e assistência à frenagem de emergência |
Freio de estacionamento+- | Eletromecânico com função de atuação automática nas paradas (auto-hold) |
RODAS E PNEUS | |
Rodas | Liga de alumínio 7,5J x 18 |
Pneus | 225/60R18 |
Estepe | Kit de reparo |
CARROCERIA | Monobloco de aço, suve, 4 portas, 5 lugares, subchassi dianteiro e traseiro |
CAPACIDADES | |
Porta-malas (L) | 475 (n.d. com banco rebatido) |
Tanque de combustível | 60 |
PESOS (kg) | |
Em ordem de marcha | 1.704 |
Bruto total | n.d |
Capacidade de carga | 377 |
DIMENSÕES (mm) | |
Comprimento | 4.513 |
Largura sem/com espelhos | 1.862 / n.d. |
Altura | 1.696 |
Distância entre eixos | 2.670 |
Distância mínima do solo | n.d. |
Bitola dianteira/traseira | n.d./n.d. |
ângulos de entrada/saída (º) | n.d./n.d. |
DESEMPENHO | |
Aceleração 0-100 km/h (s) | 6,8 |
Velocidade máxima (km/h) | n.d |
CONSUMO DE COMBUSTÍVEL INMETRO/PBEV | |
Cidade (km/l) | 36,9 |
Estrada (km/l) | 30,2 |
GARANTIA | |
Termo (anos) | 5 |
Bateria e motores elétricos (anos) | 8 |
CONTEÚDO DO TIGGO 7 PRO PHEV 20025 |
CONFORTO E COMODIDADE |
Abertura do porta malas por sensor de aproximação |
Acionamento elétrico de vidros um-toque para abrir e fechar |
Ajuste elétrico dos faróis |
Ar-condicionado duas zonas com ajuste eletrônico e automático |
Banco do motorista com ajuste elétrico (6 direções) e ajuste lombar (4 direções), com memória |
Banco do motorista com função Bem-vindo |
Banco do passageiro dianteiro com 4 ajustes elétricos |
Bancos com revestimento Premium na cor preta |
Bancos dianteiros com aquecimento |
Botão Start/Stop para partida sem chave |
Câmera de ré com guias dinâmicas de direção |
Câmera de visão 360° |
Carregador de bateria de telefone celular por indução |
Chave com controle remoto de abertura/fechamento das portas e porta-malas |
Computador de bordo |
Console central frontal com descansa-braço |
Direção eletroassistida |
Entradas USB na primeira e segunda fileira (2 + 1) |
Estratégia desliga/liga motor nas paradas |
Faróis com acendimento automático por sensor crepuscular |
Filtro N95 para o ar-condicionado |
INTERIOR |
Luz de cortesia nas 2 fileiras de bancos |
Modo de condução Sport/Normal |
Para sóis com espelho e iluminação |
Porta-óculos |
Rebatimento elétrico dos retrovisores externos |
Retrovisor interno eletrocrômico |
Retrovisores externos com controle interno elétrico |
Saída de ar climatizado para a segunda fileira |
Segunda fileira de bancos 60/40 rebatíveis |
Segunda fileira de bancos com descansa-braço |
Seletor de modo de condução (EV Normal / HEV Normal / HEV Sport) |
Sensor de estacionamento traseiro e dianteiro |
Sistema de som premium Sony com 8 alto-falantes |
Tela integrada quadro de instrumentos e multimídia – 24.6″ |
Teto solar panorâmico |
Volante com revestimento em couro, multifuncional com ajuste manual de altura e distância |
EXTERIOR |
Espelhos retrovisores externos com antiembaçante |
Barras longitudinais no teto |
Espelhos retrovisores externos elétricos com rebatimento automático, memória e função de baixar orientação ao engatar ré |
Lanterna traseira de neblina integrada |
Lanternas traseiras e barra de interconexão de LED |
Luzes de rodagem diurna (DRL) de LED |
Para choques, maçanetas e espelhos retrovisores na cor do veiculo |
Antena barbatana de tubarão |
Faróis totalmente de LED |
SEGURANÇA |
Alarme antifurto (periférico) com acionamento pela chave |
Alças de teto na para a primeira e segunda fileira de bancos |
Alerta de abertura das portas |
Alerta de colisão traseira |
Assistência de condução integrada |
Assistência de prevenção de saída de faixa |
Assistência deccongestionamento |
Assistente de mudança de faixa |
Assistente de partida em aclives |
Aviso de cinto desatado (motorista e passageiros) |
Aviso de saída de faixa |
Aviso sonoro para excesso de velocidade, ajustável manualmente |
Bolsas infláveis frontais, laterais e cortina (6) |
Cintos de segurança com regulagem de altura |
Comutação automática do farol alto |
Controle de descida |
Controle de estabilidade e tração |
Controle de velocidade de cruzeiro adaptativo |
Engates Isofix e pontos de fixação superior para dois bancos infantis |
Freio de estacionamento eletromecânico com estratégia de acionamento automático nas paradas |
frenagem autônoma de emergência para pedestres e bicicletas |
Imobilizador de motor |
Kit de reparo para pneus |
Limpador de para-brisa automático (sensor de chuva) |
Monitoramento de ponto cego |
Monitoramento de pressão e temperatura dos pneus |
Travas de segurança para crianças naa portas traseiras |