O Kia Stonic acaba de ganhar uma atualização significativa e já tem sua vinda confirmada para o Brasil. A nova versão 2026, que representa a segunda grande reestilização do modelo lançado em 2017, apresenta um visual renovado, mais tecnologia e um interior aprimorado.

O Grupo Gandini, representante oficial da Kia no país, informou que o Stonic já está em processo de homologação para ser vendido no mercado brasileiro, embora a data de lançamento ainda não tenha sido definida.

A dianteira do suve foi completamente redesenhada, com novos faróis e grade do radiador que o aproximam do desenho atual dos carros da marca. As rodas de liga de alumínio, disponíveis em 16″ e 17″, também ganharam novos estilos.
O Stonic mede 4.165 mm de comprimento, 1.760 mm de largura, 1.520 mm de altura (com rack do teto) e 2.580 mm de entre-eixos.

Sob o capô, o motor 1,0 tricilindro turbocarregado foi mantido, oferecido em duas configurações. A primeira entrega 99 cv e 17,5 m·kgf, com aceleração de 0 a 100 km/h em 11 s. Já a segunda opção, com sistema semi-híbrido, eleva a potência para 113 cv, reduzindo o tempo de aceleração para 10,7 s. O conjunto pode ser acoplado a um câmbio manual de seis marchas ou a um automatizado de dupla embreagem com sete marchas.

No interior, a maior novidade é a presença de duas telas de 12,3″, uma para o quadro de instrumentos e outra para a central multimídia. Outro recurso tecnológico é a adoção de comandos multimodo, que permitem alternar rapidamente entre as funções de climatização e entretenimento.

O novo Stonic também vem com um bom pacote de segurança e assistência ao motorista, que inclui: frenagem autônoma de emergência, monitoramento de ponto cego, controle de cruzeiro adaptativo e chave digital, que permite usar o smartphone para acessar e ligar o carro.
Lançado primeiramente na Coreia do Sul, o modelo deve passar por adaptações para atender às normas de emissões da Europa (Euro 7) antes de chegar a outros mercados.
MF





