Para o leitor entender do que se trata esta matéria, o Jornalistas & Cia é um boletim semanal online dirigido aos profissionais da imprensa e agências de publicidade. O boletim começou sua existência em 1995 como fax e por isso se chamava Fax Moagem. Era enviado às redações, mediante assinatura, contando o que se passava no meio, quem foi para onde, até quem faleceu. Foi uma iniciativa do jornalista Eduardo Ribeiro que frutificou, passou para mídia eletrônica quando a internet se consolidou e acabou dando um filhote há seis anos, o boletim Imprensa Automotiva, semanal também, só que destinado exclusivamente aos jornalistas.
Este ano, pela segunda vez, o Jornalistas & Cia. instituiu a eleição “+Admirados”, separadamente para jornalistas, profissionais de comunicação das fábricas e times de comunicação destas.
Essa eleição é entre nós mesmos, diga-se, e não do tipo “preferência do público”. A votação é online, cada jornalista indica cinco preferências que são ponderadas, isto é, a primeira escolha tem mais peso do que a segunda, e assim por diante, e com isso estabelece-se uma pontuação que irá definir a classificação.
A votação foi em duas fases. Na primeira 335 jornalistas votaram e 295 foram indicados, sendo classificados 81 inicialmente. N segunda fase foram mais votantes ainda, 416, quando então se chegou aos 20+.
Ontem foi anunciado o resultado do “20 +Admirados profissionais das fábricas de automóveis, que são as pessoas com quem lidamos no nosso dia-a-dia no nosso trabalho. Quer saber quem são eles? Leia a seguir.
1º Elisa Sarti
Elisa atualmente é assessora de imprensa para a marca Fiat, da FCA, em São Paulo. Uma pessoa, mais do que qualquer qualidade, muito eficiente no seu trabalho de relacionamento profissional e de atender as demandas dos jornalistas. Trabalha na empresa há 15 anos. Foi editora-chefe da revista Vídeo News, da Sigla Editora, na qual um dos sócios era o nosso Josias Silveira. e depois, mesmo cargo, na revista Carro.
2º Luiz Carlos Secco
Creio não existir jornalista mais querido por nós do que o Secco, que aos 80 anos segue em atividade total cuidando das relações com a imprensa de fabricantes de veículos e de autopeças. É uma referência no meio jornalístico. Trabalhou muitos anos na Ford e na Autolatina como gerente de imprensa. Sabe de tudo, o Secco. Foi o primeiro editor do Jornal do Carro, do Jornal da Tarde.
3º Carlos Henrique Ferreira
Atualmente diretor de comunicação da Renault, “Caíque”, que até assina assim na mensagens oficiais, começou sua carreira na Fiat, na engenharia, devido à sua formação de engenheiro mecânico. Mas foi “roubado” pela área de comunicação pela facilidade com que se relacionava com os jornalistas, que sempre o apreciaram muito. Competente, acabou se transferindo para a Renault há cerca de quatro anos, onde continua o mesmo Caíque, atencioso e competente.
4º Eduardo Pincigher
Jornalista de formação, o Edu trabalhou em Quatro Rodas vários anos (onde fomos colegas), mas não demorou a passar “para o outro lado balcão”, trabalhando nas assessorias de imprensa da Mercedes-Benz do Brasil e da Volkswagen do Brasil. Pulou o balcão de volta por um tempo mas repetiu a manobra em 2010, ao assumir a função de gerente de imprensa da JAC Motors do Brasil, onde permanece prestando um exemplar trabalho aos seus colegas, sempre com um sorriso. É de uma eficiência notável, do tipo parecer estar 24 horas à disposição. Sorte do Sérgio Habib, encontrá-lo.
5º João Veloso Jr.
Protótipo do homem de imprensa de fabricante de automóveis pelo seu viés técnico. Encontrá-lo nos eventos de imprensa transforma trabalho em prazer. Jamais deixa um pergunta sem resposta e age como representante da imprensa, chega a incomodar executivos na busca de uma informação. Após anos de Fiat, foi transferido para a Chrysler quando esta passou a ser controlada pela fabricante de Turim, mas foi convidado para ser diretor de comunicação da Nissan, onde se encontra hoje e morando no Rio de Janeiro.
6º Koichiro Matsuo
Há muitos anos, décadas, que o Koichiro tem sua agência de assessoria de imprensa, a Texto Final, e está sempre trabalhando para alguma fábrica ou mesmo organização, caso da Associação Brasileira de Engenharia Automotiva (AEA). Mas seu trabalho mais importante tem sido, há anos, cuidar das relações com a imprensa da Kia, com total êxito e um atendimento perfeito aos colegas em busca de informação ou carro de teste. É um dos mais antigos profissionais da área e possuidor de vasta experiência.
7º Marco Antônio Lage
Este simpático mineiro é o chefe de todos os chefes da comunicação da hoje Fiat Chrysler Automobiles Latin America, é o diretor da área. Chegou à então Fiat Automóveis S.A. pela mão do Emilio Camanzi, à época gerente de comunicação com status de diretor. Foi sob sua batuta que a empresa criou um complexo de relações com a imprensa que fez escola, inclusive pela efetivação do engenheiro Caíque Ferreira no time de relações com a imprensa. A condução dessa delicada área pelo Marco Antônio é um dos “segredos” do sucesso da fabricante sediada em Betim.
8º Marcel Dellabarba
Outra fera, e o mais jovem do grupo. Lembro-me dele nas relações com a imprensa da Delphi quando me impressionou pela prestimosidade. Da autopeças foi para as fabricantes de automóveis, onde pôde aplicar melhor sua capacidade. Primeiro Volkswagen, depois Mercedes-Benz, onde começou um trabalho magnífico, que mudou a cara da empresa para os jornalistas, mas que foi repentinamente interrompido com sua ida para a Honda, onde se adaptou como nunca, para deixar seu chefe Paulo Takeuchi bem tranqüilo
9º Juarez Francisco Santos
Foi uma surpresa e não foi, o “gente fina”. Surpresa porque ele não trabalha como jornalista. Não foi surpresa porque seu trabalho – sem incorrer em exagero – é um dos maiores auxílios imagináveis à imprensa. Reportando-se ao seu chefe Fabiano Severo, o “gente fina” – como ele carinhosamente nos trata — mais seu colega Márcio B. dos Santos, cuida da frota de carros de teste, atendendo-nos com uma boa-vontade dessas que parecem coisa do passado. Mais do que merecido, ele estar entre os Dez Primeiros +Admirados Profissionais de Comunicação das fábricas.
10º Charles Marzanasco Filho
O Charlinho, como muitos o chamam, eu inclusive, pulou o balcão cedo, no final de 1993, quando foi ser o assessor de imprensa da Senna Import, a firma do nosso segundo tricampeão que introduziu a marca Audi no Brasil. Quando a Audi AG se estabeleceu no país em março de 2005 assumindo os negócios, levou o Charlinho junto, prata da casa que era fazia tempo. Continua firme na fabricante dos carros dos quatro anéis entrelaçados, sob o comando de Christian Marxen.
A escolha desses +Admirados, completando a lista, foram:
11º Arthur Mendes – novo no time de imprensa da Fiat Chysler Automobiles Latin America, e estar nos 20 +Admirados não é por acaso.
12º Célio Galvão – secular gerente de imprensa da Ford Motor Company Brasil. Já passou de 30 anos lá, sinal de que é mesmo bom.
13º Rogério Franco – não existe gerente de imprensa mais empolgado pela marca — Citroën – do que ele. Uma grande figura e conhece bem técnica.
14º Valter Oliveira – após anos na Mercedes-Benz se aposentou. Foi? Que nada, foi chamado de volta rápido, é um craque na área de caminhões.
15º Enio Campoi – outra fera veterana. Exerce assessoria para várias empresas. É pai do Fernando, da comunicação da VW. Filho de peixe…
16º Christian Marxen – diretor de comunicação da Audi. O sucesso da marca no Brasil tem muito, mas muito a ver com o Christian.
17º Rosângela Ribeiro – sócia-diretora da Printer Press Comunicação Corporativa, atende diversas empresas. É muito querida na área.
18º Glauco Lucena – esteve anos e anos na revista Autoesporte e hoje está no time de imprensa da FCA/Chrysler/Jeep. Todo mundo gosta muito dele.
19º Alexandre Carvalho – Anos de redação, Autoesporte inclusive, até passar pela VW, agora está na Nissan, com o João Veloso.
20º Pedro Luiz Dias – Funcionário da GM do Brasil há mais de 30 anos, desde 2001 é o diretor de comunicação e reporta ao VP Marcos Munhoz.
Os 20 +Mais Admirados Jornalistas
Na mesma linha de escolha, interna, no início da semana a Jornalistas & Cia divulgou os nomes dos mais admirados jornalistas automobilísticos:
1º – Fernando Calmon – coluna Alta Roda/Revista TOP Carros
2º Paulo Campo Grande – revista Quatro Rodas
3º Cleide Silva – O Estado de S. Paulo (SP)
4º Bob Sharp – site AUTOentusiastas (1º da mídia eletrônica)
5º Jason Vogel – O Globo (RJ)
6º Boris Feldman – Hoje em Dia (MG)
7º Alzira Rodrigues – AutoData
8º Joel Leite – Agência Autoinforme
9º Tarcísio Dias – Mecânica Online
10º Tião Oliveira – Jornal do Carro/O Estado de S. Paulo
11º Chico Lelis – Revista Carro (em breve no Ae)
12º Luiz Guerrero – Car and Driver Brasil
13º Pedro Kutney – Automotive Business
14º Marli Olmos – Valor Econômico
15º Eduardo Sodré – Folha de S. Paulo
16º Luís Perez -site Carpress
17º Eduardo Laguna – Valor Econômico
18º Haírton Ponciano Voz – Jornal do Carro/O Estado de S. Paulo
19º Emilio Camanzi – Vrum (TV)
20º Marcus Vinicius Gasques – Autoesporte
Ae/BS