A Gymkhana está de volta. E Travis Pastrana escolheu um retorno à altura da história da franquia, com um carro que amplia tudo o que a série sempre representou: velocidade, abuso mecânico, saltos improváveis e aquela ousadia visíevel em toda a série.
O Subaru Brataroo 9500 Turbo, apresentado no SEMA Show de Las Vegas, de 4 a 7 de novembro último, já chamava atenção desde as primeiras imagens. Agora, com o lançamento do vídeo oficial, é possível perceber o alcance do projeto, uma engenharia criada para exceder limites e enfrentar cenários improváveis.
O novo filme, Gymkhana: Aussie Shred, leva a ação para a Austrália, escolha natural para a essência da série. É o país que deu origem ao termo hoon (piloto irresponsável no trânsito, alguém que dirige de forma agressiva, muitas vezes para entreter) e que sempre teve uma cultura automobilística muito própria, especialmente ligada a utilitários leves derivados de carros de passeio.
O vídeo leva Pastrana ao Outback, à Harbour Bridge em Sydney, ao Monte Panorama em Bathurst e a outras locações icônicas. As cenas agora liberadas mostram um equilíbrio impressionante entre cenário, velocidade e coreografia de manobras.
O carro foi construído pela Vermont SportsCar, responsável pelos projetos de competição da Subaru nos Estados Unidos. O motor é um boxer 2- litros turbocarregado e montado artesanalmente, de 670 cv e 68 m·kgf, girando até 9.500 rpm. A força chega às quatro rodas por meio de um câmbio sequencial Sadev e diferenciais preparados para suportar as cargas extremas de saltos e aterrissagens. O conjunto foi projetado com foco total em resistência, resposta imediata e capacidade de absorver impactos que nenhum carro de série suportaria.
A carroceria, feita inteiramente em compósito de fibra de carbono, segue princípios de rigidez e segurança próximos aos do Campeonato Mundial de Rali (WRC). O chassi é novo, criado para oferecer estabilidade e leitura de piso em ambientes imprevisíveis, ponto decisivo para filmagens que exigem precisão mesmo em velocidades muito altas.
O design assinado por Khyzyl Saleem, o famoso Kyza, transforma o Brat em algo mais largo, mais intimidsnte e visualmente surpreendente. A pintura combina elementos clássicos da Subaru dos anos 1970 com referências australianas e pequenos toques de humor característicos da Gymkhana.
A aerodinâmica ativa é o diferenciador mais evidente do Brataroo, tanto na ficha técnica quanto nas cenas de Aussie Shred. As aletas dianteiras variam de ângulo para controlar o comportamento do carro durante o voo, e duas asas traseiras alongáveis geram respostas diferentes conforme a manobra. A asa maior aumenta sua área quando acionada, ampliando o controle em saltos longos. Há momentos no vídeo em que a variação aerodinâmica ocorre simultaneamente ao movimento lateral do carro.
O interior mantém o contraste entre passado e presente. O painel de carbono recebe detalhes em compósito de linho com aparência de madeira, o rádio original segue funcionando e os comandos do ar-condicionado passam a regular o sistema aerodinâmico. É um ambiente que preserva o charme vintage do Brat, mas com funcionalidade voltada ao limite do desempenho automobilístico extremo.
O vídeo ainda guarda um presente para os fãs mais atentos. Em uma das cenas aparece o carro mais icônico do cinema australiano, o V-8 Interceptor, também chamado de Pursuit Special, dirigido por Max Rockatansky no final de “Mad Max” e na primeira metade de “Mad Max 2”: The Road Warrior. Ele era baseado em um Ford Falcon XB GT Coupé 1973, modificado para se tornar o interceptador policial da Main Force Patrol. É uma presença que funciona quase como uma bênção cinematográfica, uma ponte entre o mito automobilístico australiano e a ousadia contemporânea da Gymkhana.
Pastrana descreve o Brataroo como completamente insano e, ao assistir ao vídeo, essa sensação se confirma. Os saltos são maiores, as velocidades sobem com naturalidade e as manobras atingem um nível de ousadia que só é possível graças à combinação de estrutura leve, aerodinâmica ativa e um conjunto mecânico preparado para absorver impactos que ultrapassariam o tolerável em carros convencionais.
Aussie Shred funciona também como reverência à visão de Ken Block (21/11/1967-2/01/2023), que transformou a Gymkhana em cultura mundial. Agora a série volta com identidade renovada, apoiada por tecnologia de ponta e liberdade criativa para explorar novos cenários e novos limites.

Para nós, brasileiros, permanece a frustração de ver a Subaru quase ausente do mercado nacional. Um carro como o Brataroo só reforça como a marca ainda desperta simpatia e admiração no mundo todo.
Gymkhana: Aussie Shred já está disponível no canal da Hoonigan no YouTube.
PM











