• Home
  • Sobre o AE
  • Editores
  • Loja
  • Publieditoriais
  • Participe do AE
  • Contato
Autoentusiastas
  • Home
  • Editores
  • Avaliações
    • Testes
    • Testes de 30 dias
    • Lançamentos
  • Portal AE
    • ELETROentusiastas
    • MOTOentusiastas
    • Cultura do Automóvel
    • Fernando Calmon
    • Falando de Fusca e Afins
    • Substance
    • Revista Curva3
    • AEROentusiastas
  • Colunas
    • O editor-chefe fala
    • Coluna Fernando Calmon
    • Opinião de Boris Feldman
    • Acelerando Ideias
    • Conversa de Pista
    • Coluna Luiz Carlos Secco
    • Falando de Fusca & Afins
    • Histórias & Estórias
    • Perfume de Carro
    • Substance
    • Visão Estratégica
  • Mundo AE
    • Análises
    • Automobilismo
    • Aviões
    • Editorial
    • Clássicos
    • Fora de Estrada
    • História
    • Livros
    • Mercado
    • Motos
    • Notícias
    • Opinião
    • Tecnologia
    • Trânsito
  • Vídeos
  • Do Leitor
    • Histórias dos Leitores
    • Carros dos Leitores
  • Participe do AE
  • Contato
Nenhum resultado
View All Result
Nenhum resultado
View All Result
  • Home
  • Editores
  • Avaliações
    • Testes
    • Testes de 30 dias
    • Lançamentos
  • Portal AE
    • ELETROentusiastas
    • MOTOentusiastas
    • Cultura do Automóvel
    • Fernando Calmon
    • Falando de Fusca e Afins
    • Substance
    • Revista Curva3
    • AEROentusiastas
  • Colunas
    • O editor-chefe fala
    • Coluna Fernando Calmon
    • Opinião de Boris Feldman
    • Acelerando Ideias
    • Conversa de Pista
    • Coluna Luiz Carlos Secco
    • Falando de Fusca & Afins
    • Histórias & Estórias
    • Perfume de Carro
    • Substance
    • Visão Estratégica
  • Mundo AE
    • Análises
    • Automobilismo
    • Aviões
    • Editorial
    • Clássicos
    • Fora de Estrada
    • História
    • Livros
    • Mercado
    • Motos
    • Notícias
    • Opinião
    • Tecnologia
    • Trânsito
  • Vídeos
  • Do Leitor
    • Histórias dos Leitores
    • Carros dos Leitores
  • Participe do AE
  • Contato
Nenhum resultado
View All Result
Autoentusiastas
Nenhum resultado
View All Result
Home Matérias Outros

SUBARU BRATAROO 9500 TURBO: A GYMKHANA VOLTA AO EXTREMO

identicon por Paulo Manzano
09/12/2025
em Outros, PM
Imagens: reprodução vídeos

Imagens: reprodução vídeos







A Gymkhana está de volta. E Travis Pastrana escolheu um retorno à altura da história da franquia, com um carro que amplia tudo o que a série sempre representou: velocidade, abuso mecânico, saltos improváveis e aquela ousadia visíevel em toda a série.

O Subaru Brataroo 9500 Turbo, apresentado no SEMA Show de Las Vegas, de 4 a 7 de novembro último, já chamava atenção desde as primeiras imagens. Agora, com o lançamento do vídeo oficial, é possível perceber o alcance do projeto, uma engenharia criada para exceder limites e enfrentar cenários improváveis.

O novo filme, Gymkhana: Aussie Shred, leva a ação para a Austrália, escolha natural para a essência da série. É o país que deu origem ao termo hoon (piloto irresponsável no trânsito, alguém que dirige de forma agressiva, muitas vezes para entreter) e que sempre teve uma cultura automobilística muito própria, especialmente ligada a utilitários leves derivados de carros de passeio.

O vídeo leva Pastrana ao Outback, à Harbour Bridge em Sydney, ao Monte Panorama em Bathurst e a outras locações icônicas. As cenas agora liberadas mostram um equilíbrio impressionante entre cenário, velocidade e coreografia de manobras.

O carro foi construído pela Vermont SportsCar, responsável pelos projetos de competição da Subaru nos Estados Unidos. O motor é um boxer 2- litros turbocarregado e montado artesanalmente, de 670 cv e 68 m·kgf, girando até 9.500 rpm. A força chega às quatro rodas por meio de um câmbio sequencial Sadev e diferenciais preparados para suportar as cargas extremas de saltos e aterrissagens. O conjunto foi projetado com foco total em resistência, resposta imediata e capacidade de absorver impactos que nenhum carro de série suportaria.

A carroceria, feita inteiramente em compósito de fibra de carbono, segue princípios de rigidez e segurança próximos aos do Campeonato Mundial de Rali (WRC). O chassi é novo, criado para oferecer estabilidade e leitura de piso em ambientes imprevisíveis, ponto decisivo para filmagens que exigem precisão mesmo em velocidades muito altas.

O design assinado por Khyzyl Saleem, o famoso Kyza, transforma o Brat em algo mais largo, mais intimidsnte e visualmente surpreendente. A pintura combina elementos clássicos da Subaru dos anos 1970 com referências australianas e pequenos toques de humor característicos da Gymkhana.

A aerodinâmica ativa é o diferenciador mais evidente do Brataroo, tanto na ficha técnica quanto nas cenas de Aussie Shred. As aletas dianteiras variam de ângulo para controlar o comportamento do carro durante o voo, e duas asas traseiras alongáveis geram respostas diferentes conforme a manobra. A asa maior aumenta sua área quando acionada, ampliando o controle em saltos longos. Há momentos no vídeo em que a variação aerodinâmica ocorre simultaneamente ao movimento lateral do carro.

O interior mantém o contraste entre passado e presente. O painel de carbono recebe detalhes em compósito de linho com aparência de madeira, o rádio original segue funcionando e os comandos do ar-condicionado passam a regular o sistema aerodinâmico. É um ambiente que preserva o charme vintage do Brat, mas com funcionalidade voltada ao limite do desempenho automobilístico extremo.

O vídeo ainda guarda um presente para os fãs mais atentos. Em uma das cenas aparece o carro mais icônico do cinema australiano, o V-8 Interceptor, também chamado de Pursuit Special, dirigido por Max Rockatansky no final de “Mad Max” e na primeira metade de “Mad Max 2”: The Road Warrior. Ele era baseado em um Ford Falcon XB GT Coupé 1973, modificado para se tornar o interceptador policial da Main Force Patrol. É uma presença que funciona quase como uma bênção cinematográfica, uma ponte entre o mito automobilístico australiano e a ousadia contemporânea da Gymkhana.

Pastrana descreve o Brataroo como completamente insano e, ao assistir ao vídeo, essa sensação se confirma. Os saltos são maiores, as velocidades sobem com naturalidade e as manobras atingem um nível de ousadia que só é possível graças à combinação de estrutura leve, aerodinâmica ativa e um conjunto mecânico preparado para absorver impactos que ultrapassariam o tolerável em carros convencionais.

Aussie Shred funciona também como reverência à visão de Ken Block (21/11/1967-2/01/2023), que transformou a Gymkhana em cultura mundial. Agora a série volta com identidade renovada, apoiada por tecnologia de ponta e liberdade criativa para explorar novos cenários e novos limites.

Ken Block (foto: divulgação Audi)

Para nós, brasileiros, permanece a frustração de ver a Subaru quase ausente do mercado nacional. Um carro como o Brataroo só reforça como a marca ainda desperta simpatia e admiração no mundo todo.

Gymkhana: Aussie Shred já está disponível no canal da Hoonigan no YouTube.

PM







Próximo
Foto de abertura: autor / demais fotos: divulgação Nissan

NISSAN KAIT: UM FACELIFT PROFUNDO OU REEMPACOTAMENTO DO KICKS PLAY? (COM VÍDEO)

Nenhum resultado
View All Result
" "
Autoentusiastas

Seriedade, diversidade e emoção desde de 2008. Conteúdo próprio, abordagem emocional e diversidade feito por apaixonados por carros

Siga o Ae

" "

><(((º> 17

  • AUTOentusiastas
  • Editores
  • Participe do AE
  • Anuncie
  • Contato
Nenhum resultado
View All Result
  • Home
  • Editores
  • Avaliações
    • Testes
    • Testes de 30 dias
    • Lançamentos
  • Portal AE
    • ELETROentusiastas
    • MOTOentusiastas
    • Cultura do Automóvel
    • Fernando Calmon
    • Falando de Fusca e Afins
    • Substance
    • Revista Curva3
    • AEROentusiastas
  • Colunas
    • O editor-chefe fala
    • Coluna Fernando Calmon
    • Opinião de Boris Feldman
    • Acelerando Ideias
    • Conversa de Pista
    • Coluna Luiz Carlos Secco
    • Falando de Fusca & Afins
    • Histórias & Estórias
    • Perfume de Carro
    • Substance
    • Visão Estratégica
  • Mundo AE
    • Análises
    • Automobilismo
    • Aviões
    • Editorial
    • Clássicos
    • Fora de Estrada
    • História
    • Livros
    • Mercado
    • Motos
    • Notícias
    • Opinião
    • Tecnologia
    • Trânsito
  • Vídeos
  • Do Leitor
    • Histórias dos Leitores
    • Carros dos Leitores
  • Participe do AE
  • Contato

><(((º> 17