Em junho de 2025, Volvo XC60 ultrapassou o icônico Volvo 240 como o Volvo mais vendido de todos os tempos. Lançado em 2008, o suve de porte médio atingiu a marca de 2,7 milhões de unidades, ante os 2,6 milhões do 240.
Com a herança do Volvo XC60 já estabelecida, a marca sueca começa a escrever um novo capítulo de sua história com um equivalente elétrico, a qual a empresa de Gotemburgo também vislumbre alçar o sucesso, agora com um modelo elétrico a bateria.

A Volvo apresenta o novo EX60, o suve de porte médio elétrico que segundo diz a empresa, redefine o segmento de suves médios elétricos. Para isso, a marca sueca foca seus argumentos nos pilares de alcance, velocidade de carregamento e desempenho.
Revolução da marca sueca
Em termos estéticos, o EX60 segue a mesma face familiar já encontradas nos atuais modelos elétricos da marca. A dianteira emprega os conhecidos faróis com as luzes de rodagem diurna em formato de martelo de Thor. Sendo um veículo elétrico, o EX60 não possui grade dianteira, mas para arrefecer a bateria há no para-choque uma entrada de ar em formato trapezoidal que incorpora uma grade ativa, formada por um conjunto de seis lâminas.

Para otimizar a aerodinâmica, a Volvo optou por janelas embutidas e portas sem moldura. Um diferenciador são as aletas metálicas para abertura das portas, integradas de forma quase invisível à borda da linha de cintura, recurso este semelhante as já empregadas no Ford Mustang Mach-E. Esses cuidados aerodinâmicos permitem ao EX60 alcançar um coeficiente de arrasto aerodinâmico (Cx) de 0,26.

Na traseira, as lanternas verticais superiores que ladeiam o vidro ttaseiro são uma assinatura estética já conhecido da Volvo. Curiosamente, a marca deixou o limpador traseiro à mostra, diferente de alguns fabricantes que têm procurado ocultar o equipamento sob o defletor de teto para um visual mais limpo. As rodas podem ser de 20, 21 e 22 polegadas.

Curiosamente, o Volvo EX60 assemelha-se em alguns traços com o Polestar 3, suve produzido pela sua marca irmã (ambas as empresas pertencem ao conglomerado chinês Geely). A começar pelo para-brisa inclinado, recorte das soleiras das portas e o vidro traseiro. Entretanto, numa análise mais detalhada algumas diferenças são visíveis, como é caso da altura e do caimento do teto na parte traseira, além da localização da porta de carregamento.

Nova forma de construção
Ao contrário do Polestar 3 e de outros modelos da Volvo, como o suve EX90, que empregam segunda geração do arcabouço Scalable Product Architecture (SPA2), o EX60 é construído em uma versão mais recente deste arcabouço, batizado de SPA3.
O principal trunfo deste novo arcabouço é que ela estabelece novos padrões em escalabilidade, modularidade e eficiência de fabricação. O EX60 tem a primazia de inaugurar na Volvo a tecnologia de “megafundição” (megacasting), uma tecnologia de fundição em larga escala, que substitui centenas de componentes menores por grandes peças fundidas de alumínio. Isso ajuda a reduzir o peso, recurso ainda mais facilitado pelos motores elétricos desenvolvidos internamente.

Outra vantagem do arcabouço SP3, é projeto de bateria com células integradas à carroceria, que elimina a pesada e cara “caixa de bateria” presente sob o assoalho da maioria dos veículos elétricos atuais. Isso reduz o peso, aumenta a rigidez torcional e ocupa menos espaço, além de contribuir para aumentar a eficiência energética e o alcance.
As dimensões do EX60 são 4.803 mm de comprimento, 1.899 mm de largura (2.067 mm com espelhos), 1.635 mm de altura, com uma distância entre eixos de 2.970 milímetros. O porta-malas tem capacidade para 634 litros, e 1.647 litros com os bancos traseiros rebatidos. O compartimento dianteiro (“frunk”) adiciona mais 58 litros, incluindo os nichos para o kit de primeiros socorros e o triângulo de segurança.

A Volvo oferece nove cores para a pintura. A tonalidade padrão é o branco Gelo. As demais cores são: preto Ônix, branco Cristal, azul Denim, cinza Vapor, prata Aurora, duna de Areia, verde Floresta e bronze Heather.
O EX60 estará disponível com tração traseira ou integral. O modelo de entrada P6 emprega um motor único no eixo traseiro que produz 374 cv e 48,9 m·kgf de torque, permitindo uma aceleração de 0 a 100 km/h em 5,7 segundos. O motor é alimentado por uma bateria de 80 kW·h, com alcance estimado em 620 km.
Os motores elétricos o sistema de transmissão de última geração são desenvolvidos internamente pela Volvo (Foto: divulgação Volvo Cars)A variante intermédia P10 AWDoferece um motor em cada eixo com uma potência combinada de 510 cv e 72,4 m·kgf, a aceleração de 0 a 100 km/h é realizada em 4,4 segundos. Está variante emprega a bateria de 91 kW·h, que oferece um alcance de 660 km.
O modelo topo de linha é a versão P12 AWD e a potência sobe para impressionantes 680 cv e 80,5 m·kgf de torque, a aceleração de 0 a 100 km/h é digna de esportivos, feita em apenas 3,8 segundos. A versão topo de linha conta com uma bateria maior de 112 kW·h, oferece 810 km de alcance.

Graças à arquitetura de 800 volts, o EX60 pode adicionar até 340 km de alcance em apenas dez minutos usando um carregador rápido de 400 kW. A versão “P6” atinge um pico de 320 kW, enquanto as versões superiores suportam até 370 kW. A pot}encia de carregamento CA é de 22 kW. A Volvo afirma que todos os EX60 podem carregar de 10% a 80% em 19 minutos.
Nos Estados Unidos, o EX60 será o primeiro carro da Volvo a apresentar uma porta de carregamento NACS (Sistema de Carregamento Norte-Americano) nativa, dando aos clientes do EX60 acesso direto a mais de 25.000 carregadores rápidos DC na rede Tesla Supercharger, sem a necessidade de um adaptador.

O EX60 tem velocidade máxima limitada a 180 km/h para todos os modelos. O peso em ordem de marcha para a versão P6 é de 2.190 kg, P10 é de 2.350 kg, já a versão topo de linha, a P12 fica em 2.405 kg.
A Volvo também anunciou que a variante EX60 Cross Country. Disponível exclusivamente com os motores P10 e P12, o modelo P10 deverá oferecer um alcance de 480 km; os números para o P12 ainda não foram divulgados.

A versão Cross Country apresenta pintura exclusiva verde Frost , desenho de rodas diferenciado e placas de proteção em aço inoxidável para resguardar os componentes da parte inferior da carroceria. Sua suspensão a ar aumenta a altura em relação ao solo de 17,8 cm para 19,3 cm, um aumento de 1,5 cm em relação ao modelo padrão.
Nova abordagem para o habitáculo
Ao contrário do painel simplificado encontrado no EX30, o EX60 vem de série com um painel de linhas arrojadas. O painel de instrumentos é divido em camadas, e há inúmeras linhas nos painéis das portas e até mesmo nos revestimentos dos bancos visualmente sobrepostas. O volante multifuncional de dois raios tem formato oval, difere dos atuais volantes da marca. A alavanca seletora de marcha está localizada na coluna de direção.

O monitor de instrumentos de 11,4 polegadas fica posicionado na parte superior do painel, próximo ao para-brisa e visualmente acima do aro do volante. No centro, a Volvo instalou uma tela de 15,4 polegadas e, pela primeira vez na história da marca, a tela está orientada forma horizontal.
A cabine também conta com soluções inteligentes de armazenamento, como um amplo compartimento de armazenamento com uma porta alta, semelhante a uma gaveta. Outro compartimento de armazenamento está localizado entre os bancos, com um porta-copos duplo deslizante à sua frente.

Para os amantes da música, o EX60 oferece o sistema de áudio premium Bowers & Wilkins de 28 alto-falantes. Pela primeira vez num Volvo, este sistema também inclui alto-falantes nos encostos de cabeça dos quatro bancos principais. O EX60 será o primeiro Volvo com Apple Music pré-instalado com Dolby Atmos.
O arcabouço SPA3 também eleva o patamar em termos de poder de processamento, permitindo uma gama mais ampla de futuras atualizações. O EX60 é equipado com a versão mais recente do HuginCore. Ele incorpora a abordagem da empresa para o desenvolvimento de tecnologia, combinando desenvolvimento interno e colaboração com líderes tecnológicos como Google, NVIDIA e Qualcomm Technologies Inc.

O EX60 é o primeiro carro da Volvo a ser lançado com o Gemini, o novo assistente de IA do Google. Isso permite que os motoristas conversem e deem comandos de forma “natural”. O Gemini também está conectado de forma permanente aos aplicativos e serviços do Google, incluindo o Google Maps para navegação e o Google Tradutor para traduções rápidas em qualquer lugar.
Graças à tecnologia HuginCore, o EX60 atinge novos níveis de segurança, pois avalia constantemente o ambiente ao redor do carro por meio de sua ampla gama de sensores. O modelo também estreia os cintos de segurança multiadaptativos patenteados pela Volvo, projetados para aumentar a proteção dos ocupantes dos bancos dianteiros de diferentes estaturas.

O EX60 já está disponível para encomenda nos mercados europeus, e chegará aos EUA ainda nesta primavera do hemisfério norte. A produção está pofr começcar na fábrica da Volvo Cars em Torslanda, na Suécia. As entregas aos clientes das variantes P6 e P10 começarão neste verão (do hemisfério norte), com a P12 logo em seguida.
Aqui no Brasil, a Volvo Cars irá divulgar ao longo do ano, as versões que estarão disponíveis no mercado nacional e os seus respectivos preços. A filial brasileira da Volvo, também confirmou em seu material de divulgação que o EX60 contará também com a versão Cross Country, ainda sem previsão de estar disponível no país.
AN





