Da Automotive News:
A Honda Motor Co. acrescentou 4,5 milhões de veículos à convocação envolvendo as bolsas infláveis da Takata Corp., expandindo medidas preventivas em meio a um número crescente de motoristas feridos ou mortos pelos equipamentos de segurança.
A convocação inclui 1,63 milhão de veículos incluindo os carros compactos Fit e crossovers CR-V no Japão, disse ontem o porta-voz da Honda, Teruhiko Tatebe. O fabricante ainda está levantando detalhes nos modelos afetados em outros mercados, disse. A América do Norte não está incluída nesta última convocação, disse a Honda.
A última convocação é a primeira sob a presidência de Takahiro Hachigo, que substituiu Takanobu Ito este mês após um termo marcado por problemas de qualidade. A Honda já convocou cerca de 25,5 milhões de veículos para substituição das bolsas infláveis da Takata.
A lista expandida de convocações que a Toyota Motor Corp. e a Nissan Motor Co. efetuaram no mês passado, mostra como os fabricantes estão penando para resolver a situação criada com os problemas causados pela Takata.
Hachigo, de 56 anos, decidiu esta semana melhorar a comunicação no âmbito da Honda, mostrou objetivos de vendas e disse que a empresa não tem planos de ajudar a Takata, da qual possui 1,2% das ações.
A convocação de ontem representa um acréscimo aos 4,8 milhões de carros Honda convocados preventivamente em 14 de maio, disse a Takata. As bolsas infláveis da empresa podem se romper durante a abertura e atirar estilhaços de metal e plástico nos passageiros. Pelo menos oito mortes, todas em carros Honda, estão relacionados às bolsas infláveis defeituosas.
A Nissan, separadamente, informou na quarta-feira a primeira morte ligada às bolsas infláveis da Takata no Japão.
Ae/BS