Com a inauguração de um posto de abastecimento de hidrogênio na rua Detmold, em Munique, é possível a um carro de pilha a combustível, no caso hidrogênio, ir do sul da Alemanha ao Lago Garda, na Itália, distante 377 quilômetros. O posto completa o South Cluster do projeto European HyFIVE, que compreende Stuttgart, Munique, Innsbruck e Bolsano. O posto multi-energia da Total é um marco importante, pois é o primeiro do mundo em que duas bombas fornecem hidrogênio em dois tipos de tecnologia:
– padrão da indústria comprimido a 700 bar (CGH2), já em operação
– crio-comprimido (CCH2), desenvolvido pelo Grupo BMW, que consiste em abastecer o veículo com hidrogênio em estado gasoso, em baixa temperatura, à pressão de até 350 bar. Ainda está em desenvolvimento e vai demorar um pouco. Os tanques de CCH2 oferecem até 50% mais de capacidade de armazenagem de hidrogênio que os de 700 bar e são suficientes para rodar mais de 500 quilômetros.
É importante para o Grupo BMW ter os dois sistemas prontos para testes no mundo real e não apenas em laboratório, daí o desenvolvimento dos tipos de tanque e sua integração com o veículo. Cenários bem mais realistas de testes podem ser obtidos quando esses são complementados por outros em postos de abastecimento públicos.
Como já se sabe, os carros elétricos de pilha a combustível oferecem reabastecimento rápido e cômodo em menos de cinco minutos, cerca do mesmo tempo que leva para reabastecer carros convencionais a gasolina ou a diesel; autonomia superior a 500 quilômetros devido á alta densidade do hidrogênio; uso em modo elétrico, com emissões locais zero.
Como carros elétricos a pilha a combustível são particularmente adequados para viagens de longa distância, eles são o complemento ideal para os modelos i da BMW e para futuros modelos de produção híbridos plugáveis da marca BMW, que serão baseados na já provada tecnologia eDrive. A pilha a combustível converte o hidrogênio gasoso do tanque do veículo em eletricidade e água. Uma vez que a bateria de alta tensão serve apenas como reserva de energia, uma bateria muito menor e mais leve do que a de um veículo elétrico alimentado por bateria pode ser usada.
A longo prazo, a tração por pilha a combustível hidrogênio será parte integral do programa Dinâmica Eficiente da BMW, em adição à diversidade do portfólio de motores do Grupo BMW. Este portfólio pode mudado com grande flexibilidade para diferentes conceitos de veículos, para necessidades dos clientes e para requisitos legais nos mercados automobilísticos internacionais.
Todavia, um requisito básico para a introdução exitosa de veículos a pilha a combustível hidrogênio é o desenvolvimento de uma estrutura de reabastecimento de hidrogênio nos mercados automobilísticos relevantes. Em mercados para hidrogênio iniciais como Japão, Califórnia/EUA e Europa (particularmente Alemanha, Reino Unido e Escandinávia), é realista imaginar que as atuais iniciativas de infraestrutura levarão ao estabelecimento de uma por volta de 2020. Ao contrário do Japão, uma ilha que tem pouca ou nenhuma necessidade de permissão para tráfego de fronteira, a Europa tem requisitos desafiantes em termos de assegurar um infraestrutura transnacional.
O Grupo BMW está, assim, contribuindo ativamente com sua capacidade com parceiro de importantes iniciativas para o desenvolvimento e planejamento de uma infraestrutura de hidrogênio como a H2 Mobility e as iniciativas CEP (sigla de Parceira de Energia Limpa) na Alemanha, e também membros ativos do Empreendimento Conjunto Pilha a Combustível Hidrogênio da União Européia. No lado da tecnologia, a cooperação com parceiros fortes também faz todo sentido de maneira a acelerar o desenvolvimento. O Grupo BMW, assim, está colaborando intensamente com a Total Alemanha e o Grupo Linde em processos de reabastecimento e tecnologia.
No longo prazo, há movimentos em marcha para usar eletrólise energia elétrica-para-gás para armazenar eletricidade renovável em forma de hidrogênio. Produzi-lo a partir de energia excedente ofereceria um prospecto de longo prazo de garantir suprimento hidrogênio barato de hidrogênio “verde” para uso nos veículos elétricos a pilha a combustível.
Ae/BS