O novo Ford GT estreou oficialmente nas pistas neste final de semana, na 24 Horas de Daytona, seu primeiro teste na preparação para o retorno histórico a Le Mans, em junho. Os dois carros da equipe Ford Chip Ganassi Racing, números 66 e 67, completaram a prova em sétimo e nono lugar na categoria, respectivamente, resultado considerado satisfatório para a estreia numa competição desse nível.
“Existem situações que só acontecem num ambiente de corrida, como uma batida de roda ou até mesmo a interferência das câmeras de TV internas no carro, e estamos analisando tudo isso”, diz Raj Nair, vice-presidente de Desenvolvimento do Produto Global da Ford. “O importante é que temos um carro realmente rápido e sabemos como corrigir os problemas para avançar.”
Dave Pericak, diretor global da Ford Performance, elogiou o trabalho da equipe e afirmou ser preferível corrigir os erros agora do que depois. “Claro que sempre queremos vencer, mas o principal é que, em essência, o caro mostrou ser uma verdadeira máquina de corrida. Nossos pilotos, nossos resultados na pista e nossa análise de engenharia confirmaram isso. Vamos corrigir os problemas de durabilidade e vamos melhorar.”
“Dar a primeira largada neste Ford GT foi impressionante para mim. Lideramos as primeiras voltas e tivemos alguns pequenos problemas que nos atrasaram algumas voltas. Mas, no final, o carro mostrou ser rápido e equilibrado. O que podemos tirar de tudo isto é que temos um bom carro de corrida, corrigindo essas pequenas questões seremos favoritos no longo prazo”, comentou Joey Hand, piloto do Ford GT número 66.
Antes da 24 Horas de Le Mans, na França, em 18/19 junho, o Ford GT tem quatro desafios no Mundial de Resistência 2016: Circuito Paul Ricard, França (25/26 março); 6 Horas de Silverstone, Grã-Bretanha (17 de abril); 6 Horas de Spa, Bélgica (7 de maio); e Dia de Teste das24 Horas de Le Mans (5 junho).
Também fazem parte dessa preparação mais quatro corridas no campeonato IMSA SportsCar 2016, nos Estados Unidos: circuito Internacional de Sebring, Flórida (19 de março); circuito de rua de Long Beach, Califórnia (16 de abril); circuito Mazda Laguna Seca, Califórnia (1º de maio); e Belle Isle Park, Detroit, Michigan (4 de junho).
Outras categorias
Na categoria de protótipos, o Ford EcoBoost Riley Claritin/Target, número 01, ficou em quinto na classificação geral da 24 Horas de Daytona. Já na Continental Tire SportsCar Challenge, o Ford Mustang Shelby GT350R-C fez dobradinha no primeiro e segundo lugares.
JJ