Cresceu o número de carros disponíveis no mercado com o sistema ESC (controle eletrônico de estabilidade) como item de série no último ano, de acordo com estudo produzido pelo CESVI (Centro de Experimentação e Segurança Viária) BRASIL. No levantamento, foram considerados 299 modelos de veículos nacionais e importados à venda no país em 2015. Das 917 versões disponíveis no mercado, em 549 o item era de série; em 2014, apenas 499 eram equipadas com o sistema, o que representa um aumento de 22,3%. No Brasil, a disponibilização de fábrica do ESC será obrigatória para todos os veículos a partir de 2022.
O ESC se torna cada vez mais simples de ser agregado aos carros, já que a enorme maioria deles funciona em conjunto com o ABS, item que já é obrigatório em todos os carros novos vendidos no Brasil desde janeiro de 2014.
O estudo mostra ainda que, para os modelos produzidos no país e na América do Sul, o crescimento das versões com o item de segurança de série foi de 49,4% em 2015, se comparado com o ano anterior. Entre os importados à venda aqui, o aumento foi de 19,9% no mesmo período.
O levantamento mostra que na categoria de carros mais baratos do mercado, a dos hatches compactos, 18,5% possuem ESC como item de série e 81,5% não oferecem o sistema nem como opcional. Na categoria dos hatches médios, no entanto, 82,5% das versões possuem ESC.
Nos sedãs compactos, 12% das versões analisadas contam com o ESC de série; já nos sedãs médios, um dos segmentos mais concorridos do mercado brasileiro, a porcentagem é superior, com 67% das versões saindo das fábricas com o sistema.
No estudo, as picapes compactas lideram como a categoria que menos conta com o item de série, pois 89% das versões não são equipadas com o ESC. Nas versões esportivas, por outro lado, 81% do volume já sai das fábricas com o sistema. Em 2015, quem optou por um sedã de luxo encontrou o ESC em todas as versões disponíveis no mercado, antes mesmo de pegar as chaves.
O CESVI BRASIL fundado em 1994, é o único centro de pesquisa brasileiro dedicado à segurança viária e veicular e à disseminação de informação técnica para o setor e também para a sociedade. Foi o primeiro centro desse tipo na América Latina e é membro do RCAR (Research Council for Automobile Repairs), um conselho internacional de centros de pesquisa com os mesmos objetivos.
Nota da redação: ESC, controle eletrônico de estabilidade, é o nome genérico do sistema ajuda o motorista em caso de dificuldade de controle do veículo, nas curvas tomadas com velocidade excessiva ou nas mudanças bruscas de trajetória, por meio da aplicação automática e seletiva dos freios, corrigindo a trajetória. A Bosch tem o seu sistema registrado (®), a que chama de ESP (Programa de Controle de Estabilidade), que apesar de não ser mencionado nesse estudo do CESVI BRASIL está incluído nos porcentuais de aplicação.
JJ