Com o objetivo de encontrar informações que visem maior segurança no transporte terrestre, as agências federais de aviação e de estradas dos Estados Unidos estão organizando uma conferência para troca de lições, geração de ideias e formação de grupos de trabalho especializados.
A FAA, Federal Aviation Agency (Agência Federal de Aviação) e a NHTSA, National Highway Traffic Safety Administration (Administração Nacional de Segurança de Tráfego) estão certas que há campo para muitos trabalhos em conjunto que podem salvar vidas e economizar recursos gastos em acidentes. Fabricantes de veículos e empresas aéreas estão sendo convidadas a participar.
O declínio do número de fatalidades em acidentes aéreos entre 1998 e 2008 foi de 83% nos Estados Unidos, resultado de uma maior troca de informações entre as autoridades da FAA e as empresas aéreas, criando procedimentos mais seguros. Esse tipo de ação é um dos pontos que deverá ser explorado na conferência, que ainda não tem data para começar.
O que todos sabemos é que as diferenças entre os dois mundos é enorme, com as companhias aéreas sendo operadoras de aeronaves e as fábricas de carros sendo empresas de criação e manufatura. Aviões são operados por tripulações muito treinadas, voam em rotas e/ou aerovias pré-determinadas e controladas por serviços de tráfego aéreo que são rigorosos. Já os carros são dirigidos por qualquer pessoa que compre, alugue ou empreste um, e podem nem mesmo ter habilitação para dirigir, não sendo limitados a nenhum caminho específico.
JJ