A Lexus está lançando o novo RX 350 no Brasil. Aqueles que adoram suves ou crossovers das marcas de luxo podem agradecer a Lexus por desbravar este mercado ainda no final da década de 1990, quando lançou o RX 300, em 1998, no mercado americano. O modelo foi muito bem aceito lá e estimulou outras marcas de luxo a investirem nas suas linhas de suves.
O Mercedes-Benz ML também foi lançado na mesma época, mas como tinha carroceria sobre chassis seu apelo era mais para o uso realmente fora de estrada. Já a Lexus apostou no luxo, oferecendo ao mercado um crossover, derivado de um carro de passeio, com muito conforto de rodagem, e assim o RX fez escola.
Agora na sua quarta geração, o RX é o Lexus mais vendido no mercado americano, onde vende em média 9.500 unidades por mês, praticamente o dobro do compacto NX 200t F-Sport recentemente testado aqui no AE. No Brasil o NX200t F sport é o Lexus mais vendido e assim deve continuar. Para facilitar o entendimento do RX, ele briga com BMW X5, Audi Q5 e Mercedes-Benz GLE. Nos EUA, onde é líder de vendas, compete com Cadillac, Lincoln e Acura, o que ajuda a explicar uma pegada mais voltada para esse mercado.
E justamente para encarar melhor seus concorrentes o novo Lexus teve suas dimensões alteradas, e agora possui 4.890 mm de comprimento (+120 mm), 1.895 mm de largura (-10 mm) e 2.790 mm de distância entre eixos (+50 mm).
De cara o visual impressiona. A grade dianteira ousada, identidade da marca, já comentada anteriormente aqui no AE, a cada novo modelo vai se aperfeiçoando e conquistando mais adeptos. Mas entendo que ainda haja alguma controvérsia. Coisa calculada pela Lexus que realmente quer se impor com um desenho único e diferente. Digamos que é o preço da fama.
Mas o desenho do RX vai muito além da grade. Tem realmente linhas muito marcantes e bem menos conservadoras que os alemães. Um dos destaques é o vigia traseiro que se afunila até a base da coluna traseira. Também me chamou muita atenção a inclinação do para-brisa que proporciona um perfil mais esportivo.
Outro ponto que salta aos olhos de primeira são as grandes rodas de 20 polegadas. São muito bonitas tanto na versão F-Sport quanto na versão normal. Mas assim que vi as rodas pensei na suspensão e no conforto. No entanto, no viagem-teste de São Paulo a Ilhabela, no litoral norte do estado, a suspensão se mostrou muito confortável e livre de ruídos mesmo em buracos mais severos.
No quesito originalidade e destaque os compradores do novo RX realmente vão se sentir bem admirados, diferentes dos seus amigos, e com muito prestígio.
O motor 2GR-FKS é um V-6 de 3,5 litros (aproveite enquanto ainda dá tempo, o downsizing está no nosso calcanhar) com 305 cv (28 cv a mais que no modelo anterior) a 6.300 rpm e 38 m·kgf a 4.700 rpm com injeção direta e no duto, e que opera no ciclo Atkinson que retarda o fechamento das válvulas de admissão para diminuir as perdas por bombeamento, e assim reduzir o consumo sem perda de desempenho. A taxa de compressão foi elevada de 10,8:1 para 11,8:1. Segundo a Lexus, é possível atingir um consumo de combustível com média combinada cidade e estrada é de 8,5 km/l. Na estrada, abusando um pouco do acelerador e com trechos urbanos fiz 8,1 km/l. Os números de consumo oficiais nos EUA são 8,5 km/l na cidade e 11,9 km/l na estrada, mas lá gasolina tem no máximo 10% de álcool.
A combinação do motor 6-cilindros com a caixa automática de 8 marchas proporciona uma atuação muito progressiva e confortável, porém com uma boa resposta e agilidade quando solicitada. Na versão F-Sport há borboletas no volante que são muito bem-vindas.
Apesar do tamanho e do peso de 1.992 kg, o comportamento em curvas é excelente graças a calibração perfeita das suspensões McPherson na dianteira e multibraço na traseira, dos pneus 235/55 R20 e, principalmente, dos amortecedores adaptativos que se ajustam à condição do piso.
O motorista pode escolher entre diferentes estilos de condução. Os ajustes atuam nos amortecedores, potência do motor, trocas de marchas, mapeamento do acelerador, assistência da direção e ar-condicionado.
O modo normal oferece um balanço equilibrado entre desempenho do motor e economia de combustível. O modo ECO reduz a potência do motor, a resposta do acelerador e o uso do ar-condicionado, reduzindo o consumo de combustível. O ajuste S tem resposta do acelerador mais direta e mais desempenho do conjunto motor-transmissão. No S+, além dos ajustes do S a assistência elétrica da direção diminui e a suspensão ganha um ajuste mais firme, melhorando a esportividade.
Outra novidade na do RX 350 é o controle de torque dinâmico do sistema de tração nas quatro rodas, que processa as informações de uma série de sensores, incluindo os de rotação das rodas e de ângulo de esterço das rodas dianteiras, e transfere torque às traseiras de maneira instantânea de acordo com a condição. A distribuição de torque para cada roda pode ser vista em um mostrador no painel instrumentos.
O sistema multimídia da Lexus agora tem uma grande tela de cristal líquido de 12,3” de alta definição, e é acionado através de um controle no console que lembra um mouse. É fácil e intuitivo. No F-Sport o painel de instrumentos tem um grande conta-giros circular com ponteiro, porém digital, como no supercarro LF-A e com a velocidade apenas digital, sem escala. Na versão normal o painel é analógico com conta-giros e velocímetro convencionais.
O espaço interno é ótimo para cinco passageiros e o assoalho traseiro rebaixado contribui bastante. O banco traseiro é realmente bem espaçoso, um salão, e o encosto é reclinável. O porta-malas não é gigante, mas tem uma boa capacidade 521 litros (61 litros a mais do que a geração anterior.
Nesse primeiro contato a impressão foi muito positiva, o destaque sem dúvida é o conforto proporcionado pelo trem de força suave na atuação, baixíssimo nível de ruído e suspensão muito bem calibrada. Somando-se a isso o desenho bem atraente e diferente e a qualidade comprovada da marca, agora o RX pode ter um desempenho satisfatório no mercado e elevar o desejo pela marca no Brasil.
Os preços são de R$ 337.350, na versão RX 350, e R$ 352.950, na versão RX 350 F-Sport.
Vamos aguardar um “no uso” em breve.
PK
FICHA TÉCNICA LEXUS RX 350 F-SPORT | |
MOTORIZAÇÃO | |
Motor, designação | 2GR-FKS |
Motor, descrição | V-6, duplo comando no cabeçote, 4 válvulas por cilindro, variador de fase admissão e escapamento, ciclo Atkinson, gasolina |
Diâmetro x curso | 94 x 83 mm |
Cilindrada | 3.456 cm³ |
Taxa de compressão | 11,8:1 |
Potência | 305 cv a 6.300 rpm |
Torque | 38 m·kgf a 4.700 rpm |
Alimentação | Atmosférica |
Formação de mistura | Injeção dupla – no duto e direta |
TRANSMISSÃO | |
Tipo | Transeixo dianteiro com câmbio automático epicíclico de oito marchas + ré, comando pela alavanca e por borboletas |
Tração | 4×4 permanente com controle eletrônico entre os eixos |
Relações das marchas | 1ª 5,250:1; 2ª 3,028:1; 3ª 1,950:1; 4ª 1.456:1; 5ª 1,220:1; 6ª 1:1 (direta); 7ª 0,808:1; 8ª 0,673:1 ré 4,014:1. |
Relação dos diferenciais | 3,329:1 e 2,277:1 |
SUSPENSÃO | |
Dianteira | Independente, McPherson, braço triangular, mola helicoidal, amortecedor ajustável e barra estabilizadora, com subchassi |
Traseira | Independente, multibraço, mola helicoidal, amortecedor ajustável e barra estabilizador, com subchassi |
DIREÇÃO | |
Tipo | Pinhão e cremalheira, eletroassistida, indexada à velocidade |
Diâmetro mínimo de curva | 11,8 m |
FREIOS | |
Dianteiros | A disco ventilado Ø 328 mm, pinça de dois pistões |
Traseiros | A disco Ø 338 mm, pinça de um pistão |
Controle | ABS, EBD e auxílio à frenagem |
RODAS E PNEUS | |
Rodas | Alumínio, 6,5Jx20 |
Pneus | 235/55R20 |
CONSTRUÇÃO | |
Tipo | Monobloco em aço, 4 portas, 5 lugares |
AERODINÂMICA | |
Coeficiente de arrasto (Cx) | 0,33 |
Área frontal (calculada) | 2,592 m² |
Área frontal corrigida | 0,855 m² |
DIMENSÕES E PESOS | |
Comprimento | 4.890 mm |
Largura | 1.895 mm |
Altura | 1.710 mm |
Distância entre eixos | 2.790 mm |
Distância mínima do solo | 194 mm |
Peso em ordem de marcha | 1.992 kg |
Carga útil | 583 kg |
Porta-malas | 521 litros |
Tanque de combustível | 72 litros |
DESEMPENHO | |
Aceleração 0-96,5 km/h | 7,9 s (0-100 km/h 8,2 s estimados) |
Velocidade máxima | 200 km/h |
CONSUMO DE COMBUSTÍVEL (EPA/EUA) | |
Cidade | 8,5 km/l |
Estrada | 11,9 km/l |
CÁLCULOS DE CÂMBIO | |
v/1000 em 8ª | 62,6 km/h |
Rotação a 120 km/h em 6ª | 1.920 rpm |
EQUIPAMENTOS LEXUS RX 350 | Normal | F-Sport |
ESTILO | ||
Acabamento interno com revestimento em couro (partes de couro e material sintético), manopla da alavanca seletora de marchas, painel e console central, e portas | S | S |
Acabamento interno de alumínio, detalhes do porta-luvas | N | S |
Antena de teto “barbatana de tubarão | S | S |
Bancos com revestimento em couro e partes e material sintético microperfurado | S | S |
DRL em “L” | S | S |
Espelhos externos com luz de cortesia | S | S |
Grande dianteira com tela colmeia | N | S |
Lanternas de LED | S | S |
Sapatas dos pedais de alumínio | N | S |
Trilho para estrado de teto | S | S |
Vidros esverdeados | S | S |
CONFORTO E COMODIDADE | ||
Alusta do volante em altura e distância | S | S |
Ar-condicionado digital bizona, frio e quente | S | S |
Banco do motorista com ajuste elétrico em 10 posições: distância, inclinação, altura, lombar, pernas e recuo ao sair | S | N |
Banco do motorista com ajuste elétrico em 8 posições: distância, inclinação, altura, lombar, pernas e recuo ao sair | N | S |
Banco do motorista com memória (3) | N | S |
Banco do passageiro dianteiro com ajuste elétrico em 10 posições: distância, inclinação, altura, lombar e pernas | S | N |
Banco do passageiro dianteiro com ajuste elétrico em 8 posições: distância, inclinação, altura, lombar e pernas | N | S |
Banco traseiro com descansa-braço central e porta-copos | S | S |
Bancos dianteiros com memória (3) | S | N |
Bluetooth com acesso pelo sistema multimídia Lexus, com microfone e amplificador | S | S |
Borboletas para troca de marcha no volante | N | S |
Botão de partida | S | S |
Carregador por indução para smartphones | N | S |
Coluna de direção com afastamento automático | S | S |
Computador de bordo com funções consumo instantâneo e médio, autonomia, velocidade média e temperatura externa | S | S |
Consolo com porta-copos e porta-objetos nas portas diant. | S | S |
Controle automático de velocidade de cruzeiro | S | S |
Controle elétrico para abertura e fechamento do porta-malas | S | S |
Descansa-braço dianteiro com porta-copos | S | S |
Desembaçador do vidro traseiro | S | S |
Entrada para USB (s) e Aux-in (1) compatível com iPhone e iPad | S | S |
Espelhos externos com ajuste elétrico, aquecimento, repetidoras de setas, memória e inclinaça ao dar ré | S | S |
Hodômetro totalizador e parcial | S | S |
Indicador de condução econômica (ECO) | S | S |
Limpador de para-brisa com temporizador | S | S |
Luzes de leitura dianteira e traseira (2 pontos) | S | S |
Mostrador projetado no para-brisa (heard-up display) | N | S |
Navegador GPS | S | S |
Para-sóis com espelho e iluminação | S | S |
Porta-obejtos no console central e nas portas | S | S |
Porta-revistas no encosto dos bancos dianteiros | S | S |
Relógio analógico | S | S |
Sistema de áudio com rádio AM/FM, toca-DVD compatível com CD-R/RW, MP3 e WMA, 8 alto-falantes (inclui subwoofer) e 4 tweeters | S | S |
Sistema easy-entry nas 4 portas | S | S |
Sistema mulitimídia Lexus com tela LCD de 12,3″ | S | S |
Tela para sol nas portas traseiras | S | S |
Televisão digital | S | S |
Teto solar elétrico | S | N |
Teto solar panorâmico | N | S |
Volante multifuncional com controle de áudio, computador de bordo, telefone e velocidade de cruzeiro | S | S |