A Cadillac vai voltar às competições de longa duração com o DPi-V.R. Começará no campeonato americano WeatherTech SportsCar Championship, que se insere na categoria Daytona Prototype International (DPi), seguindo o regulamento das provas internacionais do calendário da FIA. A categoria era chamada anteriormente de ALMS — American Le Mans Series.
A marca competiu pela última vez em 2002, e agora correrá contra os fabricantes Mazda e Nissan, além dos carros da classe LMP2 prototype, que inclui chassis da Riley/Multimatic, Ligier, Oreca e Dallara, todos com motor Gibson V-8 de 4,2 litros.
O desenvolvimento foi feito em segredo, e pegou de surpresa o mundo das corridas, principalmente porque já em 28 de janeiro o carro correrá em Daytona, nas famosa prova de 24 horas. Serão três carros competindo, um pela equipe Wayne Taylor Racing e dois pela Action Express Racing, que venceu os três últimos títulos da categoria nos EUA correndo com Corvettes.
O time da Cadillac trabalhou com o fabricante de chassis Dallara, a empresa de motores ECR Engines e as equipes mencionadas, trabalho iniciado no começo de 2015.
O carro tem motor V-8 de 6,2 litros, aspiração natural, produzindo ao redor de 630 cv devido aos restritores de admissão de ar. A rotação máxima é limitada em 8.000 rpm, o cárter é seco e a potência passa por uma transmissão X-TRAC montada em posição transversal, comandada por aletas no volante. O diferencial é de deslizamento limitado, e passa a força para as rodas traseiras.
Surpreendente é o peso total, 930 kg a seco.
Para atender às necessidades de uma organização como a General Motors, o departamento de estilo responsável pela Cadillac desenhou o carro, adaptando a forma às necessidades aerodinâmicas, e como disse o diretor- executivo de Design da marca, Andrew Smith, ” O DPi-V.R é uma nova e excitante tela para o time de estilo da Cadillac. O estúdio abraçou a oportunidade de interpretar a forma e linguagem da marca, suas linhas de caráter e assinatura gráficas para essa aplicação nas corridas. Cada detalhe do desenho final foi escolhido para apoiar o desempenho em pista e a inconfundível presença dos Cadillacs”. O resultado geral de formas não é muito diferente dos Audis e Porsches vitoriosos em Le Mans, por exemplo.
O carro tem as luzes verticais na dianteira e traseira, a linha lateral característica e as rodas similares aos V, o topo de linha da marca, de características esportivas. A entrada de ar tem até a forma trapezoidal das grades dos carros de rua, e a forma da cobertura do cockpit é inspirada também pela parte de vidros laterais dos carros “civis”. Há uma câmera que substitui os retrovisores, item que já existe no Cadillac CT6 de rua.
A estreia ocorreu antes da prova de Daytona, nos testes da IMSA em 13 e 14 de dezembro.
JJ