A Ford apresentou hoje a assistência de emergência, tecnologia inédita que será lançada no Brasil junto com o Novo Ka, ampliando a funcionalidade do sistema de conectividade SYNC. Basicamente, o sistema é programado para fazer uma ligação automática ao serviço de emergência 192, do Samu (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência), em caso de acidente com o veículo, informando sua localização e conectando os passageiros para o salvamento.
O sistema foi demonstrado durante um evento para a imprensa em São Paulo com a presença do ministro da Saúde, Arthur Chioro, que falou sobre a preparação da estrutura do Samu para operar com a nova tecnologia. O sistema, já disponível em veículos Ford nos Estados Unidos e Europa, será oferecido pela primeira vez no Brasil junto com o Novo Ka. A intenção é, futuramente, oferecer o sistema em outros veículos da Ford.
Como funciona
Para o funcionamento da assistência de emergência é preciso que um celular esteja pareado com o sistema SYNC no veículo, usando a conexão Bluetooth. Caso ocorra um acidente com acionamento da bolsa inflável ou do sistema de corte de combustível, que pode ocorrer em colisões traseiras ou capotagens, o SYNC realiza uma chamada automática através do telefone celular pareado para o serviço de emergência 192, o Samu.
Uma mensagem introdutória então é transmitida, comunicando que houve um acidente e as coordenadas de localização do veículo por GPS. Em seguida, o microfone é aberto e o atendente pode falar com os ocupantes do veículo. Mesmo que estes estejam inconscientes ou impossibilitados de responder, as informações principais para o envio de uma equipe de salvamento já estarão registradas.
A mensagem introdutória do sistema é: “Atenção: um veículo Ford esteve envolvido num acidente. Aguarde o envio das coordenadas GPS, seguido da comunicação com os ocupantes do veículo. Um veículo Ford esteve envolvido num acidente nas seguintes coordenadas: latitude X e longitude Y. Repetindo localização (repete). Linha aberta.”
Além de entrar em ação automaticamente, outra vantagem do sistema é a disponibilidade do serviço durante toda a vida útil do veículo e sem nenhuma cobrança de taxa. Ele também não interfere no desempenho do celular e, por não contar com botão para a ativação manual, evita a realização de chamadas falsas.
Para lançar a Assistência de Emergência SYNC no Brasil, a Ford buscou a parceria do Ministério da Saúde e realizou um trabalho de validação e testes junto com algumas unidades pré-selecionadas do Samu, incluindo simulações de chamadas. A Ford criou também um treinamento on-line, disponível no site www.emergencyassistance.ford.com para todos que quiserem conhecer melhor o serviço, e fará a sua apresentação no Congresso Nacional do Samu, na próxima semana em Brasília.
Conectividade e segurança
Hoje, há cerca 1 bilhão de smartphones e o mesmo número de carros rodando no mundo, dos quais 40 milhões no Brasil. O armazenamento de dados em nuvem é outra tendência que vem crescendo velozmente. Desenvolvido pela Ford em parceria com a Microsoft, o SYNC é o sistema de conectividade mais avançado da indústria. Ele permite acesso aos contatos da agenda do celular, fazer e receber chamadas, leitura automática de mensagens SMS e o controle do rádio e MP3-player por comandos de voz, sem a necessidade de tirar as mãos do volante. Além de Bluetooth, conta com conexão para iPod, USB, entrada auxiliar e permite o pareamento de até 12 telefones.
Existem hoje no mundo mais de 14 milhões de veículos equipados com o SYNC. Destes, mais de 9 milhões contam com a assistência de emergência. O sistema AppLink é outra novidade que será introduzida no Brasil junto com o Novo Ford Ka, ampliando as funcionalidades do SYNC com o acesso a diversos aplicativos pelo celular.