A Volkswagen acabou de informar a nova nomenclatura dos seus motores simultaneamente à virada de ano-modelo 2014 para 2015. Desfaz-se, assim, a dúvida que alguns leitores levantaram em comentários ligados à matéria de ontem sobre o Gol Rallye, de já haver outros modelos — no caso Voyage — com o novo motor 1,6 MSI, o EA211 1,6-litro de quatro cilindros, além do Gol Rallye e da Saveiro Cross. Ficou assim:
– Motores de até 100 cv são MPI (multipoint fuel injection), caso do 1-litro de 3 cilindros do up! e do Fox BlueMotion atual, que só existe em 1-litro.
– Motores MSI (multipoint sequential injection) são todos aqueles com potência acima de 100 cv, ou seja, os 4-cilindros EA111 de 101/104 cv e o recente EA211 de 110/120 cv que, por enquanto, está somente no Gol Rallye e na Saveiro Cross.
– Motores TSI (turbo stratified injection) são todos os motores turbo, independente do número de cilindros e potência.
Segundo a Volkswagen, por sua assessoria de imprensa, a novidade se deve a unificação de denominações motores com as da Alemanha.
BS