O Ka é o hatch e o Ka+ é o sedã. Assim a Ford decidiu chamá-los. Este SEL 1,5 é o topo de linha e já vem com dotação completa de equipamentos, não tendo opcionais. Custa R$ 47.490. A versão 1-litro só chegará em novembro, diz a Ford.
Por ocasião do lançamento do novo Ka, no começo de agosto, só havia praticamente o modelo hatch e apenas com motor 3-cilindros de 1 litro à disposição dos jornalistas e o Bob já deu suas impressões a respeito. E já que, como sempre, o Bob nos trouxe muitas informações a respeito do modelo em geral e do hatch com motor pequeno, pretendo aqui somente complementar com o que se pode apurar após uma convivência mais longa com este sedã. O motor 1,5-litro é o mesmo de duas versões do New Fiesta hatch, a S e a SE, embora a segunda seja disponível também com o motor 1.6-l.
São motores iguais, mas no New Fiesta a potência é ligeiramente maior, 107/111 cv (gasolina/álcool) contra 105 cv/110 cv no Ka, o mesmo com o torque, 14,8/15 m·kgf no irmão maior versus 14,6/14,9 m·kgf no menor: com toda certeza uma questão de calibração para ajudar a diferenciar os dois compactos de porte parecido.
O que primeiro se nota no novo Ka é sua altura. Ele é um pouco mais alto (67 mm) que o seu irmão maior New Fiesta, porém a altura do banco do motorista em relação ao solo me pareceu ser bem similar. Sendo assim, ao dirigi-lo sente-se estar num carro baixo, ou melhor, num carro normal, o que acho bom, e acaba sobrando maior distância entre a cabeça e o teto.
O Ka supera bem o New Fiesta quanto ao espaço para os que vão atrás. Dois passageiros adultos se acomodam ali com muita folga para pernas e cabeça, porém só dois passageiros, pois a carroceria é estreita (1.695 mm). Essa largura reduzida, porém, é bem-vinda no trânsito. Ele é daqueles carros que pequenas brechas bastam para por elas se escapar rapidamente do trânsito embolado.
O Ka+ é muito agradável de dirigir. Seja na cidade ou na estrada ele satisfaz plenamente. Os bancos dianteiros são cômodos, bem desenhados e de correta espuma. A suspensão consegue ser firme, para se ter agilidade, e macia, para conforto. Está no ponto, como se diz.
O carro pouco rola nas curvas, ou melhor, rola o certo. Os braços da suspensão dianteira estão na horizontal, ou seja, o carro não foi erguido, e nem por isso ele raspa em lombadas nem nada. Passa por lombadas do jeito que os desligados gostam, rápido em 3ª marcha. Em suma, ele segue o já aqui elogiado bom comportamento do New Fiesta. Guiar um é como guiar o outro, pouco muda.
Praticamente neutro nas curvas, carro bem agarrado ao solo, cumpre à risca o traçado apontado. Sendo assim, um compacto como este já oferece todas as condições para viagens descansadas e agradáveis, condições que antes só eram oferecidas por carros de maior porte e preço. Como o leitor pode notar, gostei e muito. De parabéns a Ford pelo ótimo acerto de chassi/suspensão de mais um carro seu.
A direção tem assistência elétrica indexada à velocidade. É bastante leve ao rodar devagar, o que agrada nas manobras, e logo essa assistência diminui ao se ganhar alguma velocidade, a ponto de em 2ª marcha, por exemplo, ela já transmitir certa firmeza. Na estrada a assistência zera e assim se tem o carro “mais na mão”, sente-se melhor o comportamento do carro. Muito bom.
A posição de guiar é muito boa. O banco do motorista tem ampla regulagem de altura e o volante também, mas não de distância. Todavia ela é correta, pois permite posição correta para os braços sem sacrificar o ideal posicionamento das pernas. O diâmetro do volante é de 370 mm, o que condiz com o tamanho do carro, e tem ótima empunhadura. Os cintos de segurança dianteiros têm regulagem de altura de ancoragem na coluna.
O painel é funcional, porém ainda não me acostumei com seu desenho, que acho no mínimo esquisito. Ao menos os mostradores são bem legíveis e, apesar de não terem regulagem de intensidade da iluminação, são discretos à noite, não incomodam.
As trocas de marcha são, tal qual as do New Fiesta, leves e precisas. Alguns podem achar o curso da alavanca longo por ser maior que, por exemplo, o dos compactos da VW, porém a manopla da alavanca fica próximo ao volante, o que gosto, e assim pouco é preciso mexer o corpo para trocar marchas. Isso é coisa de carro inglês e o Ka tem DNA inglês em seu projeto.
Essa “herança genética” se nota, por exemplo, na saída do escapamento no lado direito — afastada da calçada no tráfego britânico de mão esquerda — e pelo sentido de virar a chave para trancar a porta do motorista, contra os ponteiro do relógio. Se tivesse fechadura a chave na porta direita estaria no sentido “certo”, com era no Escort.
O motor é um 1,5-l, com bloco e cabeçote de alumínio, duplo comando, taxa de compressão de 11,1:1, injeção eletrônica sequencial no duto, produz 105 cv a 6.500 rpm quando com gasolina e 110 cv a 5.500 rpm quando com álcool. Torque de 14,8 m·kgf (G) e 15 m·kgf (A). ambos a 4.250 rpm. É bastante elástico e sobe de giro com alegria. Corte limpo a 6.800 rpm. É silencioso e suave.
Só não é econômico como o esperado, pois fez média de 7,7 km/l de gasolina na cidade, e sempre rodando tranquilo em giro baixo. Na estrada fez entre 11 e 12 km/l a 120 km/h constantes, o que também não é grande coisa. Com álcool fez 10,5 km/l na estrada e na cidade não tive como apurar com maior precisão. Eu esperava maior economia, mas fora esse pequeno porém o motor satisfaz plenamente. A 120 km/h reais e em 5ª marcha o giro segue a 3.400 rpm, o que é adequado. As marchas estão muito bem escalonadas.
O porta-malas é grande para o porte do carro, 445 litros, e o encosto do banco traseiro é rebatível. No tanque de combustível cabem 51 litros.
De contras, incomoda não ter regulagem elétrica dos retrovisores externos. Ao menos o da direita deveria ter. O túnel central atrapalha a manobra do punta-tacco e o console é um pouco invasivo, obstruindo um pouco a livre movimentação das pernas do motorista.
Bom, leitor, a conclusão é que vale mesmo experimentar o novo Ka+ 1,5, caso tenha interesse num compacto. É um carro que já nasceu sabendo como agradar. O autoentusiasta terá um compacto muito bom de chão e com competente motor, além de oferecer bom conforto para quatro pessoas e bom volume de porta-malas.
AK
Fotos: Paulo Keller
Veja o vídeo:
FICHA TÉCNICA NOVO KA/KA+ | ||
MOTOR | 1-L | 1,5-L |
Tipo | 3 cilindros em linha, duplo comando de válvulas no cabeçote, variador de fase admissão e escapamento, correia dentada, 4 válvulas por cilindro, bloco de ferro fundido e cabeçote de alumínio; instalação transversal | 4 cilindros em linha, duplo comando de válvulas no cabeçote, correia dentada, 4 válvulas por cilindro, bloco e cabeçote de alumínio; instalação transversal |
Cilindrada | 997,3 cm³ | 1.498,5 cm³ |
Diâmetro e curso | 71,9 x 81,8 mm | 79 x 76,4 mm |
Taxa de compressão | 12:1 | 11:1 |
Potência | 80 cv (G), 85 cv (A) de 6.300 a 6.500 rpm | 105 cv a 6.500 rpm (G), 110 cv a 5.500 rpm (A) |
Rotação de corte | 6.700 rpm | 6.800 rpm |
Torque | 10,2 m·kgf a 3.500 rpm (G) e 10,7 m·kgf a 4.500 rpm (A) | 14,6 m·kgf (G) e 14,9 m·kgf (A), a 4.250 rpm |
Formação de mistura | Injeção eletrônica sequencial nos dutos | |
Combustível | Gasolina e/ou álcool | |
TRANSMISSÃO | ||
Embreagem | Monodisco a seco, comando hidráulico | |
Câmbio | Transeixo dianteiro de 5 marchas manuais, tração dianteira | |
Relações das marchas | 1ª 3,846:1; 2ª 2,038:1; 3ª 1,281:1; 4ª 0,951:1; 5ª 0,756:1; ré 3,615:1 | |
Relação do diferencial | 4,73:1 | 4,07;1 |
SUSPENSÃO | ||
Dianteira | Independente, McPherson, braço triangular inferior, mola helicoidal, amortecedor pressurizado e barra estabilizadora | |
Traseira | Eixo de torção, mola helicoidal e amortecedor pressurizado | |
DIREÇÃO | ||
Tipo | Pinhão e cremalheira, assistência elétrica indexada à velocidade | |
Relação de direção | 14,3:1 | |
FREIOS | ||
Dianteiros | A disco ventilado | |
Traseiros | A tambor | |
RODAS E PNEUS | ||
Rodas | Aço, 5,5Jx14 ou alumínio 6Jx15 | |
Pneus | 175/65R14T ou 195/55R15H | |
DIMENSÕES | ||
Comprimento | 3.886 mm (Ka+ 4.254 mm) | |
Largura sem/com espelhos | 1695/1.911 mm | |
Altura | 1525 mm | |
Distância entre eixos | 2491 mm | |
CONSTRUÇÃO | ||
Tipo | Monobloco em aço, hatchback/sedã, 4 portas, 5 lugares, subchassi dianteiro | |
AERODINÂMICA | ||
Cx | 0,33 (Ka+ 0,32) | |
Área frontal (calculada) | 2.06 m² | |
Cx x área frontal | 0,679 m² (Ka+ 0,659 m²) | |
PESOS E CAPACIDADES | ||
Peso em ordem de marcha | 1.007 kg (SEL 1.026 kg) / Ka+ 1.022 kg (SE e SEL) | 1.018 kg (SEL 1.034 kg) / Ka+ SE 1.032 kg e SEL 1.048 kg |
Porta-malas | 257 litros (Ka+ 445 litros) | |
Tanque de combustível | 51,6 litros | |
DESEMPENHO | ||
Aceleração 0-100 km/h | 13,9 s (A/G n.d.) | n.d. |
Velocidade máxima (est) | 165 km/h | |
CÁLCULOS DE CÂMBIO | ||
v/1000 em 5ª | 29,8 km/h | 35,4 km/h (motor 1,5-l) |
Rotação a 120 km/h em 5ª | 4.000 rpm | 3.390 rpm |
Rotação em vel. máxima, 5ª | 5.540 rpm | 5.900 rpm (em 4ª, motor 1,5) |
GARANTIA | ||
Termo | 3 anos | |
Troca de óleo | 10.000 km ou 1 ano | |
Revisões | 10.000 km ou 1 ano |
EQUIPAMENTOS NOVO KA E KA+ | |||
SE | SE Plus | SEL | |
Abertura elétrica do porta-malas | • | • | • |
Acabamento SEL | – | – | • |
Acionamento 1-varrida do limpador | • | • | |
AdvanceTrac (controle de establidade e tração) | – | – | • |
Ajuste de alt. do banco do motorista | – | – | • |
Ajuste de altura do volante | • | • | • |
Alarme volumétrico | – | – | • |
Antena de teto na traseira | • | • | • |
Ar-condicionado | • | • | • |
Assistente de partida em rampa | – | – | • |
Chave-canivete | • | • | • |
Computador de bordo | – | – | • |
Conta-giros | • | • | • |
Direção com assistência elétrica | • | • | • |
Espelhos retrovisores cor do veículo | • | • | • |
Freios com controle de curva | • | • | • |
Grade dianteira com aplique cromado | – | – | • |
Indicador de troca de marcha | • | • | • |
Lanternas traseiras escurecidas | – | – | • |
Limpador/desembaçador do vidro traseiro (Ka+ não) | • | • | • |
Maçanetas externas cor do veículo | • | • | • |
My Ford Dock | • | • | • |
MyConnection Gen.3 (rádio AM/FM, USB, Bluetooth) | • | • | • |
Pacote de acabamento SE | • | – | – |
Pisca-3 | • | • | • |
Pneus “verdes” 175/65R14 | • | • | • |
Pneus “verdes” 195/55R15 | – | – | • |
Quatro alto-falantes | • | • | • |
Roda de aço 14″ com calota integral | • | • | • |
Roda de alumínio de 15″ | – | – | • |
Sync media system com Applink, Assistência de emergência, CD/MP3/USB/Bluetooth, comandos de voz em português, controles de áudio e telefone no volante | – | • | • |
Tapetes de carpete | • | • | • |
Travas elétricas c/ controle remoto | • | • | • |
Vidros elétricos dianteiros | • | • | • |
Vidros elétricos traseiros | – | • | • |