Essa matéria surgiu por caso, dentro daquela velha regra de se procurar uma coisa e achar outra. Veio-me o site Final Gear, que achei muito interessante e que qualquer hora compartilharia com o leitor. Essa hora chegou, portanto aqui vai. Como em toda História, pode haver enganos, não posso garantir sua exatidão, mas vale a pena dar uma olhada.
Lista de superlativos automobilísticos
Primazias
Os veiculos listados são aqueles de produção plena; quando não, há observação. Muitos foram precedidos de carros apenas de corrida.
Primeiro fabricante de automóveis:
Panhard et Levassor (1889) (sucedido por Peugeot em 1891)
Primeiro automóvel padronizado: Benz Velo (1894) ou Duryea Motor Wagon (1893)
Primeiro automóvel produzido em série: Oldsmobile Curved Dash (1901)
Menção honrosa: Ford Modelo T, o primeiro carro produzido numa linha de montagem móvel
Tipos de motores
Motor V-4
Primeiro V-4: Lancia Lambda 1922
Menção honrosa: Marmon (1903) (poucos produzidos)
Seis em linha
Primeiro 6-cilindros: Napier 1903
Motor V-6
Primeiro V-6: Lancia Aurélia
Menção honrosa: Marmon 1906 (poucos produzidos)
Primeiro V-6 americano: Buick Special 1962
Oito em linha
Primeiro L-8: Isotta-Fraschini 1919
Menção honrosa: Duesenberg 1920
Motor V-8: De Dion-Bouton
Menção honrosa: Marmon 1904 (poucos produzidos)
Motor V-8
Primeiro V-8 produzido em série: Cadillac Tipo 51 1914
Primeiro V-8 de bloco inteiriço produzido em série: Ford Modelo B 1932
Primeiro V-8 de válvulas no cabeçote (OHV): Oldsmobile/Cadillac 1949 (não o mesmo motor, mas surgidos no mesmo ano)
Motor V-10
Primeiro V-10: Dodge Viper 1992
Primeiro sedã V-10: Volkswagen Phaeton 2002
Motor V-12
Primeiro V-12: Packard 1916 “Duplo-Seis”
Motor W-12
Primeiro W-12: Volkswagen Phaeton 2002 (motor W-12 de 5.998 cm³ – quatro bancadas de três cilindros)
Motor V-16
Primeiro V-16: Cadillac V-16 1930
Menção honrosa: Marmon 1931 e Peerless 1932
Motor W-16
O Bugatti Veyron é tido como o primeiro automóvel produzido por um fabricante importante a usar um motor W-16, contudo, várias pequenas firmas ou desenvolveram protótipos ou produziram carros em pequena quantidade — incluindo o Jimenez Novia, que utilizou um W-16 de 4,1 litros baseado em quatro motores Yamaha de 4 cilindros em linha.
Motor W-18
Não se sabe até hoje de nenhum carro de produção que tenha usado configuração W-18, contudo a Bugatti experimentou tanto de três bancadas quanto de quatro projetados para vários carros-conceito.
Tecnologias de motor
Primeiro carburador: Daimler 1896
Primeiro motor de comando de válvulas no cabeçote: Wilkinson 1898
Primeiro motor de duplo comando no cabeçote (DOHC): Alfa Romeo 6C 1926 (a Peugeot tinha um motor DOHC multiválvulas em 1913).
Primeiro motor de cilindrada variável: Sturtevan 38/45 Six 1905
Menção honrosa: Enger Doze de duas unidades 1917
Primeiro motor com dupla ignição: Bentley 3 Litre 1921
Motores multiválvulas
Primeiro motor 3-válvulas: Bugatti Tipo 35 1924 (o Tipo 18 tinha um 3-válvulas em 1912, mas apenas 6 ou 7 foram feitos. O Tipo 35 usou o motor a partir de 1922 no carro de corrida Tipo 29).
Primeiro motor 4-válvulas: Bentley 3 Litre 1921
Menções honrosas: Bugatti Tipo 51 DOHC 1931. Um motor de comando no cabeçote (SOHC) surgiu em 1910 no carro de corrida Tipo 3, enquanto um 4-válvulas de 4 cilindros em linha foi também desenvolvido por Bugatti em 1914. A Linthwaite-Hussey Motor Company de Los Angeles fabricou e anunciou um motor 4-cilindros 4-válvulas em 1916. Primeiro motor de 5 válvulas:- empate: Bugatti EB110 3.5 L V12, Mitsubishi Minica Dangan ZZ .7L I4 and Toyota 4A-GE I4, todos em 1991
Primeiro Diesel de 4 válvulas: Mecedes-Benz Classe E 1994
Primeiro motor miltiválvulas turbo: Saab 900 B202 1984
Primeiro filtro de ar em carburador: Packard Duplo Seis 1915
Menção honrosa: o Rickenbacker 1922 tinha moderno elemento seco
Primeira ventilação de cárter: Cadillac 1926 V-8
Primeiro afogador automático: Oldsmobile 1932
Primeiro carburador quádruplo: Buick 1941
Injeção de combustível
Primeiro motor a injeção: Adams Farwell Diesel 1910
Primeiro motor a injeção não Diesel: Gutbrod Superior 1952
Primeira injeção direta a gasolina: Mercedes-Benz 300 SL 1955
Primeira injeção eletrônica de combustível: Bosch D-Jetronic – Volkswagen Tipo 3/Tipo 4
Primeiro Diesel de injeção direta: Fiat Croma TD 1986
Primeiro motor a gasolina de injeção direta eletrônica: Mitsubishi Galant/Legnum 4G93 GD!, agosto de 1996
Quatro em linha Primeiro carro turbo: Oldsmobile F-85 Turbo Jetfire 1962
Menção honrosa: Chevrolet Corvair 6-cilindros horizontais opostos 1962
Primeiro turbocompressor de bico variável: Shelby CSX 1989
Primeira ignição com platinado: Cadillac Modelo Thirty/Delco
Primeira ignição eletrônica: General Motors Delco 1960
Primeiro alternador: Chrysler Corporation, Plymouth Valiant 1960
Primeiro motor de cilindros horizontais opostos: Knox 1905
Primeiro motor quadrado: Premier 1906
Primeiro motor de bloco unitário com cabeçote removível: Ford Modelo T 1908
Primeiro virabrequim com contrapesos: Mercer Tipo 35 1908
Primeiro virabrequim de planos cruzados: motor V-8 do Cadillac 1923
Primeiro a turbina a gás: Rover JET 1 1950 (apenas experimental, nenhum entrou em produção)
Motores Wankel
Primeiro carro com motor Wankel: NSU Spider 1964
Primeiro motor Wankel de dois rotores: Mazda Cosmo 1965 (60 exemplares pré-produção foram produzidos e licenciados)
Menção honrosa: NSU Ro80 1966
Primeiro carro de tração dianteira com motor Wankel: Mazda R130 Luce 1969 (único tração-dianteira com motor rotativo produzido até hoje)
Primeiro motor Wankel de 3 rotores: Mazda Cosmo 1991
First 3-rotor Wankel engine – 1991 Mazda Cosmo
Menção honrosa: Mercedes-Benz C111 1969 e Mercedes-Benz 300 SL com motor trocado de Felix Wankel em 1970 (ambos não foram carros de produção)
Primeiro motor Wankel turbo: Mazda Luce/Cosmo 1982
Primeiro motor de ciclo Miller: Mazda Millenia 1996
Primeiro motor de ciclo Atkinson: Toyota Prius 2004
Primeiro carro a hidrogênio: Mazda RX-8 2006 (sob leasing no Japão apenas)
Veículos híbridos
Primeiro híbrido gasolina-elétrico: Lohner Porsche Mixte 1899 (cerca de 300 produziros) (Nota do editor do Ae: erro aqui, esse foi de 1901; o de 1899 era apenas elétrico)
Primeiro carro híbrido moderno: Toyota Prius NHW10 1997 (Japão)
Primeiro ônibus híbrido: Hino 1997 (Japão)
Primeiro suve híbrido de tração integral: Ford Escapa Hybrid 2004
Primeiro carro de luxo híbrido: Lexus RX 400h 2005 (apresentado em janeiro de 2004)
Primeira picape híbrida: Chevrolet Silverado/GMC Sierra Hybrid 2005 (questionável)
Primeiro carro híbrido de tração traseira: Lexux GS450h 2007 (vendido a partir de 15 de março de 2006 no Japão)
Primeiro hibrido de três cilindros: Honda Insight 1999
Primeiro híbrido de quatro cilindros: Toyota Prius NHW10 1997 (Japão)
Primeiro híbrido de seis cilindros: Lexus RX 400h 2005 (apresentado em janeiro de 2004)
Carroceria
Primeiro carro de produção com carroceria fechada: Cadillac Modelo Thirty 1910
Primeiro monobloco: Lancia Lambda 1922
Menção honrosa: Ruler Four (poucos produzidos), Citroen Traction Avant 1934
Primeiro cupê conversível: Peugeot 401 D Eclipse 1934
Primeiro pára-brisa de segurança: Tucker Torpedo 1948 (pára-brisa saltava)
Primeira carroceria de compósito de fibra de vidro: Chevrolet Corvette 1953 e Kaiser Darrin
Primeiro veículo multiuso (MPV): Fiat 600 Multipla 1956
Primeiro conversível de teto rígido retrátil: Lancia, nos anos 1930
Menção honrosa: Ford Skyliner 1957
Primeiro hatchback: Aston Martin DB2/4 1953
Menções honrosas: Austin A40 Farina 1958, Innocenti Combinata 1962 e Renault 16 1965
Primeiro monobloco em compósito de fibra de vidro: Lotus Elite 1959
Primeiro suve: Dodge Carryall 1942
Menção honrosa: Moskovitch 410 1957 (primeira perua alta/tração nas quatro rodas)
Menção honrosa: AMC Eagle 1980 (popularizou a perua alta/tração nas quatro rodas)
Primeiro monobloco de compósito de fibra de carbono: McLaren F1 1991
Primeiro desenho aerodinâmico: empate: Chrysler Airflow 1934 e Tatra T77 1934
Transmissão
Câmbios manuais
Primeiro câmbio sincronizado: Cadillac 1929
Primeiro overdrive: Chrysler Airflow 1934
Primeiro câmbio sincronizado moderno de anel cônico: Porsche 356 1952
Primeiro câmbio manual de 5 marchas: Ferrari 212 1953
Primeiro câmbio manual de 6 marchas: Honda Civic Wagon 4WD 1986
Menção honrosa: Porsche 959 1986 (apresentado no Salão de Frankfurt de 1985, mas primeiras entregas demoraram, ocorreram em 1987 [4]
Menção honrosa: Moskovitch 410/411 1957
Primeiro câmbio manual de 8 marchas: Moskovitch 410/411 1960
Primeiro câmbio manual de 16 marchas: David 1913
Câmbios automáticos
Primeiro câmbio automático: Oldsmobile Hydra-Matic em maio de 1939 (também o primeiro automático de 4 marchas)
Menção honrosa: REO 1934 (um par de manuais de troca automática)
Menção honrosa: Oldsmobile Automatic Safety Transmisssion 1937
Primeiro automático com conversor de torque: Buick Dynaflow 1948
Menção honrosa: Packard Ultramatic 1948 (com conversor de torque)
Menção honrosa: Chrysler Presto-Matic 1946 (manual com conversor de torque)
Primeiro automático não planetário: Honda Hondamatic 1968
Primeiro automático de 5 marchas: BMW série E34 e E36 320i/325i 5HP18, 1991
Primeiro automático de 6 marchas: BMW série 7 E34 ZF 6HP26
Menção honrosa: Jeep Grand Cherokee 45RFE 1999 tinha um câmbio automático com 3 conjuntos de planetárias capaz de 6 marchas, mas só 5 eram usadas e a fabricante o anunciava como 4-marchas.
Primeiro automático de 7 marchas: Mercedes-Benz 7G-Tronic 2003
Primeiro automático de 8 marchas: Lexus LS 460 2007
Primeiro diferencial de deslizamento limitado: Studebaker 1956
Primeiro câmbio continuamente variável: DAF 600 “A-Type” 1958
Configuracão
Primeiro carro de motor e tração traseiros: Hertel 1896
Primeiro tração-dianteira: Cord L29 1929
Menção honrosa: Pennigton 1900 e Alvis 1929 (não vendeu mais que 150 unidades)
Menção honrosa: Citroën Traction Avant 1934
Primeiro tração-dianteira de motor transversal: Saab 92 1949 (Nota do editor do Ae: engano do autor da lista, o primeiro foi o DKW Front de 1932)
Menção honrosa: Mini Morris/Austin Seven 1959
Primeiro tração-dianteira com motor de 5 cilindros transversal: Volvo 850 1993
Primeiro tração-dianteira com motor de 6 cilindros transversal: Austins Kimberley e Tasman 1970
Menção honrosa: Saab Monster 1959 (não é veículo de produção)
Primeiro tração-dianteira de motor V-8 transversal: Cadillac DeVille 1985
Primeiro carro de tração nas 4 rodas: Caldwell Vale 1910 ou Four Wheel Drive 1911
Primeiro carro de tração integral: Jensen FF 1966
Menção honrosa: Lohner-Porsche 1901 (um produzido), tração nas 4 rodas elétrico
Menção honrosa: Jacobus Spyker 1902 (um produzido), primeira tração nas 4 rodas mecânica)
Menção honrosa: Type 53 1932 (três produzidos)
Menção honrosa: Citroën 2CV Sahara (tração integral com dois motores)
Primeiro transeixo traseiro: Lancia Aurelia 1950 (o Stutz Bearcat tinha um transeixo primitivo)
Primeiro carro de motor central: Zündapp Janua 1957 (ou possivelmente o Benz de corrida em forma de gota)
Primeiro carro de motor central e tração integral: Panther Solo 2 1990
Menção honrosa: Ford RS 200 1985 (homologação especial, Grupo B, só 200 produzidos)
Menção honrosa: Peugeot 205 Turbo-16 (homologação especial, Grupo B, só 200 produzidos)
Menção honrosa: Lancia Delta S4 1985 (homologação especial, Grupo B, só 200 produzidos)
Menção honrosa: Rover Metro 6R4 (homologação especial, Grupo B, só 200 produzidos)
Primeiro carro de 4 rodas esterçantes: Nissan Skyline HICAS 1985
Menção honrosa: caminhões off-road da Daimler-Benz nos anos 1970
Menção honrosa: Honda Prelude, abril de 1987
Menção honrosa: Chevrolet Silverado 2002
Suspensão
Primeira suspensão por barra de torção: Leyland 1921
Primeira suspensão dianteira independente: Lancia Lambda 1924
Primeiros amortecedores hidráulicos: Hudson 1933 (amortecedores Monroe)
Primeira suspensão de molas helicoidais com amortecedores hidráulicos: Cadillac, Chrysler e Hudson, 1934
Primeira suspensão McPherson: Ford Vedette 1949
Primeira suspensão de coluna Chapman: Lotus Elite 1958
Primeira suspensão pneumática: Cadillac Brougham 1958
Menção honrosa: Cowley 1909 e Stout-Scarab 1933 (unidades pneumáticas Firestone)
Primeira suspensão auto-niveladora: Citroën DS 1955
Menção honrosa: Citroën Traction Avant 15H (Hydropneumatic) 1954
Primeira suspensão de controle eletrônico: Nissan Maxima 1985 (modelo de Mercado japonês)
Primeira suspensão totalmente ativa: Infiniti Q45 1991 (renomeado Q45a em 1992)
Primeiras barras estabilizadoras ativas: BMW série 7 2002 (Estabilização de Rolagem Ativa)
Freios
Primeira assistência de freios: Hispano-Suiza H6 1919 (assistência mecânica)
Menção honrosa: Duesenberg Modelo A 1921
Primeira assistência de freios a vácuo: Pierce-Arrow 1928
Primeiro freio a disco de série: Citroën DS 1955
Menção honrosa: HRG twincam 1956 usou freio a disco de helicóptero, Triumph TR3 1956 freios Girling (a Jaguar utilizou pioneiramente freios a disco em Le Mans 1953)
Primeiro freio antitravamento: Jensen FF 1966 (sistema Dunlop Maxaret, usado antes na aviação)
Primeiro sistema de freio antitravamento elétrico: Lincoln Continental Mark III 1969
Menção honrosa: Cadillac 1970 (só na traseira)
Primeiro sistema de freio antitravamento eletrônico: Lincoln Mark VII/Continental e Chevrolet Corvette, 1986
Primeiro freio de estacionamento elétrico: Lincoln LS 2003
Primeiro freio duplo-circuito em diagonal: Saab 95/96 1962
Primeira pastilha sem amianto: Saab 1983
Primeiro freio eletroidráulico: Mercedes-Benz SL 2003
Primeiro freio regenerativo: Toyota Prius 1994
Como se vê, a lista de primazias é mesmo extensa. Essa matéria terá continuação em breve abrangendo auxílios ao motorista, retenção passiva, pneus, iluminação, sistemas elétricos, climatização, entretenimento de bordo e itens genéricos.
BS
Nota: post atualizado com fotos às 16:20 do dia 6/09/2014