A grande novidade da linha VW Saveiro, sem nenhuma dúvida, é a chegada do modelo de cabine dupla no mês passado. Vem em três versões: Trendline (R$ 47.490), Highline (R$ 52.720) e Cross (R$ 59.990), sempre com motor 1,6-litro, com um porém: só a Cross traz o novo motor EA211 (novo até na Alemanha) de duplo comando e 4 válvulas por cilindro de 110/120 cv gasolina e álcool, enquanto as duas versões “civis” continuam com o EA111 monocomando e 2 válvulas de 101/104 cv.
Este começou a vida no Brasil com a inauguração da fábrica de motores em São Carlos (SP) em outubro de 1996, a chamada Fábrica 4 — a 1, em São Bernardo do Campo, a 2, em Taubaté e a 3, em São José dos Pinhais, região metropolitana de Curitiba.
Na Fábrica 4 são produzidos o EA111 1- e o 1,6-litro e lá já foi feito também o 1,4-l de 78/80 cv para o Fox de exportação a gasolina (não é mais) e para a Kombi, de 2006 até o final do ano passado, quando saiu de produção. E, claro, o novo EA211, que na mesma ocasião passou a propulsionar também o Fox Highline que tem exclusivamente o novo câmbio manual de seis marchas (teste “no uso” nos próximos dias).
A Saveiro cabine-dupla é a resposta da Volkswagen à concorrente Fiat, que desde 2009 tinha versão semelhante da Strada e que um ano atrás saiu com a novidade da terceira porta no lado direito.
A marca alemã partiu para solução ortodoxa de aumentar a cabine porém mantendo-a de duas portas, provendo acesso por portas mais compridas, que são as mesmas do Gol 2-portas, lançado em novembro de 2012. Assim, o acesso ao banco traseiro também é ortodoxo, rebatendo o encosto do banco dianteiro e, dependendo da compleição física do passageiro que vai embarcar, levando o banco à frente.
Mas não foi providenciada a útil memória “mecânica”, que retorna o banco à mesma posição de antes, exigindo novo ajuste de distância, o que é longe de ser prático. Nesse ponto a terceira porta da Strada ajuda, embora o embarque/desembarque ao parar o carro para isso à esquerda numa rua de mão única complique, a exemplo do Hyundai Veloster.
Em março eu havia andado com a Saveiro Cross de cabine estendida, com esse novo motor EA211 e as impressões agora, com a nova versão, são exatamente as mesmas. A análise recai primariamente sobre a nova carroceria e o uso no dia a dia.
Apesar de a Saveiro Cross cabine-dupla estar homologada para cinco ocupantes, com três no banco traseiro, na verdade é um “2+3”, dado que o espaço para pernas é crítico, tal como na concorrente Strada, prevista para quatro pessoas apenas.
De qualquer maneira, tanto numa como na outra, abre-se possibilidade de transportar mais de um passageiro, especialmente se forem crianças, como levar os filhos junto num passeio ou viagem ou à escola. Para conforto ou pelo menos eliminar sensação de claustrofobia, os vidros traseiros são basculantes.
A Saveiro Cross mostra-se mesmo adequada para o uso diário, com um rodar firme porém confortável, “voando” por cima da buraqueira e das lombadas. Um detalhe interessante é a tampa da caçamba contar com uma mola a gás colocada sob o assoalho e longitudinalmente, de modo que a tampa não “cai” ao ser aberta, evitando eventual ferimento.
A caçamba acomoda até a borda 580 litros de carga, o comprimento é de 1.106 mm que, se é menor que uma caçamba de carroceria cabine simples ou estendida, tem bom tamanho. As caixas de roda ocupam pouco espaço e o estepe fica sob o assoalho da caçamba.
Boa de estrada, vai tranqüila nas velocidade praticadas nas autoestradas, com pouco abaixo de 3.400 rpm a 120 km/h. Mesmo com pneus mistos vai bem de curva e na hora de desacelerar ou parar os quatro freios discos mostram seu valor. A iluminação é potente, com os faróis altos auxiliados pelos de longo alcance que são combinados com os de neblina.
Já falado, o ponto alto é o motor EA211, que apesar de desenvolver apenas 120 cv com álcool, é de uma elasticidade notável, fora a suavidade de funcionamento mesmo com relação raio da manivela-biela (r/l) 0,31. Em marcha-lenta parece que o motor está desligado.
Ainda não há dados de consumo oficial Inmetro/Conpet e nem a fábrica fornece, mas com álcool, desde de que o tráfego não esteja congestionado consegue-se 9,5 a 10 km/h e 12,5 a 13 km/l na estrada, com álcool. Com o tanque de 55 litros se vai longe mesmo com o combustível feito de cana de açúcar. Consumo reduzido foi um dos pressupostos da nova família de motores EA211
Acho que o chefe supremo de estilo do Grupo Volkswagen, o italiano Walter d’Silva, que tem uma Saveiro na Alemanha e adora o veículo, vai se empolgar com o que a turma do Brasil fez!
BS
Fotos: Paulo Keller
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FICHA TÉCNICA NOVA VW SAVEIRO CROSS CABINE DUPLA | |
MOTOR | |
Instalação | Dianteiro, transversal |
Material do bloco/cabeçote | alumínio |
Configuração / n° de cilindros | Em linha / quatro |
Diâmetro x curso (mm) | 76,5 x 86,9 |
Cilindrada (cm³) | 1.598 |
Taxa de compressão (:1) | 11,5 |
Potência máxima (cv/rpm) | 110/5.750 (G), 120/5.750 (A) |
Torque máximo (m·kgf/rpm) | 15,8/4.000 (G), 16,8/4.000 (A) |
N° de válvulas por cilindro | Quatro, atuação indireta por alavanca-dedo roletada |
N° de comandos de válvulas | Dois, correia dentada / cabeçote / variador de fase na admissão, campo de 50º |
Formação de mistura | Injeção eletrônica multiponto no duto |
Gerenciamento do motor | Simos 15 |
Combustível | Gasolina comum e/ou álcool |
TRANSMISSÃO | |
Rodas motrizes / câmbio | Dianteiras / manual |
Número de marchas | 5 à frente + ré |
Relações de transmissão (:1) | 1ª 3,465; 2ª 1,954; 3ª 1,281; 4ª 0,927; 5ª 0,740; ré 3,182 |
Relação do diferencial (:1) | 4,357 |
SUSPENSÃO | |
Dianteira | Independente, McPherson, mola helicoidal, amortecedor pressurizado e barra estabilizadora |
Traseira | Eixo de torção, mola helicoidal, amortecedor pressurizado e barra estabilizadora |
DIREÇÃO | |
Tipo | Pinhão e cremalheira, assistência hidráulica |
Diâmetro mín. de curva (m) | 11,5 |
Relação de direção (:1) | 15,8 |
N° de voltas entre batentes | 3 |
FREIOS | |
De serviço | Hidráulico, duplo circuito em diagonal, servoassistido |
Dianteiros | Disco ventilado de Ø 280 mm |
Traseiros | Disco de Ø 232 mm |
RODAS E PNEUS | |
Rodas | Alumínio 6Jx15 |
Pneus | 205/60R15H |
PESOS (kg) | |
Em ordem de marcha | 1.133 |
Carga máxima | 607 |
CONSTRUÇÃO | |
Tipo | Monobloco em aço, picape 2 portas, 5 lugares, cabine dupla, subchassi dianteiro |
AERODINÂMICA | |
Coeficiente de arrasto (Cx) | 0,398 |
Área frontal (m²) | 2,24 |
Área frontal corrigida (m²) | 0,892 |
DIMENSÕES EXTERNAS (mm) | |
Comprimento | 4.511. |
Largura sem/com espelhos | 1.729/1.898 |
Altura | 1.553 |
Distância entre eixos | 2.750 |
Bitola dianteira/traseira | 1.435/1.493 |
CAPACIDADES (L) | |
Caçamba | 580 |
Tanque de combustível | 55 |
DESEMPENHO | |
Aceleração 0-100 km/h (s) | 10,6 (G). 10,1 (A) |
Aceleração 0-1.000 m (s) | 32,5 (G); 31,9 (A) |
Retomada 80-120 km/h, 5ª (s) | 18,5 (G), 17,9 (A) |
Velocidade máxima (km/h) | 174 (G), 177 (A) |
CÁLCULOS DE CÂMBIO | |
v/1000 em 5ª (km/h) | 35,5 |
Rotação em 5ª a 120 km/h | 3.380 |
Rotação em vel. máx., 5ª | 5.000 |
PRINCIPAIS EQUIPAMENTOS VW SAVEIRO CROSS CABINE-DUPLA | |
Acionamento elétrico dos vidros um-toque subir/baixar | |
Acionamento uma-varrida do limpador de pára-brisa | |
Ajuste de altura do banco do motorista | |
Ajuste de altura e distância do volante | |
Ajuste elétrico dos espelhos externos | |
Antena de teto | |
Apoio do pé esquerdo | |
Apoios de cabeça no banco traseiro com ajuste de altura | |
Arco de segurança em capotagem com função de aerofólio | |
Ar-condicionado com filtro de poeira e pólen | |
Áudio: AM-FM, toca-CD, Bluetooth, MP3 e entradas USB e Aux | |
Bagageiro de teto longitudinal | |
Bloqueio eletrônico do diferencial via freio | |
Capota marítima | |
Chave tipo canivete com alarme por controle remoto | |
Cintos de traseiros de três pontos (2) | |
Cintos dianteiros com pré-tensionador e limitador pressão | |
Controle de estabilidade e tração desligável | |
Controle de redução do freio-motor nas trocas de marchas | |
Desembaçador do vidro traseiro | |
Espelho externo direito com função de baixar orientação ao engatar ré | |
Estepe operacional com roda de aço | |
Faróis auxiliares de função dupla, neblina e longo alcance | |
Faróis duplos | |
Faixa degradê no pára-brisa | |
Freios ABS com BAS, EBD e função off-road | |
Ganchos deslizantes na caçamba para amarração de carga | |
Grade de proteção no vidro traseiro | |
Iluminação da caçamba integrada à 3ª luz de freio | |
I-System com Eco-Comfort, computador de bordo | |
Janelas traseiras basculantes | |
Limpador de pára-brisa com temporizador | |
Luzes de leitura dianteiras | |
Moldura latreral ‘Cross’ | |
Pára-choque dianteiro estilo off-road | |
Pára-sóis com iluminação | |
Porta-objetos nas laterais das portas | |
Porta-revistas nos encostos dos bancos dianteiros | |
Quatro alto-falantes e dois tweeters | |
Repetidoras dos indicadores de direção nos espelhos | |
Revestimento das portas em tecido | |
Sapatas de pedais esportivas | |
Sensores de estacionamento traseiro | |
Tampa traseira com amortecimento por mola a gás | |
Tomada de 12 V traseira | |
Travamento elétrico de portas | |
Velocímetro auxiliar digital (parte do I-System) | |
Volante multifuncional com comando do áudio e do I-System | |
OPCIONAIS | |
Pintura metálica | R$ 1.109 |
Pintura especial | R$ 1.385 |
Banco em couro sintético | R$ 501 |
Módulo Tecnologia | R$ 1.014 |
– Controle de velocidade de cruzeiro | |
– Sensores de chuva e crepuscular | |
– Retrovisor interno eletrocrômico | |
PREÇOS DO VEÍCULO | |
Básico | R$ 59.990 |
Como testado | R$ 61.505 |
Máximo | R$ 62.890 |