Já testamos, no uso, o Corolla Altis, topo de linha do modelo e que hoje tem preço sugerido de R$ 93.400,00. Agora foi a vez da versão de entrada, a GLI, que fica bem mais em conta, R$ 68.300,00, e que mecanicamente só difere do Altis por ter motor de 1,8 litro em vez do 2-litros e ter câmbio manual de 6 marchas em vez do CVT.
Particularmente considero que o 1.8-l de 144 cv a 6.000 rpm (álcool) dá e sobra. Tanto sobra que na vizinha Argentina não há a versão de 2 litros à venda, e olhe que lá é costume viajar a velocidades bem mais altas que aqui. O mesmo se passa com seu eterno rival Civic. Lá só vendem Civic com motor 1.8-l.
Peguei estrada com o GLI e ele estava “fraquinho”, pois tinha gasolina no tanque e com ela o 1.8-l “só” produz 139 cv a 6.000 rpm e 17,7 m·kgf a 4.400 rpm. E como ele anda bem! Como retoma bem velocidade, como se mantém bem em alta! E deu mostras que se portaria com muita naturalidade caso eu quisesse andar a mais de 160 ou 180 km/h por horas a fio, velocidades proibidas e inimagináveis por estas bandas, mas muito comuns na vizinha Argentina ou então nas autoestradas européias, cujo mercado onde a versão mais forte do Corolla tem motor 1,6-l aspirado de 132 cv. Nos Estados Unidos a versão mais potente é a 1,8-l de 140 cv, motor igual ao da Argentina e deste GLI.
Acelera bem ao longo das marchas e o corte de rotação, do tipo limpo, se dá a 6.500 rpm, 500 rpm acima da rotação de potência máxima. Perfeito.
Ele se mostrou muito econômico para um sedã desse porte e desempenho. Fez entre 9 e 11 km/l de gasolina na cidade e entre 13 e 15 km/l na estrada, ambos dependendo do tráfego.
O interessado em adquirir o modelo, portanto, não deve temer alguma “falta de motor”, caso opte pelo 1.8-i. Ele tem quatro válvulas por cilindro, dois comandos de válvulas, ambos variáveis, e é bastante elástico, com disponibilidade de boa potência desde baixa rotação. Na cidade requer poucas mudanças de marcha, e quando elas são necessárias é um prazer trocá-las. Na estrada retoma bem, mesmo estando em 6ª marcha, que é relativamente longa, pois a 120 km/h reais o giro segue a silenciosas 3.000 rpm. Os pneus Bridgestone Turanza ER300 205/55R16V se mostraram condizentes.
O novo Corolla, como já havia sido levantado no teste da versão Altis, ficou realmente muito bom de estrada. Viaja com uma grande serenidade, mesmo em velocidades acima da máxima permitida. Viajando, é preciso atenção para evitar que ele ultrapasse os 120 km/h reais, pois o bom isolamento acústico (mesmo não tendo manta fonoabsorvente sob o capô), a boa aerodinâmica, a suavidade e silêncio do motor e a ótima estabilidade mascaram a velocidade em que se está. E isso é bom, pois proporciona viagens descansadas para todos a bordo.
Por sinal, os bancos, revestidos em tecido cinza-claro, são bastante confortáveis. Os três adultos que cabem atrás terão cinto de três pontos e apoio de cabeça, e só o passageiro do meio encontrará um encosto um pouco duro. Já os outros terão um encosto macio e reclinado, ideal para um cochilo, e amplo espaço para as pernas. Pena o encosto desta versão não rebater, como o da versão Altis, o que aumentaria muito sua versatilidade de carga para bem além dos 470 litros. Há fixações Isofix e superiores (top theter) para cadeiras infantis.
O banco do motorista tem regulagem de altura, bem como o cinto de segurança; volante, distância e altura. A alavanca do câmbio está bem posicionada e os engates são leves e precisos, bons de cambiar, até o canal da 5ª e 6ª marchas é exato. Infelizmente a tampa do porta-objetos central atrapalha a movimentação do braço na troca de marchas, e esse é só mais um carro entre muitos com esse defeito, o que me leva a crer que projetem esses porta-objetos visando versões com câmbio automático. A solução é deixar sua tampa aberta, na vertical, para se ficar livre de cotoveladas.
O volante tem assistência elétrica variável, leve em baixa e firme em alta, ideal, e são 3,2 voltas entre batentes. Os pedais estão bem posicionados, porém o do freio bem que poderia estar um pouco mais próximo do pedal do acelerador para facilitar ainda mais o punta-tacco. Tem bom apoio para o pé esquerdo. O relé de seta tem som bem audível, o que torna difícil esquecê-lo ligado. Há luz de seta nos retrovisores externos e pisca-3. Os faróis, de refletores duplos, são excelentes. É necessário apertar a embreagem para dar a partida, e isso é bom, pois evita situações embaraçosas causadas por descuidos, fora que assim criança não consegue ligá-lo. A ré não é sincronizada.
Enfim, o Corolla, que há anos vinha conquistando clientes fiéis por qualidades já conhecidas como confiabilidade, economia, conforto e outro dotes, abriu seu leque de possíveis interessados, pois agora somou a elas o prazer de dirigir.
AK
Fotos: divulgação
FICHA TÉCNICA NOVO COROLLA GLI | ||||
MOTOR | ||||
Tipo | 4 cilindros em linha, transversal, variador de fase admissão e escapamento, flex | |||
Cilindrada (cm³) | 1.798 | |||
Diâmetro x curso (mm) | 80,5 x 88,3 | |||
N° de comandos/localização | Dois/cabeçote | |||
N° de válvulas por cilindro | Quatro | |||
Taxa de compressão (:1) | 12 | |||
Potência (cv)/rpm G/A | 139/6.000/144/6.000 | |||
Torque | Não informado pela Toyota do Brasil | |||
Formação de mistura | Injeção de combustível no duto | |||
TRANSMISSÃO | ||||
Tipo de câmbio | Manual 6-marchas | |||
Conexão motor-câmbio | Embreagem monodisco, acionamento hidráulico | |||
Seleção | Alavanca no assoalho | |||
Relações das marchas (:1) | 1ª 3,538; 2ª 1,913, 3ª 1,310; 4ª 0,971; 5ª 0,818; 6ª 0,700; ré 3,333 | |||
Relação de diferencial (:1) | N.D. | |||
Rodas motrizes | Dianteiras | |||
SUSPENSÃO | ||||
Dianteira | McPherson, braço triangular, mola helicoidal, amortecedor pressurizado e barra estabilizadora | |||
Traseira | Eixo de torção, mola helicoidal, amortecedor pressurizado e barra estabilizadora | |||
DIREÇÃO | ||||
Tipo | Pinhão e cremalheira, assistência elétrica indexada à velocidade | |||
Voltas entre batentes | 3,2 | |||
Diâmetro mínimo de curva (m) | 10,8 | |||
FREIOS | ||||
Dianteiros | Disco ventilado de Ø 274 mm | |||
Traseiros | Disco de Ø 259 mm | |||
Controle | ABS e EBD | |||
RODAS E PNEUS | ||||
Rodas | Alumínio, 5-raios, 6Jx16; estepe de aço, 6Jx16 | |||
Pneus | 205/55R16v, inclusive estepe | |||
DIMENSÕES (mm) | ||||
Comprimento | 4.620 | |||
Largura | 1.775 | |||
Altura | 1.475 | |||
Distância entre eixos | 2.700 | |||
Bitola dianteira/traseira | 1.519/1/521 | |||
Vão livre do solo, mínimo | 155 | |||
AERODINÂMICA | ||||
Cx | 0,30 | |||
Área frontal (calculada, m²) | 2,09 | |||
Cx x A (m²) | 0,627 | |||
CONSTRUÇÃO | ||||
Tipo | Unitária, aço estampado, 4 portas, 5 lugares | |||
PESOS e CAPACIDADES | ||||
Peso em ordem de marcha (kg) | Não informado pela Toyota do Brasil | |||
Peso bruto total (kg) | 1.635 | |||
Tanque de combustível (L) | 60 | |||
Porta-malas (L) | 470 | |||
CONSUMO DE COMBUSTÍVEL (km/l) | ||||
Cidade | 10,7 (G), 7,4 (A) | |||
Estrada | 13,2 (G), 9,1 (A) | |||
DESEMPENHO | ||||
Aceleração 0-100 km/h (s) | Não informado pela Toyota do Brasil | |||
Velocidade máxima (km/h) | Não informado pela Toyota do Brasil |