Hoje acordei com o pé esquerdo reclamando de tudo e de todos!
Ligo a televisão e nas notícias somente crimes, corrupção, desmandos, obras super-faturadas, ladroeira, desmatamento, cultura inútil e um blá-blá-bla irritante que me força a desligá-la.
Preocupante a situação, pois quando os malfeitores, os ladrões, os corruptos, os bandidos forem maioria, os bons cidadãos serão os diferentes e provavelmente serão tratados como criminosos.
Me lembro da história do bode… “coloque um bode bem fedido dentro de casa. Quando você tirar o bode da sala, tudo será bom comparativamente”.
É isso que acontece nos regimes totalitários, que ainda não é o nosso caso, graças a Deus. A população é entupida de más noticias e vem então uma excelente notícia previamente articulada que interessa ao poder e o povão aplaude e aprova o ditador salvador da pátria. Me dá medo só de pensar.
Continuando o meu desabafo, preciso dedicar mais tempo para a minha família, digo, a mim mesmo. Curtir mais a vida, viajar mais, descobrir novos caminhos e renovar as minhas amizades. Preciso voltar a ser engenheiro. Faz aproximadamente oito meses que me aposentei e não agüento mais ficar parado. Realmente não tenho vocação para ficar tomando cerveja e jogando truco na Praça da Matriz em Tatuí.
Neste ponto o AUTOentusiastas está me ajudando muito, pois posso continuar pensando e escrevendo a respeito da engenharia na indústria automobilística. Gratificante sim, porém não é suficiente. Quero participar de novos projetos, voltar a trabalhar em equipe e ter um objetivo maior que me faça dormir querendo acordar no dia seguinte para continuar o trabalho.
Quero trocar de carro. Sim, trocar de carro como a maioria das pessoas faz, sentir aquele cheiro de carro novo.
Começo a analisar as marcas e os modelos disponíveis no mercado brasileiro e a minha motivação quase desaparece. É tudo uma mesmice… Os veículos estão cada vez mais tão parecidos uns com os outros que não consigo mais identificá-los. Até os emblemas que identificam a força da marca estão ficando parecidos, ovais e bolachas. Elogios à GM, que aumentou o tamanho da gravata-borboleta Chevrolet e a tirou do círculo, se fazendo identificar facilmente. E as cores então, tudo o mesmo padrão, preta, prata, branca, tonalidades de cinza e algumas raras vermelhas.
De vez em quando vejo um Ford Hobby se destacando na multidão, velhinho mas com personalidade. Sim, a personalidade que está faltando à maioria dos veículos atualmente.
Como era legal quando era fácil identificar as marcas e os modelos a quilômetros de distância, Simca Chambord, Gordini, DKW, Fusca, Aero-Willys, Galaxie, Dodge Dart, Karmann-Ghia, JK, Interlagos, Puma e muitos outros que fizeram a historia da indústria automobilística no Brasil. E as cores então, era um verdadeiro arco-íris, amarelas, verdes e azuis em várias tonalidades, bordô, bege, marrom e até as pinturas saia e blusa com o teto de uma cor e o resto de outra.
Me lembro o sucesso que foi quando a Porsche na década de 1970 lançou aquelas cores chamativas: roxa, verde limão, amarelo ovo etc.
O Ford Fiesta, BE91, também adotou cores chamativas na década de 1990.
Os projetos virtuais estão acabando com os artistas. Está tudo muito certinho, as curvas, retas e planos com concordâncias perfeitas, sem falar na aerodinâmica que esta contribuindo para deixar tudo igual.
Falta aquele toque “imperfeito” de mestre. Falta o designer que bota a mão na massa, digo, na argila, e deixa aflorar aquele sentido que nasce na alma e faz toda a diferença.
Sempre ouço falar que o veículo é de entrada, por isso a simplicidade. Simplicidade sim, mau gosto e má funcionalidade, não.
O aspecto funcional deve sempre prevalecer. Por exemplo, o mostrador dos instrumentos deve apresentar facilidade imediata de leitura com caracteres grandes que informem just in time a velocidade do veículo, a rotação do motor, o nível de combustível, a temperatura do motor, sem falar das informações como luzes de alerta e outras.
Sempre gosto de dar exemplos que firmem o conceito e neste aspecto não posso deixar de elogiar a BMW que normalmente faz veículos com uma funcionalidade e bom-gosto incríveis e provavelmente sem gastar muito dinheiro.
Veja o leitor que um simples vinco que parte do alto do pára-lama dianteiro e termina no rocker panel faz toda a diferença, dando o toque de mestre ao projeto de linhas simples porém com conteúdo. Sem falar das proporções da carroceria e das rodas que são realmente dignas de elogios.
Veja a simplicidade, o bom gosto e a funcionalidade do cluster dos instrumentos do BMW M6. Não poderia ser melhor!
Detesto painel de instrumentos tamanho gigante que parece que vai cair no colo. Não sei qual o motivo que os painéis de instrumentos estão crescendo tanto em volume. Não faz nenhum sentido para mim, pois diminuem o espaço interno da cabine, não agregam nenhum valor ao funcional e provavelmente são mais caros também.
Dou como exemplo o Ford New Fiesta, o qual conheço muito bem. Veiculo maravilhoso em estilo externo, quem sabe o mais bonito veículo brasileiro, porem peca por seu espaço interno e por seu painel enorme. Provavelmente poderia ficar mais bonito, mais espaçoso e mais barato se fosse desenhado com outra visão.
Outro bom exemplo de painel simples, bonito, pequeno e funcional é o que apresentava o Fiesta BE91 na década de 1990.
Fiesta BE91 1995, interior do veículo inglês com volante no lado direito. Veja o leitor as linhas simples e funcionais do painel, sem falar da cor clarinha do seu acabamento que deveria ser pelo menos opcional para os países quentes como o Brasil.
Nesta mesma linha, veja o leitor o interior do Porsche 911 , clarinho, funcional e de muito bom gosto.
Um outro bom exemplo de painel de dimensões adequadas e também de muito bom gosto é o Porsche Panamera
Enquanto estou escrevendo esta matéria fico pensando em qual carro novo vou comprar!
Quando trabalhava na Ford, trocar de carro era muito mais simples. Escolhia o modelo, a cor e pronto, já estava eu com o meu carro novo. Não precisava olhar para o mercado pois não pensava em ter um veículo de outra marca por motivos óbvios. Não tinha cabimento um engenheiro da Ford ter um Volkswagen ou um Chevrolet. Seria uma propaganda contra a companhia, coisa que eu nunca fiz. Hoje em dia estou liberto para escolher o carro que eu quiser.
E este é o ponto, está muito mais difícil a escolha, pois infelizmente não vejo nenhum grande destaque no mercado brasileiro que me faça sonhar em possuí-lo.
Com os carros chineses, ainda não me acostumei com a idéia, deixo para os outros…
Os carros japoneses e coreanos com seus olhos puxados e com linhas robotizadas não me atraem. Pelos testes e avaliações que eu tenho lido são veículos confiáveis e até poderiam ser uma opção. Quem sabe mais tarde.
Não gosto de utilitários esporte. São grandes e realmente ficam ocupando muito espaço no trânsito das grandes cidades, principalmente São Paulo, minha cidade natal. Não vejo lógica alguma a maioria dos grandões estarem vazios, somente com o motorista. É realmente um desperdício de espaço. Eu até que gostava do antigo EcoSport, jipinho que tinha personalidade, era durão no trabalho e com a melhor posição de dirigir que eu conheci nos veículos nacionais.
Os carros da Chevrolet são realmente os mais certinhos do mercado. São tão certinhos que me fariam parecer indo a um casamento de terno e gravata todos os dias.
Na realidade sou mais pelos carros pequenos e funcionais que tenham um bom compromisso de desempenho e consumo de combustível. Ainda melhor se forem divertidos de dirigir. Nesta categoria vejo o MINI Cooper e o mais novo lançamento, o Fiat 500 Abarth. Pena que o preço elevado me faça pensar duas vezes em ter o MINI turbo, por exemplo.
O Ford Ka com motor 1-L 3-cilindros me parece uma boa opção, pois tem todas as boas características de dirigibilidade, desempenho, consumo de combustível e diversão ao dirigir que tanto aprecio. Espero que venha logo a versão turbo.
O VW up! também me parece uma boa opção com seu motor tricilíndrico. Gosto do duas-portas, pois me lembra muito o primeiro Twingo, tanto em dimensões quanto em aparência, as quais aprecio.
Franceses, gosto dos vinhos, imbatíveis. Lembranças dos ícones, Renault Alpine etc.
Estava pensando também no VW Polo, um bom carro que infelizmente vai sair de linha, não sei o por quê.
Lendo a reportagem a respeito do novo VW Fox aqui no Ae, confesso que me simpatizei muito com o carrinho. Vou pesquisar mais e quem sabe fazer um test drive em alguma concessionária.
O VW Golf e o Ford Focus, mesmo maiores do que a minha preferência, realmente são muito legais, me parecendo os melhores compromissos de custo e benefício do mercado. Vou pensar seriamente no caso, ou um ou outro. Gasto um pouco mais porém ficarei muito bem servido, certamente.
Creio que também o leitor está em dúvida de qual veiculo novo quer ganhar de Papai Noel. Estou curioso!
CM