Vários fabricantes, a começar pela Chrysler, terão trabalho extra nas fábricas americanas que produzem suves, peruas altas e picapes durante o período de Festas, indicando confiança que o mercado americano de comerciais leves entrará aquecido em 2015.
Ao mesmo tempo, alguns estão estendendo o tempo de parada nas linhas que fabricam sedãs pequenos e médios, um segmento do mercado cuja demanda esteve mais fraca este ano.
A Fiat Chrysler Automobiles (FCA US) passará de dois para um turno durante cinco dias consecutivos começando sexta-feira em duas fábricas em Toledo, Ohio, que produzem o Jeep Wrangler, Wrangler Unlimited e Cherokee.
As vendas da Jeep nos EUA, a marca que mais vende, aumentou 44% este ano, chegando a 629.000 unidades até novembro.
É comum as fábricas americanas pararem entre o Natal e o Ano Novo.
As fábricas da FCA US em Belvidere, Illinois, que produzem o Dodge Dart e os Jeeps Patriot e Compass, trabalhará em turno único durante três dias: sexta, sábado e 29 de dezembro.
A fábrica da General Motors em Arlington, Texas, está funcionando com horas extras esta semana e na de 5 de janeiro para atender à forte demanda de redesenhados suves grandes modelo 2015. Há meses os concessionários reclamam de não receberem Chevrolet Suburban e Tahoe, GMC Yukon e Cadillac Escalade em quantidade suficiente.
A GM está também planejando horas extras para as fábricas americanas e canadenses onde são fabricadas a novas picapes médias Chevrolet Colorado e GMC Canyon, as peruas altas médias Chevrolet Equinox e GMC Terrain, e as peruas altas de porte grande Chevrolet Traverse, GMC Acadia e Buick Enclave. O mesmo para a fábrica de Bowling Green, Kentucky, a casa do Chevrolet Corvette.
As vendas de picapes nos EUA, ajudadas por novos modelos, preços da gasolina em queda e economia fortalecida, cresceram 10% este ano até novembro, enquanto as vendas de carros o foram de apenas 1%. Ao todo, a vendas de veículos leves cresceram 6% este ano e caminham para o quinto ano consecutivo nesse ritmo após do colapso da indústria de 2008-09.
“Vemos uma convergência de circunstâncias econômicas favoráveis levando a demanda de veículos em níveis anteriores à recessão, incluindo ganhos contínuos no mercado de trabalho, maior confiança do consumidor em oito anos e preços baixos dos combustíveis,” disse John Krafcik, presidente da TrueCar. “Este ano foi notável em termos de crescimento e faturamento resultantes dos enormes ganhos em picapes, veículos utilitários e vendas de carros de luxo. Achamos que 2015 será ainda melhor.”
Produção em alta
A produção de veículos leves nos EUA está projetada para chegar a 17,25 milhões este anos, atrás apenas de 2000, quando foram produzidos 17,3 milhões, da acordo o Centro de Dados da Automotive News.
A acentuada queda dos preços da gasolina nos meses recentes levou alguns analistas a mais uma vez elevarem suas previsões de produção e vendas para 2015.
A LMC Automotive semana passada aumentou sua previsão de produção do mercado americano de 17,2 milhões para 17,4 milhões de unidades. Seria um aumento de 3% sobre o os níveis de produção projetados para 2014, disse a LMC.
“O investimento na região aumentará a capacidade em cerca de 500.000 unidades e, juntamente com a forte demanda regional por veículos, um panorama de produção mais positivo é esperado,” continuou a LMC,
Ao todo, as 17 fábricas da GM na América do Norte estarão paradas na maior parte desta semana e assim permanecerão além de 5 de janeiro em uma combinação de manutenção das fábricas, reequipamento e ajustes de produção para casar com a demanda de mercado.
As duas fábricas de picapes grandes em Fort Wayne, Indiana, e Flint, Michigan, ficarão fechadas de 5 a 12 de janeiro para manutenção, segundo fontes que estão a par do programa.
A fábrica da GM em Fairfax, perto de Kansas City, no Kansas, que produz o Chevrolet Malibu e o Buick LaCrosse, pararão por sete semanas consecutivas a partir de hoje, voltando a produzir em 9 de fevereiro, segundo fontes.
O porta-voz da GM, Bill Grotz, não confirma a duração da parada em Fairfax, mas disse que a fábrica estaria parada para manutenção e projetos de mudanças lá “destinadas a melhorar a competitividade futura da fábrica, “ incluindo novas instalações de pintura. Ele disse que a GM produziu volume de Malibu e LaCrosse antecipadamente para atender a demanda dos consumidores durante a parada.
Queda da Cadillac
Duas fábricas da GM interromperão a produção duas semanas além das festas, voltando em 19 de janeiro, segundo o Centro de Dados da Automotive News. Elas são a fábrica de Lansing, Michigan, que produz os Cadillac ATS e CTS, e a linha “Flex” em Ontário, no Canadá, de onde saem o Buick Regal, o Cadillac CTS e os Chevrolet Camaro e Impala.
As vendas da Cadillac nos EUA caíram 15% este ano e os licenciamentos totais foram 6% menores.
A Nissan Motor Corp., fabricante que superou o mercado americano este ano, não pretende produzir no período de festas de fim de ano. As fábricas ficarão sem atividade depois de terça-feira e voltarão a funcionar em 5 de janeiro, disse um porta-voz.
A Toyota Motor Corp., que viu as vendas de picapes subiram cerca de 12%, adotará o mesmo esquema, fechando a partir de quarta-feira e reiniciando no dia 5 de janeiro.
Na Ford Motor Co., a parada nas festas é o começo de mais de um mês sem produzir na área de picapes da fábrica de Kansas City. A produção da F-150 irá parar desta terça até 15 de fevereiro para se preparar para produzir a redesenhada picape 2015.
A Ford programou parada extra nas fábricas onde produz vários modelos, incluindo Fiesta, Fusion, Focus, C-Max e Lincoln MKZ.
Mas enquanto isso os funcionários estão trabalhando extra para produzir a Super Duty, o Escape e o Lincoln MKC. A parte da fábrica de Kansas City que produz as vans Transit também operará em horas extras.
As fábricas Hyundai e da Kia na Geórgia e no Alabama, respectivamente, incumbidas da produção do Elantra, Sonata e Santa Fe, e Optima e Sorento, também trabalharão extra, segundo o Centro de Dados da Automotive News.
A Mitusibishi, mesma coisa, horas extras na fábrica de Normal, Illinoiis, que produz a perua alta Outlander Sport. As vendas deste veículo foram de 29.300 unidades, salto de 25% no ano, contribuindo para licenciamento total nos EUA 27% maiores. (Automotive News/Nick Bunkley, Mile Colias e Larry Vellequette).
As/BS