Nas duas últimas semanas ocorreram fatos relacionados a trânsito que são de arrepiar. A impressão que passa é a de as autoridades terem perdido o resquício da noção do ridículo que ainda tinham.
A primeira notícia vem do Sul e foi publicada no portal SulinFoco, como pode ser visto no fac-símile acima. Ou seja, a fábrica de motoristas idiotas continua a pleno acelerador. Diminui cada vez mais a noção de responsabilidade dos motoristas brasileiros, que “aprenderam” a reduzir velocidade quando necessário ou obedecer à sinalização para tal, somente diante desses verdadeiros dejetos viários chamados lombadas. Elas inexistindo passou a significar “tá limpo, pode mandar ver.”
Como quase sempre, a colocação de lombadas gera frases do tipo “Estes redutores, além de atenderem reivindicações dos moradores que clamavam por mais segurança nestes locais, a partir de agora será mais uma forma de prevenir os acidentes que acontecem por excesso de velocidade.”
Isso que está acontecendo no Brasil ainda terá conseqüências mais trágicas. Com motoristas cada vez mais idiotizados o resultado não poderá ser outro.
E agora, São Paulo, vítima da sanha tresloucada do prefeito Fernando Haddad — aquele mesmo do “nós pega o peixe” — e do secretário municipal de Transportes, Jilmar Tatto, que como sabem são do partido que nem ideário tem.
A novidade agora é fechar a av. Paulista aos domingos, conforme divulgado e noticiado no portal Destak no dia 16, terça-feira passada. Av. Paulista e a via elevada apelidada de “Minhocão”. Estudos, por enquanto.
Essa dupla acha que na av. Paulista não mora ninguém, não há vários hospitais, cinemas, teatros, lojas e que não é uma importante via de tráfego, só pode ser. Será que se pode ir lá de bicicleta? Certamente. Se estiver frio e/ou chovendo, é mero detalhe. Ou num verãozão de 35 °C.
E tem essa de fechar o “Minhocão” — sei lá, talvez o nome do elevado, Presidente Costa e Silva, um general, dê arrepios nesses dois petistas — como se São Paulo tivesse vias sobrando e a ligação Leste–Oeste fosse bobagem. Já fecha aos domingos, absurdo, mas pelo menos não é dia útil, ao contrário de sábado.
Outra da dupla foi anunciada esta semana, criar uma faixa exclusiva para veículos de serviços. Sabe que a veículos essa dupla de petistas se refere? Pasme: ambulâncias, carros oficiais e transporte de carga. A notícia foi dada no portal G1.
Leia bem o que secretário afirmou, está no último parágrafo visível no fac-símile do G1: “priorizar o coletivo em detrimento (nosso grifo) do individual”.
Se coletivo é ambulâncias, carros oficiais e transporte de carga, então eu não conheço mais o meu idioma. Mas está aí uma armadilha — mais uma, pior que a da Ponte das Bandeiras! — fácil de adivinhar: burguês botou uma roda do carro na faixa “coletiva” alguma câmera o flagrará. Como disse o Boris Feldman na coluna dele sábado, é o tilintar da moeda. Acrescento: o doce tilintar da moeda.
Mas a mesma matéria do G1 fiz que além da destinação da faixa citada acima há também o uso por motofretistas e veículos de comunicação. Com essa a duplinha petista já angariou a simpatia da imprensa que já lhe é simpática, já que jamais contesta essas atrocidades contra os cidadãos que os sustentam. Ou comprou.
Não esqueçamos da outra sanha dessa dupla, a de baixar a velocidade em tudo que é via da capital, como 70 km/h nas marginais do Tietê e do Pinheiros. Nestas, inclusive, o secretário justificou necessário para “reduzir os atropelamentos”. Endoideceu ou fingiu que, pois não há atropelamentos em vias onde não é possível atravessar a pé. Seria o mesmo que limitar a velocidade dos F-1 a 70 km/h porque um espectador pode cismar de atravessar a pista.
Quando a velocidade baixar de 90 para 70 km/h, parece que será em 1º de julho, chegará o momento de pôr em prática o plano de percorrer essas marginais a 35 km/h. Não é isso o que Haddad e Tatto querem, parar São Paulo?
Além do estrago de terem acabado com dezenas de milhares de vagas de estacionamento para dar a lugar a faixas para meia-dúzia de bicicletas, prejudicando a vida e atividade centenas de milhares de munícipes, esses dois parecem mesmo dispostos a acabar com majestosa cidade.
Fernando Haddad tem que ser impedido de continuar no cargo. Ele saindo Tatto vai junto. Atenção, portanto, Ministério Público e OAB.
BS