Autódromo de Zandvoort, Holanda, 4 de junho de 1967, terceira etapa do Mundial de F-1. Nessa corrida, duas estréias auspiciosas: o Lotus 49 e o motor Ford Cosworth DFV (double overhead camshaft, four valves). Corrida longa para os padrões atuais, 383 quilômetros cumpridos em 90 voltas na pista de 4.252 metros. O motor, custeado pela Ford, foi projetado por Mike Costin e Keith Duckworth para ser estrutural — parte da estrutura do carro — e assim foi no Lotus 49.
Os pilotos da equipe Lotus eram o inglês Graham Hill e o escocês Jim Clark. Hill obteve a pole position e liderava quando uma das engrenagens de acionamento dos comandos de válvulas quebrou. Jim Clark venceu, além de fazer a melhor volta. Largou em oitavo, pois havia pilotado o Lotus 49.
Por isso, duas estréias — carro e motor — e três vitórias.
Nesse vídeo de 10 minutos e 24 segundos respira-se o ambiente das corridas de F-1 quarenta e oito anos atrás que, mesmo distante de tecnologia atual, produzia corridas incomparavelmente mais espetaculares e — note — sem nenhum recurso para produzir força vertical descendente (downforce), e quando volantes de direção eram volantes de direção e existia um singela peça chamada alavanca de câmbio.
É muito bom rever Hill, Clark, Colin Chapman, Mike Costin e Keith Duckworth, além de outros pilotos como Jack Brabham, Jackie Stewart e Chris Amon.
Bom divertimento!
BS