A Honda confirma que trará o seu motor VTEC Turbo para o Brasil. A estréia da tecnologia no mercado nacional será na próxima geração do Honda Civic no país, que terá uma versão equipada com o 1,5 VTEC Turbo – modelo recentemente apresentado nos Estados Unidos.
A linha Honda VTEC Turbo com injeção direta de gasolina foi lançada no Japão no final de 2013. Os motores 2-L, 1,5-L e 1-L foram projetados para equipar automóveis de pequeno e médio porte e fazem parte de uma nova geração de motores que alia excelente desempenho a economia de combustível.
Com a utilização do exclusivo sistema VTEC desenvolvido há mais de 25 anos pela Honda — que controla eletronicamente a fase e levantamento das válvulas —, do turbocompressor e da injeção direta de combustível, foi possível obter uma linha de motores compactos com alta eficiência e desempenho. As variações de cilindrada 2-L, 1,5-L e 1-L permitem que os motores sejam adotados em modelos globais, de acordo com as características de cada veículo e particularidades do mercado onde é comercializado.
Esta geração de motores compactos combina a base dos consagrados motores Honda com sistema VTEC e novos componentes para aperfeiçoamento e desempenho: comando de válvulas variável com redução de atrito, turbocompressor com respostas rápidas e injeção direta de gasolina para obter um equilíbrio entre potência e torque, oferecendo excelente desempenho tanto em baixas quanto em altas rotações. O resultado são motores mais eficientes do que os aspirados equivalentes, com significativa redução de consumo de combustível, estimada de 5% a 10%. O 1,5 VTEC Turbo, que equipa a nova geração do Civic apresentada nos Estados Unidos, desenvolve 176 cv.
Este motor 4-cilindros, quando 2-litros, conta com injeção direta de gasolina, comando de válvulas variável, turbocompressor e arrefecimento do alto desempenho para máximo rendimento. Essa tecnologia permite atingir a potência de 284 cv, assim como baixo consumo e emissão de poluentes, em conformidade com as normas européias EURO 6, em vigor desde 2014.
A potência do 1-litro Turbo não foi informada.
Ae/BS