Esse é um tema que muito me atrai, pois está cada vez mais difícil encontrar autoentusiastas na essência. Ao longo do tempo fui percebendo que no meu círculo de amizades existem muitas pessoas que eu achava serem autoentusiastas “de coração” mas que não são de fato.
Muitos carros realmente bacanas estiveram comigo nestes últimos dois anos, mas eles não foram suficientes para que alguns dos meus amigos mais próximos aceitassem meus inúmeros convites para me acompanhar nos testes e obviamente andar esses carros também. Claro que a vida agitada em grandes cidades e compromissos profissionais e familiares dificultam e limitam a flexibilidade. Mas eu também sou bem flexível quanto aos convites.
Outra coisa que me intriga muito é quando estou testando um carro bem fora do comum como, por exemplo o Mégane R.S., e a primeira pergunta que aparece é sobre o consumo. Imagine eu, com o entusiasmo nas alturas, responder issoao invés de falar sobre o desempenho, sobre o comportamento, sobre o som do escapamento… Sempre que essa pergunta vem de cara para carros como esse meu ânimo para conversar se esvai. Um autoentusiasta verdadeiro pode sim considerar o consumo, mas ele primeiro pensa nos carros que deseja, e depois ele pode aplicar o filtro pensando no consumo. E não o contrário.
Outra coisa que me desanima profundamente é quando a pessoa fala que não comprou determinado carro porque o porta-malas é pequeno. Tem casos em que realmente a família é grande e o compromisso acaba sendo muito alto. Mas na maioria das vezes eu olho para a pessoa e penso comigo mesmo: “Aprenda a organizar melhor a bagagem ou leve menos coisas”. Antes eu falava isso, mas quando o cara não é um autoentusiasta ele não escuta. Então desisti.
Diante dessa situação eu passei um bom tempo tentando encontrar uma maneira de identificar um autoentusiasta na essência. Pensei sobre qual seria o comportamento de pessoas que considero e admiro pelo autoentusiasmo, como o MAO por exemplo. Há outros também, mas o MAO é um exemplo fácil para os leitores do AE entenderem.
Para pegar o pessoal “na curva” eu bolei um questionário. Ele não é muito científico e pode ser contestado ou povoado com uma série de “mas”. Porém, quando colocamos “mas” ou tentamos explicar a natureza de nossas respostas, quase sempre não estamos falando da nossa essência, ou nossa essência está sendo podada. O questionário é muito simples e direto, não dá margem para interpretações ou respostas considerando condições. Veja as perguntas e possíveis respostas.
Se você tivesse que fazer viagem de 400 km, sozinho(a), sem restrição de tempo, você…
Gostaria de ter um acompanhante para dirigir o carro
Faria o caminho pela estrada principal, reta e mais rápida
Escolheria o caminho por uma estrada secundária, com mais curvas e um pouco mais demorada
Qual foi o principal fator que levou a você se decidir pela compra do seu carro atual?
Consumo de combustível
Confiança na marca
Espaço interno
Prazer ao dirigir
Nível de conforto
Preço convidativo
Nível de segurança
Desenho da carroceria
Nível de qualidade
Você gostaria de ter um carro que dirigisse sozinho (carro autônomo)?
Sim
Não
Talvez
Quanto você gosta de dirigir?
Muito
Nem muito nem pouco
Pouco
Para identificar os respondentes que colocam o seu autoentusiasmo como uma prioridade eu fiz o cruzamento das respostas abaixo. Ou seja, considerei que o autoentusiasta na essência respondeu essas quatro questões com as seguintes respostas:
Se você tivesse que fazer viagem de 400 km, sozinho(a), sem restrição de tempo, você…
Escolheria o caminho por uma estrada secundária, com mais curvas e um pouco mais demorada
Qual foi o principal fator que levou a você se decidir pela compra do seu carro atual?
Prazer ao dirigir
Você gostaria de ter um carro que dirigisse sozinho (carro autônomo)?
Não
Quanto você gosta de dirigir?
Muito
Eu enviei o mesmo questionário para dois grupos muito diferentes. O primeiro deles é composto por meus familiares e amigos pessoais, um grupo que raramente participa do meu Facebook e formado por pessoas comuns. O segundo grupo foi formado pelos meus seguidores no Facebook, que naturalmente têm um interesse bem maior por carros.
O grupo família e amigos teve 118 respondentes que possuem carro e apenas 8 respondentes marcaram todas as respostas autoentusiastas, ou seja, 6,8%. Ou seja, estamos em extinção! Menos que uma pessoa em cada 10 é um autoentusiasta.
O segundo grupo, do meu Facebook, teve 134 respondentes e 41 marcaram todas as respostas “corretas”, correspondendo a 30%. Um resultado bem mais animador.
Em ambos os grupos a questão que mais limitou esse cruzamento foi a sobre o principal fator de compra do carro atual (prazer ao dirigir).
No primeiro grupo 74 pessoas responderam que gostam muito de dirigir, mas o prazer não uma prioridade. Apenas 14 (19%) dessas compraram seus carros pelo prazer de dirigir. No segundo grupo 118 gostam muito de dirigir, das quais 66 (56%) compraram seus carros pelo prazer proporcionado. Um resultado excelente.
Examinando os carros dos autoentusiastas desses dois grupos podemos claramente entender que quem faz o entusiasmo não é necessariamente o carro e sim seu dono. Também podemos notar as preferências dos autoentusiastas. A Ford, que é a quarta em vendas no nosso mercado, apareceu como destaque nos dois grupos. E a BMW também não poderia ter ficado de fora.
Como eu disse antes, essa pesquisa não é muito científica mas dá um bom papo. Se você não teria respondido as quatro questões da maneira indicada não significa que não seja um autoentusiasta. Significa que você não é só um autoentusiasta e considera também sua família, seu bolso e suas necessidade mais amplas.
Quem quiser um bom combustível para discussões pode ver o relatório dos dois questionários nos links abaixo:
Grupo família e amigos (pessoas comuns)
Grupo Facebook (pessoas com muito interesse em carros)
Embora depois de ler essa matéria possa haver um viés muito forte, seria legal ver o comportamento dos nossos leitores. Se você decidir responder o questionário, seja o mais sincero consigo mesmo. Não pense muito para responder e não imagine situações. Seja direto. Dentro de umas duas semanas eu prometo publicar o resultado.
Grupo leitores do AE (super autoentusiastas)
PK
#eusouae