A Honda apresentou 5ª feira passada, em São Paulo, o novo Accord 2016, o de 9ª geração. O modelo passou por alterações no desenho que deixaram o visual moderno e imponente, além de trazer novas tecnologias e acabamento aprimorado. O modelo, importado dos Estados Unidos, será disponível na versão EX, dotada do motor i-VTEC 3,5-litros V-6 de 280 cv e câmbio automático Hondamatic de seis marchas, agora com borboletas. Seu preço ainda está por ser definido e evidentemente não é um carro de grande volume, estando previstas 120 unidades por ano.
A frente foi redesenhada e as linhas são marcantes com a nova grade cromada, além do conjunto ótico inédito com faróis e luzes de neblina exclusivamente em LED. O visual lateral foi realçado pelas novas rodas aro 18” com pneus 235/45R18. A traseira também passou por mudanças, incluindo pára-choque, lanternas em LED e, principalmente, defletor na tampa do porta-malas.
No interior, as principais novidades são as sapatas de pedais esportivas em alumínio; o acabamento com revestimento na cor preta e detalhes que têm aspecto de madeira; o novo acabamento no painel de instrumentos; a central multimídia com navegador integrado; e o encosto do banco traseiro dividido 60/40.
Outra tecnologia incorporada ao novo modelo é o sistema de partida a distância com acionamento pela chave. Esse dispositivo oferece mais conforto aos ocupantes, pois o ar-condicionado automático de duas zonas é acionado ao ligar o motor do veículo, permitindo que a cabine seja climatizada antecipadamente, aquecendo ou resfriando o ambiente interno até atingir 22 °C.
O Accord 2016 traz revestimento dos bancos que combina couro e partes específicas em material sintético de alta qualidade, e detalhes com aspecto de madeira no painel e nas portas. O volante de direção tem ajuste de altura e distância e comandos do sistema de áudio e do controle de cruzeiro; bancos dianteiros contam com ajuste elétrico.
O modelo traz uma central multimídia com tela tátil de 7” desenvolvida para oferecer mais conectividade ao usuário. Essa unidade possui software avançado, incluindo GPS integrado com informações de trânsito por meio de radiofreqüência (sem necessidade de conexão com smartphones), inicialmente nas capitais São Paulo, Rio de Janeiro, Brasília, Belo Horizonte e Curitiba. O sistema possibilita conexão Wi-Fi com o uso de browser para acesso à internet (com veículo parado), além da conexão Bluetooth para realização de chamadas e reprodução de áudio, compatível com Apple CarPlay e Android Auto – é possível acessar informações e funções de smartphones e tablets diretamente na tela do veículo, por espelhamento.
Outra novidade no Accord é a disponibilidade de uma entrada HDMI, que permite a reprodução de áudio, vídeo e imagens em alta definição por meio de dispositivos como notebooks e câmeras digitais. Existem, ainda, duas entradas USB para MP3, pen drive e iPod/iPhone/iPad, além do DVD player e uma entrada auxiliar. O conjunto é complementado por um sistema de áudio premium com alto-falantes nas quatro portas, dois tweeters na dianteira e um subwoofer na traseira.
Para auxiliar o motorista em manobras, além dos sensores de estacionamento dianteiros e traseiros, a reprodução de imagem da câmera de ré oferece três modos de visão (normal, com campo ampliado e de cima para baixo), incluindo a função de guia dinâmica, na qual a linha de orientação acompanha o giro do volante.
Outra novidade na linha 2016 é a função de rebatimento elétrico dos retrovisores externos. Do lado direito, o retrovisor tem, ainda, dispositivo que monitora o ponto cego por meio de uma câmera localizada abaixo do espelho e mostra as imagens no display i-MID, possibilitando uma melhor visão da faixa de rodagem do lado direito do veículo.
O forte do Accord é o espaço interno, graças ao entre-eixos de 2.775 mm. As dimensões externas são 4.910/1.850/1.475 mm (comprimento/largura/altura) e o veículo pesa 1.632 kg (o capô passou a ser de alumínio); o porta-malas é de 506 litros e o tanque de combustível, de bons 65 litros. O espaço para os passageiros do banco traseiro é notável.
Comando do controlador automático de velocidade ao alcance do polegar direito
Como itens de comodidade, além do sistema de partida a distância pela chave, o Accord 2016 traz abertura da porta do motorista por aproximação, sensores crepuscular e de chuva e teto solar elétrico, além do pára-brisa com faixa degradê.
Desempenho
A Honda, lamentável e incompreensivelmente, continua a não informar desempenho. Duvido que tenha sido ordem de Soichiro Honda… Mas pode-se esperar aceleração de 0 a 100 km/h em algo próximo de 7 segundos altos e velocidade máxima em torno de 240 km/h. Consumo, nenhum número, ainda nem consta do site que dá todos os consumos, o http://pbeveicular.petrobras.com.br/TabelaConsumo.aspx. Mas a Honda disse que o Accord obteve classificação A na classe e na geral.
A versão EX do Accord 2016 continua dotada do eficiente motor i-VTEC V-6 de 3,5-litros (3.471 cm³, 89 x 93 mm) e 24 válvulas. O comando de válvulas tem fase variável e o afamado sistema VTEC faz variar o levantamento e a duração de válvulas abertas, ocorrendo a mudança de comportamento do motor a 4.800 rpm. Este é aliado ao câmbio automático de seis marchas, que agora traz borboletas. O motorista pode configurar a condução de acordo com o seu estilo, escolhendo entre o modo “D” (Drive), que privilegia o conforto e rodagem tranquila, ou o modo “S” (Sport).
O motor desenvolve 280 cv de potência a 6.200 rpm e 34,6 m·kgf de torque a 4.900 rpm, e inclui a tecnologia de Administração de Cilindro Variável (VCM, a sigla em inglês) que pode desativar três cilindros do motor, conforme a necessidade, para economia de combustível. Durante grande parte da condução urbana em velocidades mais baixas, a VCM permite que o motor com apenas metade do número de cilindros e, quando é preciso mais força, todos são acionados, numa transição imperceptível. segundo a Honda.
Para proporcionar ainda mais conforto e melhor dirigibilidade, o Accord traz diversos recursos que tornam o sedã uma referência no segmento de luxo. O motor possui um coxins eletro-hidráulicos ativos do subchassi dianteiro, desenvolvidos para reduzir significativamente as vibrações.
Outra exclusividade do modelo é o ANC e o ACS (Active Noise Control e Active Sound Control), um dispositivo que capta ruídos e vibrações na cabine por meio de um microfone e, através do sistema de alto-falantes, emite ondas sonoras contrárias que anulam ruídos. O sistema de áudio não precisa estar ligado.
O conjunto de suspensão teve componentes aperfeiçoados, como os amortecedores de alto desempenho, e a direção eletroassistida recebeu nova programação, para mais leveza em manobras e carga precisa em velocidades mais altas.
O Accord possui controle de tração e estabilidade e sistema de direção adaptativo que interpreta o movimento do motorista, enrijecendo o esterçamento quando o motorista executa correção inapropriada se o carro começar ao sair da trajetória em uma curva. O modelo é equipado também com assistente de partida em rampa.
Os freios são a disco nas quatro rodas, discos de 293 mm de diâmetro na dianteira e 282 mm na traseira. A suspensão dianteira é McPherson e a traseira, multibraço; tração, dianteira.
O pacote de segurança também inclui seis bolsas infláveis, sendo frontais de duplo estágio e os laterais dianteiros com provisão que reduz o risco de força excessiva de abertura das bolsas, e de cortina.
O Honda Accord tem três anos de garantia, sem limite de quilometragem, e estará disponível nas concessionárias a partir de janeiro de 2016, nas cores White Orchid (perolizada), Platinum Silver (metálica) e Crystal Black (perolizada). Trocas de óleo e revisões a cada 10.000 km ou 1 ano, prevalecendo o que ocorrer primeiro.
Faremos um teste “no uso” assim que possível.
BS
Galeria (fotos de divulgação)