A Citroën apresentou, através de sua marca premium DS, o novo DS5, com preço a partir de R$ 137.990,00.
As letras provém do modelo DS19, lançado em 1955 e que era uma autêntica nave espacial diante de carros de outras marcas. Essa tradição inovadora é o que fez a Citroën a criar a marca irmã com esse nome.
O DS5 vem com mudanças de estilo externo e interno, melhorias mecânicas e área de conectividade e informação mais modernas.
Os faróis combinam as tecnologias LED e bixenon a novas luzes deslizantes indicadoras de direção também em LED. Trazem também a iluminação de cruzamento, clareando para os lados quando de liga a seta (pisca).
Há três aberturas no teto que permitem passar luz, onde também há um console. Sobre o painel atua um display projetado no parabrisa, o volante tem a parte inferior retilínea, que ajuda na entrada e saída das pernas do motorista.
No setor eletrônico de comunicação e entretenimento, nova tela tátil colorida de 7 polegadas. Este sistema oferece acesso facilitado a todas as funcionalidades do carro (navegação, música, configuração do carro, computador de bordo etc.) e simplifica a ergonomia do espaço interno, já que substitui 12 botões no console central.
Com a chegada desta tela de nova geração, o Novo DS 5 terá mais possibilidades de conectividade: o Mirror Link (Android) e o CarPlay (iOS). Com esta funcionalidade, os aplicativos de seu smartphone são disponíveis imediatamente na tela do carro com toda segurança: basta conectar o aparelho (desde que compatível) por meio de um cabo USB.
Os bancos tem massageadores, úteis em viagens de longa duração.
O motor é o já conhecido THP associado a uma caixa de câmbio automática com troca sequencial de 6 marchas, da marca japonesa Aisin. Há comando para trocas esportivas, em rotações mais elevadas do que para uso normal. Graças à injeção direta de gasolina e ao uso de turbocompressor com trocador de calor ar-ar, são 165 cv de potência máxima a 6.000 rpm. O torque máximo é de 24,5 m·kgf e já aparece a 1.400 rpm, permanecendo constante até 4.000 rpm.
As suspensões e direção foram definidas para permitir ótima informação para o motorista do que se passa entre o carro e o solo. A direção tem assistência do tipo eletro-hidráulica, e se beneficia de uma calibragem específica para retransmitir sensações fiéis ao motorista.
Os freios tem discos de 301 mm de diâmetro na frente e 268 mm atrás, e além do obrigatório ABS, o DS5 vem com controle de estabilidade, de tração, auxílio à frenagem de emergência com repartição eletrônica de força e o assistente de partida em rampa, que evita volta para trás em subidas quando se sai da imobilidade.
O interior tem couros em três tipos, de acordo com o local de aplicação, buscando riqueza visual e tátil. Os metais são empregados nos emblemas DS nas portas e no console de assoalho, além de molduras de acabamento metalizado.
O carro vem com 3 anos de garantia contratual e 12 anos de garantia anticorrosão perfurativa. Outro ponto importante é o plano de manutenção com preços fixos, programa de pós-venda para as revisões em intervalos regulares de 10.000 km.
JJ