Da Automotive News
Depois de ter apresentado há alguns meses seu primeiro suve, o F-Pace, a Jaguar informa que as peruas ou station wagons não mais farão parte da linha de produtos da marca, já que mesmo na Europa, o maior mercado para esse tipo de carro, as vendas estão diminuindo muito nos últimos anos.
Ian Callum, o diretor de Design da Jaguar disse que é triste dizer isso, mas que o mercado de peruas é muito difícil de justificar, já que foi enormemente diminuído com as ofertas cada vez mais numerosas de suves, de marcas já tradicionais e das que estão agora iniciando suas ofertas.
No ano passado, quando o novo sedã XF foi lançado, a versão perua já havia deixado de existir. A foto mostra a versão esportiva, XF-R, de 2013. Antes dela, havia também a versão no X-Type, que foi o único station wagon vendido nos EUA.
Os mercados em que as vendas da Jaguar aumentam consistentemente, como China e o Oriente Médio, não refletem saúde na venda de peruas, e a decisão foi concentrar esforços nos suves, agora que o F-Pace já está à venda.
Um carro menor nessa crescente categoria está sendo desenvolvido, e deverá ser similar em muito da parte estrutural, mecânica, elétrica e eletrônica aos Land Rovers, já que as empresas pertencem ambas ao grupo indiano Tata.
Não é uma notícia agradável para os adeptos das peruas, mas uma realidade de mercado irrefutável para a maior parte dos fabricantes.
JJ