Um caminhão Volvo especialmente preparado e batizado de Iron Knight (cavaleiro de ferro) bateu dois recordes mundiais de categoria da FIA, a Federação Internacional do Automóvel.
Acelerando a partir da imobilidade, alcançou os 500 metros em 13,71 segundos e os 1.000 metros em 21,29 segundos, atingindo a velocidade de 276 km/h durante o evento.
O motor diesel de seis cilindros em linha e 12,8 litros tem 2.430 cv e 612 m·kgf de torque, fazendo a potência subir quase cinco vezes e o atingindo o triplo de torque em relação ao original D13 da família de caminhões FH, pela aplicação de quatro turbocompressores e várias alterações para fazerem conjunto com esses componentes. O objetivo de marketing era demonstrar a capacidade do câmbio robotizado de dupla embreagem da marca, chamado de I-Shift.
O vídeo mostra as tomadas de tempo, tendo que obrigatoriamente ser feitas em dois sentidos da pista para eliminar influência de vento a favor ou contra, como dita o regulamento internacional da FIA para as tentativas de recorde de velocidade. Os tempos marcados são a média das tomadas em ambos.
Arrepiante…
JJ