Em 1976 a Audi colocou à venda seu primeiro motor de cinco cilindros em linha, instalado no modelo 100. Tinha 2,1 litros e 138 cv. O ano seguinte viu a chegada do diesel com cinco cilindros e 71 cv. Em seguida, uma versão com turbocompressor instalado no motor a gasolina chegou ao mercado, e com 172 cv começou a deixar os entusiastas de antenas ligadas.
Mas o motor ficou famoso mundialmente apenas a partir de 1980, com o lançamento do Audi Quattro, que dito de forma curta e simples, foi o primeiro carro de rua com tração nas quatro rodas a funcionar corretamente o tempo todo, e fazer esse tipo de tração uma demonstração prática de domínio de tecnologia, gerando trabalho de muitas marcas para colocar seus all wheel drives no mercado.
Apesar de terem ficado por um período não tão difundidos dentro da linha da Audi, foram também aplicados em modelos da Volkswagen. Em 2009 o TT teve a versão RS adicionada à linha, chegando com o cinco-cilindros, e reavivou a dedicação da marca de Ingolstadt a esse sempre curioso motor.
Hoje, nesse modelo, tem 405 cv e 49 m·kgf de torque máximo, e um som magnificamente furioso quando se acelera para valer.
JJ