A Toyota do Brasil apresentou duas séries especiais, de uma vez só, para o Etios e o Corolla (foto acima). Ambas, segundo a fabricante, atendem pesquisas feitas com consumidores que dizem que ambos modelos precisam de versões com apelos mais fortes para quem tem idade abaixo das médias padrão de cada carro.
Há mudanças em quantidade razoável em ambos, para chamar a atenção e despertar curiosidade de mais pessoas.
As modificações foram planejadas e desenvolvidas no novo CPA (Centro de Pesquisa Aplicada) da Toyota, localizado na fábrica de São Bernardo do Campo que existe desde 1962 no mesmo endereço. Pode-se dizer que essas novidades aqui geradas dão mais força para a equipe brasileira diante da matriz japonesa, algo que deve ser sempre motivo de comemoração.
As alterações são as seguintes:
Etios Ready!
Apenas na carroceria hatch, para estar mais de acordo com a proposta de atingir um maior número de compradores jovens, é simples na aparência, pois não tem faróis de neblina ou rodas de liga leve. Um item bem interessante é o suporte para bolsas e mochilas fixados junto das hastes dos encostos de cabeça dos bancos dianteiros, além de bolsa organizadora e tapetes para o porta-malas. O emblema Ready! é um adesivo e está nas colunas C.
Baseado na versão intermediária XS, o modelo vem com itens importantes como ar-condicionado, direção assistida elétrica, controle de velocidade de cruzeiro, engates Isofix para bancos de crianças e central multimídia atualizada e com teclas, agora mais fácil de operar, que inclui GPS, DVD, TV digital, Bluetooth e USB. O motor é o 1,5-litro de 102/107 cv (G/A) e 14,0/14,4 m.kgf (G/A), sempre com o câmbio automático de quatro marchas. De acordo com a marca, a expectativa de vendas é de 250 unidades por mês.
Há apenas duas cores, o vermelho Fúria e o prata Premium. O preço é R$ 56.900 e começa a ser vendido em 11 de outubro. O carro vermelho ficou especialmente jovial com a capa de para-choque e grade desenhada pelos estilistas aqui do Brasil para a versão Platinum, mas com acabamento de pintura diferente. Ficaria melhor com bons faróis de neblina que não vêm no pacote Ready!
Corolla Dynamic
O Corolla Dynamic se caracteriza pelo visual mais esportivo, que combinou muito bem com suas linhas — especialmente da dianteira — que considero das mais ousadas e inovadoras entre todos os carros fabricados no Brasil. Com rodas em preto brilhante combinando com os retrovisores, deveria ter rodas de desenho exclusivo para diferenciar mais ainda a versão. O para-choque dianteiro tem adicionadas luzes de uso diurno em LEDs. Na traseira, apenas o emblema com o emblema Dynamic, enquanto o interior tem revestimento de couro em preto e não de cor clara como na XEi, versão na qual a série se baseia. Há molduras com imitação de compósito de fibra de carbono, exclusivas do Dynamic.
Ar-condicionado digital, vidros elétricos com função um toque, controle de velocidade de cruzeiro e central multimídia com GPS, Bluetooth, TV digital e DVD vêm de série.
Motor e câmbio são os mesmos já conhecidos, 2,0 flex de 143/154 cv (G/A) e 19,4/20,3 m.kgf (G/A), com câmbio CVT MultiDrive, com função Sport que simula sete marchas.
A Toyota espera vender 400 unidades por mês do Dynamic, com preço de R$ 95.800, encaixando a versão entre o XEi (R$ 93.720) e Altis (R$ 107.030). Já está disponível nas concessionárias.
Galeria de fotos:
JJ