Já estão rodando no Reino Unido as primeiras mulas do novo Land Rover Defender, confirmou à revista britânica semanal Autocar o presidente-executivo da Jaguar Land Rover, Dr. Ralf Speth.
Mulas são veículos que são feitos antes dos protótipos, e tem as partes de suspensões, freios, direção, tanque, motor, transmissão e elétrica/eletrônica, entre outras, “escondidas” em carros já existentes, que podem ou não ser alterados externamente para acomodar esses componentes. Dessa forma, podem rodar em vias públicas sem mostrar como será o novo carro na sua aparência. As mulas também tem pesos adicionados ou aliviados para aproximar ao máximo do peso do carro em desenvolvimento.
A imagem mostra uma estimativa artística feita pela revista, baseado em informações de várias fontes, e segundo eles, aparenta ser muito próximo do design já pronto e agora em desenvolvimento, o que significa transformar as vontades dos artistas em peças feitas por engenheiros e projetistas para produção real. Não será parecido com o Evoque nem com o Discovery, afirmou o Dr. Speth, o que deixa aliviados os entusiastas do modelo, que são em sua maioria, adeptos do conceito “puro e duro” para um veículo fora-de-estrada, e praticamente exigiram ao longo dos últimos anos, que o carro seja o mais parecido possível com o antigo modelo. O Defender será apresentado ao mercado em 2018, mas sem se saber ainda em que época do ano.
A estrutura é baseada no Discovery e no Range Rover Sport, e terá muita liga de alumínio, como no modelo descontinuado, mas com grande parte exclusivo do Defender. Não se esclareceu se haverá chassis separado da carroceria (body-on-frame), ou se uma estrutura monobloco é a escolhida.
Speth diz que todos na empresa sabem que estão desenvolvendo um ícone, e que a arquitetura tem muitas diferenças em relação aos outros modelos da Land Rover, pois o carro é essencialmente diferente destes. Afirma também que todos os modelos da empresa são feitos para dar lucro financeiro, e mesmo sendo relativamente de pequena produção, o novo Defender irá suceder nesse sentido, mantendo e mesmo melhorando suas habilidades fora-de-estrada e sua confiabilidade.
Um projeto de enorme responsabilidade, este.
JJ