A picape VW Saveiro ano-modelo 2017 chegou em março p.p. e publicamos matéria sobre as novidades, mostrando as versões e demais detalhes. Entre as mudanças, o “divórcio” das linhas do Gol para que a Saveiro passasse a ter identidade própria, objetivo que foi alcançado. Na ocasião o teste foi breve e em circuito, a pista do Haras Tuiuti, a mesma onde fizemos boa parte da avaliação do Renault Sandero R.S. há um ano. Faltava ver como é a Saveiro, neste caso a Highline, só oferecida com carroceria de cabine dupla, no dia a dia, “no uso”, como convencionamos chamar aqui no AE.
O trem motriz consiste do motor EA111 de 1.598 cm³, 101/104 cv a 5.250 rpm e 15,4/15,6 m·kgf a 2.500 rpm; sua taxa de compressão é 12,1:1. O câmbio é manual de cinco marchas com v/1000 em quinta de 38,1 km/h, longa o suficiente para proporcionar confortáveis 3.150 rpm em velocidade de cruzeiro (120 km/h) em autoestrada e chegar à velocidade máxima de 172 km/h em quarta com o motor a 5.700 rpm. Dentro, portanto, do melhor esquema 4+E, já que são apenas 450 rpm acima da rotação-pico de potência e, melhor, num motor que vai alegre a 6.500 rpm. Aplausos a quem na VW tomou tal decisão. Mas não apenas por esse aspecto.
Como um todo, a Saveiro deixa transparecer qualidade de construção por todos os poros, da pintura externa na cor metálica azul Night (pela qual se tem de pagar R$ 1.384) à da cofre do motor que muitos consideram inútil, desperdício, mas eu não. O câmbio é desnecessário enaltecer, e a rodagem é notável, firme porém nada de desconfortável, no que as molas traseiras de constante variável têm grande participação e, numa certa medida, o eixo de torção, que tecnicamente é uma suspensão semi-independente (e não “interdependente”, como a VW descreve, criação imortal do grande amigo Mathias Petrich quando gerente de imprensa nos anos 1970/1980; infelizmente já nos deixou).
A Saveiro fico alta: o vão livre do solo é de 180 mm e isso se nota ao entrar, tem-se que “subir” nela. Chega a impressionar. Mesmo assim tem comportamento de Gol, o quer dizer irrepreensível. Não, não a dirigi com carga máxima, mas tenho certeza de que ela fica tão na mão quanto só com motorista. Algumas coisas percebe-se de longe e esta é uma delas.
O desempenho era o esperado, graças ao “velho” motor que surpreende cada vez mais pela elasticidade, com notável pegada em baixa e tendo faixa utilizável de potência de nada menos que 1.250 rpm — de 5.250 a 6.500 rpm. A aceleração 0-100 km/h divulgada é de 11,2 /10,9 segundos e a retomada 80-120 km/h em quinta é feita em 17,4/17,2 segundos, ótima em se tratando de uma quinta marcha “de repouso”. Isso dá melhor ideia do quanto o EA111 1,6-L é elástico. E muito suave, mesmo com relação r/l 0,31 (biela de 140 mm).
Portanto, andar com a Saveiro por aí, no uso normal, é muito agradável. A direção com assistência hidráulica nada deve às eletroassistidas, é rápida com sua relação 15,8:1 e três voltas entre batentes, mas o diâmetro mínimo de curva de 12,4 metros incomoda um pouco nas manobras em espaços apertados como nos estacionamentos atuais. Não é campeã de economia de combustível mas não vai deixar ninguém pobre: pelo Inmetro/PBVE, 10,9/7,6 km/l na cidade e 12,1/8,6 km/l na estrada (G/A). Numa ida a Jundaí, a 50 quilômetros de São Paulo, pela rodovia dos Bandeirantes, indo no limite pré-infração o computador de bordo mostrou 11,7~11,9 km/l sem dificuldade com gasolina e ar-condicionado ligado.
A Saveiro cabine-dupla, embora não seja um “carro de passeio”, acomoda (com algum aperto) três passageiros adultos, todos com seu cinto de três pontos e apoio de cabeça, o que é prático para um veículo de caçamba para 580 litros e carga útil de 623 kg. Não é picape “de transportar moto”, mas leva muita coisa, inclusive cargas altas tipo refrigerador.
Em resumo, uma boa picape para lazer e trabalho.
Preços
O preço básico da Saveiro Highline é R$ 64.590 e ela traz, de série, rodas de aço com pneus 205/60R15H, faróis e luz traseira de neblina, ar-condicionado (com filtro de poeira e pólen), desembaçador do vidro traseiro, volante funcional com comando do sistema de áudio e I-System, e com ajuste de altura e distância, direção com assistência hidráulica, faróis com função de aproximação e afastamento, e sistema de infotenimento “Media Plus” com Bluetooth, MP3 e entradas USB, SD-card e Aux-in.
O primeiro pacote é o Highline completo, por R$ 3.844: sensor de estacionamento traseiro, ganchos para amarração da carga e capota marítima, revestimento dos bancos em “couro sintético Native”, rodas de alumínio de 15″, tapetes em carpete e tomada 12-V na caçamba.
Há o pacote Composition Touch por R$ 830 que compreende sistema de infotenimento com esse nome, que inclui MirrorLink, e suporte para celular.
Há também o pacote Módulo Navegação, com sistema de infotenimento “Discover Media” de tela tátil, Bluetooth, comando de voz, GPS e App-Conncect. Esse custa R$ 2.142.
Se quiser, o cliente pode pedir a picape só com suporte para celular, por R$ 308. E tem as pinturas metálicas por R$ 1.384 adicionais.
BS
(Atualizado nesta data às 21h40 com inclusão do pacote Highline completo que havia sido omitido)
FICHA TÉCNICA NOVA VW SAVEIRO HIGHLINE 2017 | |
MOTOR | |
Instalação | Dianteiro, transversal, flex |
Material do bloco/cabeçote | Ferro fundido/alumínio |
Configuração / n° de cilindros | Em linha / quatro |
Diâmetro x curso (mm) | 76,5 x 86,9 |
Cilindrada (cm³) | 1.598 |
Taxa de compressão (:1) | 12,1:1 |
Potência máxima (cv/rpm) | 101/5.250 (G), 104/5.250 (A) |
Torque máximo (m·kgf/rpm) | 15,4/2.500 (G), 15,6/2.500 (A) |
N° de válvulas por cilindro | Duas, atuação indireta por alavanca-dedo roletada, fulcrum hidráulico |
N° de comandos de válvulas | Um/ correia dentada / cabeçote |
Formação de mistura | Injeção eletrônica multiponto no duto |
Gerenciamento do motor | Magneti Marelli 9GV |
TRANSMISSÃO | |
Rodas motrizes / câmbio | Dianteiras / manual |
Número de marchas | 5 à frente + ré |
Relações de transmissão (:1) | 1ª 3,769; 2ª 2.095; 3ª 1,281; 4ª 0,927; 5ª 0,740; ré 3,182 |
Relação do diferencial (:1) | 4,188 |
SUSPENSÃO | |
Dianteira | Independente, McPherson, mola helicoidal, amortecedor pressurizado e barra estabilizadora |
Traseira | Eixo de torção, mola helicoidal e amortecedor pressurizado |
DIREÇÃO | |
Tipo | Pinhão e cremalheira, assistência hidráulica |
Diâmetro mín. de curva (m) | 12,4 |
Relação de direção (:1) | 15,8 |
N° de voltas entre batentes | 3 |
FREIOS | |
De serviço | Hidráulico, duplo circuito em diagonal, servoassistido |
Dianteiros | Disco ventilado de Ø 256 mm |
Traseiros | Disco de Ø 232 mm |
RODAS E PNEUS | |
Rodas | Aço 6Jx15 |
Pneus | 205/60R15H |
PESOS (kg) | |
Em ordem de marcha | 1.117 |
Carga máxima | 623 |
CONSTRUÇÃO | |
Tipo | Monobloco em aço, picape 2 portas, 5 lugares, cabine dupla, subchassi dianteiro |
AERODINÂMICA | |
Coeficiente de arrasto (Cx) | |
Área frontal (m²) | 2,24 |
Área frontal corrigida (m²) | 0,892 |
DIMENSÕES EXTERNAS (mm) | |
Comprimento | 4.474 |
Largura sem/com espelhos | 1.713/1.893 |
Altura | 1.562 |
Distância entre eixos | 2.752 |
Bitola dianteira/traseira | 1.431/1.494 |
Distância mínima do solo | 180 |
CAPACIDADES (L) | |
Caçamba | 580 |
Tanque de combustível | 55 |
DESEMPENHO | |
Aceleração 0-100 km/h (s) | 11.2 (G). 10,9 (A) |
Aceleração 0-1.000 m (s) | 33.1 (G); 32,8 (A) |
Retomada 80-120 km/h, 5ª (s) | 17,4 (G), 17,2 (A) |
Velocidade máxima (km/h) | 170 (G), 172 (A) |
CÁLCULOS DE CÂMBIO | |
v/1000 em 5ª (km/h) | 38,1 |
Rotação em 5ª a 120 km/h | 3.150 |
Rotação em vel. máx., 4ª | 5.700 |
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