Após anos de conversa chega finalmente aos olhos do público o primeiro suve da marca Alfa Romeo, mostrado nessa quarta-feira (16) no Salão de Los Angeles. No plano de sobrevivência da famosa marca italiana de verve esportiva não poderia faltar o tipo de carro mais desejado no mundo hoje em dia. A Porsche que o diga.
O Stelvio chega como ano-modelo 2018, e tem tamanho contido para permitir ótimo comportamento dinâmico, para que os detratores desse tipo de veículo não tenham munição para falar mal da marca.
A arquitetura utilizada para o projeto do Stelvio é a Giorgio, de tração traseira, que chegou pela primeira vez no mercado no sedã Giulia. No Stelvio será usada de maneira padrão a tração nas quatro rodas, como não poderia deixar de ser.
A versão Quadrifoglio, que identifica os modelos de maior desempenho da Alfa Romeo, é a primeira a ser apresentada em Los Angeles, e vai concorrer numa briga gigantesca com Mercedes GLC, Jaguar F-Pace e BMW X3, entre outros. Não há falta de potência, com 511 cv e 61 m·kgf de torque máximo, provenientes de um V-6 de 2,9 litros com dois turbocompressores, acoplado a uma caixa automática de 8 marchas com troca por borboletas no volante, caso o motorista queira usá-las.
A aceleração informada é de 0 a 100 km/h em quatro segundos, com velocidade máxima de 284 km/h.
O mundo mudou mesmo. Não há dúvida.
JJ