Depois de lançar o suve T5 no Brasil, no final de fevereiro deste ano e dois meses depois eu ter feito o teste dele “no uso”, a JAC Motors apresentou nesta sexta-feira (18) a versão com câmbio automático CVT. Longamente aguardada por muitos, pois segundo o diretor-presidente da JAC aqui, Sérgio Habib, 75% dos crossovers e suves vendidos no Brasil são automáticos, a versão do T5 com o automatismo proporcionado pelo câmbio CVT deverá fazer muitos olharem com olhos diferentes este chinês que tem tudo menos a “carronalidade” de seu país. Isso quer dizer que de chinês não tem nada.
Frisei isso bastante nos dois textos com linka cima, que recomendo reler ou ler, uma vez que seria redundante falar tudo aqui de novo.
O JAC T5 automático CVT chega com o mesmo preço da versão manual de seis marchas, R$ 69.990 — seu preço definido R$ 5.000 mais, R$ 74.990, mas no começo, como promoção, será vendido pelo mesmo preço do do manual. Até quando, a JAC se absteve de informar. As versões manual e automática conviverão e a previsão de vendas é 300 veículos por mês.
O câmbio é fornecido pela empresa belga Punch Powertrain e resultou num acréscimo de peso de apenas 10 kg aos 1.210 kg da versão manual de seis marchas, que tem o mesmo número de marchas, só que virtuais. A conexão do motor com o câmbio é por embreagem em banho de óleo.
As trocas de marchas virtuais são feitas pela alavanca seletora trazendo-a da posição D para a esquerda, quando o câmbio entra em modo S e a faixa de relações fica mais estreita e o acelerador fica mais rápido. A partir desse ponto pode-se trocar manualmente. Para sair do modo a alavanca é levada para a direita, voltando ao D. Para voltar ao S, novamente traz-se alavanca para mais perto. Tudo fácil e intuitivo. E quando em trocas manuais é indicado no centro do velocímetro a marcha em uso.
A sensação de trocas é perfeita, como se tratasse de um câmbio de relações próximas, embora nas reduções não haja aceleração interina. A ligação mecânica proporcionada pela embreagem contribui para a boa sensação. Quando o motor chega a 6.250 rpm é feita a troca ascendente automaticamente.
A operação automática é boa, permite retomar sem variar logo a rotação, que só aumenta ao se pisar mais fundo no acelerador. Esse aumento provoca invasão do ruído do motor um pouco maior do que seria desejável, menos percebida na versão de câmbio manual.
A última relação do CVT dá uma v/1000 um pouco menor que no câmbio manual, 38,6 km/h contra 41, 9 km/h, o que eleva o giro a 120 km/h de 2.900 para 3.100 rpm. O controlador automático de velocidade, inexistente na versão manual, com comando no raio esquerdo do volante, é fácil de usar.
A JAC não informou consumo, que deve ser um pouco maior do que com o câmbio manual, que pelo Inmetro é, com gasolina, 9,6/12,2 km/l cidade/estrada, e com álcool, 6,8/8,2 km/l. O carro que dirigi estava com gasolina e na rodovia dos Bandeirantes, sentido Capital, saindo do km 84, o computador de bordo indicou 10,0~10,5 km/l a 120 km/l, mas sem ar-condicionado. O único problema, de fato, no T5 é o tanque de apenas 45 litros. Pelo menos mais 5 litros seriam bem-vindos.
Elegante, espaçoso e com ótimo porta-malas, e seis anos de garantia, é certeza de tranquilidade, combinado com um rodar confortável e uma excelente estabilidade. Sua dotação de itens de conforto, comodidade e conectividade é elevada, como pode ser visto na lista abaixo em seguida à ficha técnica.
O consumidor que deseja passar ao mundo dos suves tem no JAC T5 uma boa opção considerando tudo o que foi dito nas duas matérias anteriores, e agora, com o CVT, um peso importante a mais na sua decisão.
BS
FICHA TÉCNICA JAC T5 CVT | |
MOTOR | |
Tipo | Quatro cilindros em linha, transversal, bloco e cabeçote de alumínio, duplo comando de válvulas, corrente, variador da fase na admissão, 16V, flex |
Diâmetro x curso (mm) | 75 x 84,8 |
Cilindrada (cm³) | 1.499 |
Formação de mistura | Injeção no duto |
Potência (cv/rpm) (G//A) | 125/6.000 // 127/6.000 |
Torque (m·kgf/rpm) (G//A) | 15,5/4.000 // 15,7 m·kgf/4.000 |
Taxa de compressão (:1) | 10,0 |
TRANSMISSÃO | |
Conexão motor-câmbio | Embreagem em banho de óleo |
Fornecedor do câmbio/tipo | Punch Powertrain (Bélgica)/VT2 |
Câmbio | Transeixo automático CVT, seis marchas virtuais com comando pela alavanca, tração dianteira |
Faixa de relações (:1) | 2,415 a 0,443 – ré 2,68 |
Espectro (:1) | 5,451 |
Relações das marchas virtuais (:1) | 1ª 2,41~2,28; 2ª 1,51; 3ª 1,00; 4ª 0,83; 5ª 0,65; 6ª 0,52 |
Relação do diferencial (:1) | 5,76 |
SUSPENSÃO | |
Dianteira | Independente, McPherson, mola helicoidal, amortecedor pressurizado e barra estabilizadora, em subchassi |
Traseira | Eixo de torção, mola helicoidal, amortecedor pressurizado e barra estabilizador integrada ao eixo |
DIREÇÃO | |
Tpo | Caixa de pinhão e cremalheira, assistência elétrica indexada à velocidade |
Diâmetro mínimo de curva | n.d. |
FREIOS | |
Dianteiros | A disco ventilado |
Traseiros | A disco |
Controle | ABS, EBD e auxílio à frenagem |
RODAS E PNEUS | |
Rodas | Alumínio, 6Jx16 |
Pneus | 205/55R16V, inclusive estepe |
CONSTRUÇÃO | |
Tipo | Monobloco em aço, suve, 4 portas, 5 lugares |
AERODINÂMICA | |
Coeficiente aerodinâmico | n.d |
Área frontal | 2,28 m² (calculada) |
DIMENSÕES (mm) | |
Comprimento | 4.325 |
Largura | 1.765 |
Altura | 1.625 |
Distância entre eixos | 2.560 |
Bitola dianteira/traseira | 1.480/1.475 |
Distância mínima do solo | n.d. |
PESO | |
Em ordem de marcha (kg) | 1.220 |
Carga útil | n.d |
DESEMPENHO (COM GASOLINA OU ÁLCOOL) | |
Velocidade máxima (km/h) | 192 |
Aceleração 0-100 km/h (s) | 12,3 |
CAPACIDADES | |
Tanque de combustível | 45 litros |
Porta-malas | 600 litros |
CÁLCULOS DE CÂMBIO | |
v/1000 máxima (km/h) | 38,6 |
Rotação a 120 km/h em 6ª | 3.100 |
MANUTENÇÃO | |
Revisões | 10.000 km ou 1 ano |
Troca do óleo do motor | 10.000 km ou 1 ano |
Troca do óleo do câmbio | 40.000 km |
EQUIPAMENTOS JAC T5 CVT |
Acionamento elétrico dos vidros dianteiros e traseiros |
Acionamento uma-varrida do limpador da pára-brisa |
Ajuste elétrico dos retrovisores externos |
Ajuste de altura do banco do motorista |
Alarme antifurto |
Alças de teto (3) |
Antena de rádio impressa no pára-brisa |
Apoio de cabeça (3) para no banco traseiro |
Ar-condicionado digital e automático |
Assistente de partida em aclive |
Banco traseiro dividido 60:40 e rebatível |
Bancos revestidos em couro com costura vermelha |
Barras de teto longitudinais |
Câmera de ré |
Cintos de 3 pontos retráteis p/ os passageiros do banco traseiro |
Cintos dianteiros com pré-tensionador |
Computador de bordo com hodômetro parcial, consumo médio e instantâneo, autonomia, velocidade média e tempo de viagem |
Controle automático de velocidade com comando no volante |
Controle de estabilidade e tração desligável |
Desembaçador traseiro |
Espelho retrovisor interno prismático |
Faróis de neblina |
Iluminação do porta-malas |
Indicador da marcha em uso quando em manual |
Lavador e limpador traseiro, com temporizador |
Luz traseira de neblina |
Luz de rodagem diurna (DRL) por LEDs |
Luzes de leitura dianteiras |
Luzes de segurança nas portas |
Monitor de pressão dos pneus |
Para-sóis com espelho e iluminação |
Pisca-3 |
Porta-óculos |
Porta-revistas no encosto dos bancos dianteiros |
Regulagem de altura do facho dos faróis de lâmpadas halógenas |
Repetidoras das setas nos espelhos |
Sensor de estacionamento traseiro |
Sistema multmídia Foxconn com conexão HDMI, Bluetooth, MP3, USB, SD card e função Mirror Link em tela tátil de 8 pol. |
Terceira luz de freio |
Sobretapetes |
Tomada 12 V |
Travas elétricas com controle remoto, travamento a 15 km/h |
Vidro do para-brisa com faixa degradê |
Volante com comandos multifunção |
Volante revestido em couro |