Nesses dias de Festas coincidiu de estarmos com o novo Gol Track, apresentado no Salão do Automóvel. Aproveitei e fiz uma viagem com ele, pegando tanto autoestradas como Ayrton Senna/Carvalho Pinto/Dutra e rodovias pista única nos estados do Rio de Janeiro e São Paulo em direção a Bananal, finalmente, quanto uma estreita e sinuosa estrada de terra em muito mau estado na Serra da Bocaina em área de preservação ambiental, onde cheguei a 1.400 metros de altitude (foto de abertura).
Como os demais Gol de motor 1-L, este tem o EA211 de três cilindros e aspiração atmosférica — o mesmo do up! 1,0 e do qual muito já falamos aqui. Portanto, melhores condições de avaliação desse motor no Gol não poderiam haver.
A principal característica desse Gol é a frente “diferente”, uma vez que é a mesma da Saveiro atual. Custa R$ 45.440 e tem boa dotação de itens de série, com mostra a tabela no final. Tem opcionais, mas ao escrever esta matéria o site da Volkswagen na parte ‘Monte o seu’ estava inoperante, de modo que os preços dos opcionais por ora não serão informados, embora eu não acredite que o preço final passe muito de R$ 50 mil.
Q proposta do Track é ser aventureiro, embora nada indique ter aptidão para tal, a começar pelos pneus de asfalto 195/55R15H Goodyear Efficient Grip. O que ficou melhor para pisos menos hospitaleiros foi a extremidade frontal da Saveiro que permitiu aumentar o ângulo de entrada de 16,4º para 18º; ajuda um pouco.
Talvez o fato mais notável desse teste foi constatar que mesmo perdendo 14% de potência devido à altitude não se percebe tanto a queda. Surpreendi-me verdadeiramente. Admirável também a desenvoltura para rodar na tal estradinha de terra e pedras pontiagudas, como se o Track estivesse no seu elemento natural. A VW não informa a distância mínima do solo e diz ser a mesma (sem informar quanto) dos demais Gol.
Mas o fato é mesmo andando relativamente rápido, com a suspensão comprimindo-se e distendendo-se mais do que normal, em nenhum momento o assoalho tocou o solo, nem mesmo o ponto mais baixo do chassi, o subchassi — mais próximo do chão que o cárter de óleo do motor, providencial por não haver protetor de cárter.
Nas autoestradas citadas, o pequeno tricilíndrico de 1 litro acompanha o trânsito sem nenhuma dificuldade e chega aos 120~130 km/h com total facilidade. Infelizmente é muito curto de quinta marcha, v/1000 de 30 km/h, ou 120 km/h a 4.000 rpm. Só a extrema suavidade do motor não torna incômodo rodar nesse ritmo.
O motor agrada tanto aos sócios do “Clube das 2.000 rpm”, quanto a quem não tem medo de rotação (corte limpo a 6.500 rpm, e chega rápido lá). A pegada em baixa é mesmo admirável.
E o consumo? Saí com gasolina de posto (E27) e como a temperatura externa estava entre 37 ºC e 39 ºC, rodar com (o eficiente) ar-condicionado desligado, nem pensar. Rodando a 125 km/h indicados e depois, na Via Dutra a 118 km/h no máximo para evitar multas (limite 110 km/h), ao deixar esta rodovia em Barra Mansa o computador de bordo indicava 16,2 km/l. Não foi um trecho, mas desde o início da Ayrton Senna em São Paulo.
Na volta, sempre com ar ligado, experimentei rodar a 105 km/h indicados por um longo trecho e o computador indicou 18 km/l. Ao reabastecer para não dar uma de avião da Lamia, enchi com álcool. Como o tráfego estava bem denso, precisei “seguir o rebanho” a 100~105 km/h e o consumo ficou em 12,2 km/l. Ainda não foi divulgado o consumo Inmetro/PBVE.
Um detalhe: de marcha-lenta “parada” com gasolina, com álcool se sente o motor funcionando.
O comportamento na estrada é tipicamente Gol: ágil, direção (assistência hidráulica) obediente e rápida (relação 14,9:1/3 voltas), aderência perfeita, freios eficazes e de ótima modulação, comando de câmbio-referência, punta-tacco “telepático”, e os instrumentos da cidade-sede da VW na Alemanha. Dirigi-lo rápido na estrada que vai da via Dutra a Bananal, com asfalto perfeito, é diversão pura. O monobloco passa sensação de grande rigidez. E acelerar de 0 a 100 km/h em 12,6/12,3 segundos e chegar a 168/170 km/h, segundo dados da fábrica, é coisa de Passat 1,6 TS.
Todavia, como nada é perfeito, seriam bem-vindos ajusta do volante de direção nos dois planos, luz traseira de neblina, faixa degradê no para-brisa, banco traseiro dividido pelo menos 50-50, e engates Isofix. A VW não informa o peso da versão, mas dentro da faixa 901 a 998 kg da família Gol, o peso do Track deve estar próximo desse limite superior.
Desde que não se faça questão de controle de estabilidade e tração, o Gol Track tem atributos de sobra para ninguém se arrepender da compra. Pelo contrário.
BS
FICHA TÉCNICA GOL TRACK 1.0 MPI | |
MOTOR | |
Instalação | Dianteiro, transversal, variador de fase na admissão, flex |
Material do bloco/cabeçote | Alumínio |
Configuração / n° de cilindros | Em linha / 3 |
Diâmetro x curso (mm) | 74,5 x 76,4 |
Cilindrada (cm³) | 999 |
Taxa de compressão (:1) | 11,5 |
Potência máxima (cv/rpm) (G/A) | 75/6.250 / 82/6.250 |
Torque máximo (m·kgf/rpm) (G/A_ | 9,7/3.000 a 3.800 / 10,4/3.000a 3.800 |
N° de válvulas por cilindro | Quatro |
N° de comandos de válvulas | Dois/cabeçote |
Formação de mistura | Injeção no duto |
Gerenciamento do motor | Bosch ME 17.5.20 |
TRANSMISSÃO | |
Câmbio/rodas motrizes | Transeixo manual/dianteiras |
Número de marchas | 5 à frente + ré |
Relações de transmissão (:1) | 1ª. 3,769; 2ª. 2,095; 3ª. 1,281; 4ª.0,927; 5ª. 0,740; ré 3,182 |
Relação do diferencial (:1) | 4,929 |
SUSPENSÃO | |
Dianteira | Independente, McPherson com subchassi, mola helicoidal, amortecedor pressurizado e barra estabilizadora de Ø 19 mm |
Traseira | Eixo de torção, mola helicoidal e amortecedor pressurizado |
DIREÇÃO | |
Tipo | Pinhão e cremalheira, assistência hidráulica |
Diâmetro mín. de curva (m) | 10,8 |
Relação de direção (:1) | 14,9 |
N° de voltas entre batentes | 3 |
FREIOS | |
De serviço | Hidráulico, duplo circuito em diagonal, servoassistido, ABS |
Dianteiros (Ø mm) | Disco ventilado, 256 |
Traseiros (Ø mm) | Tambor, 200 |
RODAS E PNEUS | |
Rodas | Aço 6Jx15; opcional alumínio 6Jx15 |
Pneus | 195/55R15H |
Estepe temporário | 185/60R15H com roda de aço |
PESOS | |
Em ordem de marcha (kg) | 901 a 998 |
Carga máxima (kg) | 509 a 412 |
CONSTRUÇÃO | |
Tipo | Monobloco em aço, 4 portas, 5 lugares |
AERODINÂMICA | |
Coeficiente de arrasto (Cx) | 0,345 |
Área frontal (m²) | 2,01 |
Área frontal corrigida (m²) | 0,693 |
DIMENSÕES EXTERNAS (mm) | |
Comprimento | 3.897 |
Largura com/sem espelhos | 1.898/1.893 |
Altura | 1.564 a 1.467 |
Distância entre eixos | 2.466 |
Bitola dianteira/traseira | 1.429/1.416 |
CAPACIDADES (L) | |
Porta-malas | 285 |
Tanque de combustível | 55 |
DESEMPENHO | |
Aceleração 0-100 km/h (s) (G,A) | 12,6/12,3 |
Velocidade máxima (km/h) (G/A) | 168/ 170 |
CÁLCULOS DE CÂMBIO | |
v/1000 em 5ª (km/h) | 30 |
Rotação em 5ª a 120 km/h | 4.000 |
Rotação em velocidade máxima, 5ª | 5.670 |
EQUIPAMENTOS GOL TRACK 2017 |
DE SÉRIE |
Acionamento elétrico dos vidros dianteiros |
Alça de segurança no teto para o passageiro do banco dianteiro |
Alerta de frenagem de emergência (primeiro luzes de freio, depois pisca-alerta) |
Antena de teto |
Apoios de cabeça traseiros (3) com ajuste de altura |
Ar-condicionado com filtro de poeira e pólen |
Banco traseiro inteiriço com encosto totalmente rebatível |
Carcaças dos espelhos e maçanetas na cor do veículo |
Chave-canivete |
Cintos de segurança dianteiros com pré-tensionador e limitador |
Cintos de segurança traseiros laterais retráteis |
Computador de bordo |
Console central com porta-copos |
Conta-giros |
Desembaçador do vidro traseiro |
Direção assistida hidráulica |
Emblema “Track” na parte inferior das portas traseiras |
Espelhos externos com carcaça em preto fosco |
Faróis de dupla parábola com máscara escurecida |
Faróis de neblina |
Freios com ABS e distribuição eletrônica das forças de frenagem |
Grade dianteira em preto brilhante com friso cromado |
Iluminação interna com interruptor na porta do motorista |
Iluminação do porta-malas |
Iluminação interna com interruptores nas portas |
Lanterna traseira com lente escurecida |
Limpador de para-brisa com temporizador |
Limpador/lavador do vidro traseiro com temporizador |
Maçanetas das portas em preto fosco |
Molduras na caixas de roda e na lateral |
Palhetas do limpador de pára-brisa aerodinâmicas |
Para-choque traseiro com refletores de segurança |
Para-sóis com espelho e iluminação |
Pisca-3 |
Pneus 195/55R15H |
Porta-revistas atrás dos encostos dos bancos dianteiros |
Quatro alto-falantes e dois tweeters |
Regulagem de altura do banco do motorista |
Refletores no para-choque traseiro |
Repetidoras de seta nos espelhos |
Rodas de aço de 15 pol. com supercalotas |
Sistema de infotenimento “Media Plus” com rádio Am/FM, toca-CD, Bluetooth, toca-MP3, entradas USB, SD-card e Aux in |
Tomada de 12 volts |
Travamento central |
OPCIONAIS |
INTERATIVIDADE “COMPOSITION TOUCH |
Sistema de Infotainment “Composition Touch” com Mirror-Link |
Suporte para celular |
Volante multifuncional com comando do áudio e do I-System |
I-System com Eco-Comfort e computador de bordo |
SUPORTE PARA CELULAR |
URBAN COMPLETO |
Rodas de alumínio 15-pol |
Tapetes de carpete |
Tampa do porta-malas com abertura por controle remoto |
Vidros elétricos também nas portas traseiras |
Espelhos retrov. elétricos com função abaixar no direito |
Sensor de estacionamento traseiro |
Chave-canivete com controle remoto |
Luzes de leitura dianteira e traseira |
I-System com Eco-Comfort e computador de bordo |
Alarme com controle remoto |
INTERATIVIDADE COM NAVEGAÇÃO |
Sist. de infotenimento tátil com navegação Discover Media e App-Connect |
Suporte para celular |
Volante multifuncional com comando do áudio e do I-System |