A Renault apresentou ontem (14) o seu novo modelo Captur, que é fabricado no Complexo Ayrton Senna em São José dos Pinhais, na Grande Curitiba, e é a aposta da marca para o competitivo e crescente segmento de suves. No cenário atual, onde o mercado brasileiro encolheu quase dois milhões de unidades nos últimos anos, principalmente na base, ou nos produtos de entrada, a participação de suves no mercado total aumentou de 6% em 2014 para 15% em 2016. E os fabricantes estimam o potencial de crescimento baseado em outros continentes, como na Europa, que tem 25% de participação dos suves.
Assim podemos entender a onda de lançamentos. E do ponto de vista do transporte familiar com versatilidade, espaço e visibilidade é difícil de negar que essa onda não faça algum sentido, ainda mais agora com os suves derivando de plataformas de carros de passeio e não mais de picapes, o que reduz os custos e melhoram o preço de entrada.
O Captur foi lançado na Europa em 2013 onde rapidamente se tornou um sucesso (alguém aí se lembra da Scénic?). A Renault cogitou e estudou trazer o modelo importado, mas considerando prazos para necessidades de adaptação e o apelo para o consumidor brasileiro, tomou a decisão acertada em fabricá-lo no Brasil. Com isso, o modelo sofreu importantes alterações deixando-o mais capaz de enfrentar a concorrência já instalada aqui, vide Creta, Renegade, HR-V, entre outros.
O destaque sem dúvida é o desenho da carroceria que é praticamente o mesmo do modelo europeu com algumas alterações que deixaram a nossa versão mais moderna e atraente. Na Europa a combinação de cores de teto diferentes das cores da carroceria, chamada por ela de biton (bitonalidade), também fez muito sucesso, tanto que a Renault precisou fazer um investimento adicional na fábrica brasileira para adequação do processo de pintura. Junta-se ao desenho atraente as dimensões aumentadas no comprimento, largura e altura, e ainda um posicionamento de preços de certa forma comedido, e o Captur proporciona boas relações custo-benefício, tamanho-benefício ou ainda desenho-benefício.
Na versão brasileira, que foi desenvolvida aqui no Brasil, no Renault Tecnologia Américas (RTA), centro de desenvolvimento no Paraná, o maior porte, a maior altura e as rodas de 17″ enfatizam mais o estilo suve, tão desejado pelos brasileiros. O Captur (pronuncia-se Cap-tur e não Cap-tur) tem as maiores dimensões do segmento: 4.329 mm de comprimento, 1.813 mm de largura, 1.619 mm de altura e 2.673 mm de entre-eixos. E o destaque, para quem gosta, é o ponto H, altura do solo de 212 mm e altura do assento do banco, de 708 mm. Os ângulos de entrada e saída são 23° e 31° respectivamente.
Com uma ampla área envidraçada (também a maior do segmento de acordo com a Renault), o ambiente interno e a visibilidade à frente e para os lados também são pontos fortes.
No lançamento a Renault também parece ter acertado nas versões com uma estrutura enxuta e que facilita bastante a vida dos consumidores. São apenas duas versões, ambas com um bom nível de equipamentos e segurança. A mais voltada para a economia de combustível, a Zen, tem o novo motor SCe 1,6-litro de 118/120 cv e 16,2 m·kgf, e câmbio manual (CVT a caminho). E a segunda, nomeada Intense e voltada ao desempenho, com o conhecido conjunto motor F4R 2-litros de 143/148 cv e 20,2/20,9 m·kgf, e câmbio automático epicíclico de quatro marchas. Com o Captur a Renault também inaugura essa nova nomenclatura de versões, já usada na Europa.
O preço e os principais equipamentos das duas versão são:
Zen
Captur Zen 1,6 SCe manual (R$ 78.900): quatro bolsas infláveis (dianteiras e laterais), controle eletrônico de estabilidade, controle eletrônico de tração, assistente de partida em rampas, freios com ABS + EBD, Isofix, direção eletro-hidráulica, volante com regulagem da altura, ar-condicionado, rodas de alumínio de 17 polegadas, vidros elétricos, alarme perimétrico, chave-cartão hands-free, comando de áudio e celular na coluna de direção (comando satélite), banco do motorista com regulagem de altura, travamento automático das portas a 6 km/h), luzes diurnas em LED, retrovisores rebatíveis, controle de cruzeiro e limitador de velocidade.
Opcionais: MediaNav + câmera de ré (R$ 1.990); pintura biton (R$1.400).
Galeria versão Zen
Intense
Captur Intense 2,0 automático (R$ 88.490): adiciona rodas aro 17 polegadas de alumínio diamantadas, apoio de braço, MediaNav com tela tátil de 7”, câmera de ré, ar-condicionado automático, sensor de chuva, farol de neblina com função de curva, sensor crepuscular.
Opcionais: bancos em couro (R$ 1.500) e pintura biton (R$ 1.400).
Galeria modelo Intense
Hoje (15) é o dia reservado à experimentação pela imprensa, em que vou dirigir o Captur. Hoje ou amanhã escrevo sobre o que achei do novo Renault.
PK
FICHA TÉCNICA RENAULT CAPTUR | ZEN | INTENSE |
MOTOR | ||
Instalação | Dianteiro, transversal | Dianteiro, transversal |
Material do bloco/cabeçote | Alumínio / alumínio | Ferro fundido/alumínio |
Configuração / n° de cilindros | Em linha / 4 | Em linha / 4 |
Diâmetro x curso (mm) | 78 x 83,6 | 82,7 x 93 |
Cilindrada (cm³) | 1.597 | 1.998 |
Aspiração | Atmosférica | Atmosférica |
Taxa de compressão (:1) | 10,7 | 11,2 |
Potência máxima (cv/rpm) (G/A) | 118/120/5.500 | 143/148/5.750 |
Torque máximo (m·kgf/rpm) (G/A) | 16,2/16,2/4.000 | 20,2/20,9/4.000 rpm |
N° de válvulas por cilindro | Quatro | Quatro |
N° de comando de válvulas /localização/acionamento | 2 / cabeçote com variador de fase / corrente | 2 / cabeçote com variador de fase / corrente |
Formação de mistura | Injeção no duto | Injeção no duto |
ALIMENTAÇÃO | ||
Combustível | Gasolina e/ou álcool | Gasolina e/ou álcool |
TRANSMISSÃO | ||
Câmbio / rodas motrizes | Transeixo manual / dianteiras | Transeixo automático / dianteiras |
N° de marchas | 5 à frente e 1 à ré | 4 à frente e 1 à ré |
Relações de transmissão (:1) | 1ª 3,73; 2ª 2,05; 3ª 1,32; 4ª 0,94; 5ª 0,76; ré 4,200 | 1ª 3,51; 2ª 1,93, 3ª 1,29; 4ª 0,92:1; ré 3,55 |
Relação do diferencial (:1) | 4,07 | 3,65 |
FREIOS | ||
De serviço | Hidráulico, duplo circuito em diagonal, servoassistido, ABS | Hidráulico, duplo circuito em diagonal, servoassistido, ABS |
Dianteiros (Ø mm) | Disco, 269 | Disco, 280 |
Traseiros (Ø mm) | Tambor, 229 | Tambor, 229 |
SUSPENSÃO | ||
Dianteira | Independente, McPherson, mola helicoidal. amortecedor pressurizado e barra estabilizadora | Independente, McPherson, mola helicoidal. amortecedor pressurizado e barra estabilizadora |
Traseira | Eixo de torção, mola helicoidal e amortecedor pressurizado | Eixo de torção, mola helicoidal e amortecedor pressurizado |
DIREÇÃO | ||
Tipo | Pinhão e cremalheira, assistência eletro-hidráulica | Pinhão e cremalheira, assistência eletro-hidráulica |
Diâmetro mínimo de curva (m) | 10,7 | 10,7 |
RODAS E PNEUS | ||
Rodas | Alumínio | Alumínio |
Pneus | 215/60R17 | 215/60R17 |
PESOS (kg) | ||
Em ordem de marcha | 1.273 | 1.352 |
Carga útil | 449 | 449 |
CONSTRUÇÃO | ||
Tipo | Monobloco em aço, 4-portas, 5 lugares | Monobloco em aço, 4-portas, 5 lugares |
DIMENSÕES EXTERNAS (mm) | ||
Comprimento | 4.329 | 4.329 |
Largura (sem espelhos) | 1.813 | 1.813 |
Altura | 1.619 | 1.619 |
Distância entre eixos | 2.673 | 2.673 |
Distância mínima do solo (vazio) | 212 | 212 |
CAPACIDADES | ||
Porta-malas (L) | 437 | 437 |
Tanque de combustível (L) | 50 | 50 |
DESEMPENHO | ||
Velocidade máxima (km/h) (G/A) | 169/178 | 174/179 |
Aceleração 0-100 km/h (s) (G/A) | 13,3/11,9 | 12/11,1 |
CONSUMO DE COMBUSTÍVEL (INMETRO/PBEV) | ||
Cidade (km/l) (G/A) | 10,9/7,6 | 8,8/6,2 |
Estrada (km/l) (G/A) | 11,3/8,0 | 10,8/7,3 |
GARANTIA E MANUTENÇÃO | ||
Duração da garantia | 3 anos ou 100.000 km | 3 anos ou 100.000 km |
Revisões, intervalo (km) | 10.000 | 10.000 |
Troca de óleo do motor (km/tempo) | 10.000 / 1 ano | 10.000 / 1 ano |