A Ford destaca na Europa os seus modelos de alto desempenho no Salão de Genebra, aberto em 9 de março e indo até o dia 19. O Ford GT, o Mustang e o novo Fiesta ST são as principais atrações da marca da mostra na Suíça, que inaugura o calendário de lançamentos para o mercado europeu.
Esta é a primeira vez que a Ford mostra a versão final de rua do Ford GT, demonstrando a tecnologia do motor Ford EcoBoost e inovações na aerodinâmica e na leveza da carroceria de compósito de fibra de carbono. O superesportivo tem sob o capô o motor mais potente da marca: o EcoBoost biturbo com 647 cv.
O Ford GT é mostrado também na edição Heritage, versão do atual modelo 2017 inspirada em um carro histórico: o GT40 Mark II de 1966, que conquistou os três primeiros lugares na corrida francesa de Le Mans.
Produzida em série limitada, essa homenagem ao primeiro GT40 a vencer a 24 Horas tem pintura em preto brilhante ou fosco, listras prateadas e o número 2 estampado em branco no capô e nas portas. As rodas de alumínio, de 20 polegadas de diâmetro, exibem acabamento dourado fosco.
As versões especiais Black Shadow e Blue Edition do Mustang também são exibidas pela primeira vez. O Mustang Black Shadow Edition oferece quatro opções de cores da carroceria combinadas com faixas pretas, enquanto o Mustang Blue Edition vem em azul com faixas pretas de efeito sombreado, seguindo o espírito dos clássicos modelos batizados Grabber. Ambos tem rodas de liga leve pretas de 19 polegadas e acabamento topo de linha, incluindo bancos de couro aquecidos e refrigerados, sistema de conectividade SYNC 3 com navegação e som premium. Sob o capô, contam com motor V-8 de 5 litros e 421 cv, com câmbio manual ou automático, ambos de seis marchas. O Blue Edition tem ainda a opção do motor 4-cilindros de 2,3 litros EcoBoost de 317 cv.
O Fiesta ST de terceira geração faz sua estreia em Genebra. O hatch esportivo com novo motor EcoBoost 1,5-litro de três cilindros tem 200 cv e aceleração estimada de 0 a 100 km/h em 6,7 segundos. Ele será o primeiro modelo da Ford Performance, a divisão de alto desempenho da empresa, com motor de três cilindros e também o primeiro Fiesta ST com modos de condução selecionáveis: Normal, Sport e Track (pista), otimizando os controles do motor, direção e estabilidade para cada condição de rodagem. Os modos de condução variam também o som do escapamento, que conta com válvula de controle ativo e a tecnologia “Electronic Sound Enhancement”. O
sistema amplifica o som naturalmente esportivo do novo motor EcoBoost, que também é o primeiro três-cilindros da indústria com sistema de desativação de cilindros para reduzir ainda mais as emissões.
A Ford reserva também um espaço especial para os suves, segmento que teve o maior crescimento em vendas globais no ano passado: 20% em relação a 2015. Um dos destaques é o EcoSport, fabricado na Índia para o mercado europeu, cujas vendas aumentaram 43% em 2016 na Europa, atingindo a marca recorde de 57.200 unidades. As vendas totais de suves da Ford na Europa em 2016 somaram 185.800 unidades, o que representa um incremento de 31% sobre o ano anterior.
JJ