Frear uma massa de 442.252 kg, que é o peso máximo de decolagem, a 320 km/h, sem usar intencionalmente a reversão (o teste é de freios), mostra do que os freios de carbono deste Boeing 747/8, fornecidos pela Goodrich, são capazes.
É uma situação rara mas possível, ter de abortar uma decolagem e precisar parar a tempo. Foi o que a Boeing teve que demonstrar num dos testes de certificação de aeronavegabilidade do avião.
O mais notável foi que o Boeing parou mais de 200 metros antes do objetivo. E com freios já totalmente gastos, sem material de pastilhas remanescente para outra freada.
Depois que o avião para, chegam os bombeiros, mas eles esperam cinco minutos para simular um cenário real de emergência, em que esse é o tempo para chegarem à aeronave.
Em seguida todos os pneus são esvaziados mediante válvulas especiais para evitar que expludam com o calor irradiado dos freios, que chega a 1.400 ºC, e os bombeiros esfriam o conjunto com água.
Os freios e pneus têm de ser substituídos, mas o resto do avião está intacto.
Essa é uma boa mostra do que é frear, transformar energia cinética em calor.
BS
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