Está aberta ao público desde o dia 12 de abril uma exposição sobre Ayrton Senna (1960-1994) em local pouco relacionado ao tricampeão (1988, 1990 e 1991) de Fórmula 1. O museu da marca do touro, em Sant’Agata Bolognese, está expondo fotos da coleção “Ayrton Senna. The last night”, livro de Ercole Colombo lançado ano passado.
Além da coleção, publicada em livro de mesmo título, estão vários carros interessantes, como um McLaren MP4/8 com motor Lamborghini, idêntico ao testado em 1993 no autódromo do Estoril, em Portugal. O carro não tem a pintura tradicional Marlboro, sendo totalmente branco. Se este foi o mais próximo relacionamento do grande piloto brasileiro com a marca, os outros carros expostos apenas abrilhantam mais ainda a exposição, talvez a mais impressionante reunião dos carros por ele pilotados na carreira.
Estão juntos desde karts até o último modelo de Fórmula 1 pilotado por Senna, um Williams FW16-Renault, passando pelo fantástico Lotus 97T-Renault da primeira vitória na F-1.
A mostra vai até o dia 9 de outubro, das 9h30 às 19h00, incluindo domingos. Imperdível para quem puder viajar à Itália.