Isso mesmo! A VW acaba de divulgar imagens e vídeo do up! GTI Concept na Europa. A versão final, deve começar a ser vendida no velho continente em 2018. Há rumores de uma versão brasileira. O motor é o 1,0 TSI, turbo, e possivelmente com as mesmas especificações utilizadas no Golf. Por aqui certamente será a carroceria de 4 portas, já que o up! 2-portas foi descontinuado — o que diminui a esportividade mas aumenta a versatilidade.
Note a placa: WOB UP 85 — WOB de Wolfsburg, UP de up! e 85, a potência em quilowatts (kW), que corresponde a 115 cv: é comum nos materiais de divulgação alemães passar diretamente da unidade de potência PS (Pferdestärken = cavalos de força), que é igual ao nosso cavalos-vapor (cv), para hp (horsepower, cavalos de força também), o que é errado.
Há uma diferença de 1,39% em favor de cv (ou PS), de modo que 115 PS (ou cv) corresponde a 115 ÷ 1,0139 = 113,4 hp.
O leitor mais atento notará que o nosso 1,0 TSI, com gasolina, desenvolve 1 cv mais que o alemão. Isso pode ter dois motivos. Um, a elevada porcentagem de álcool na gasolina, que eleva o calor latente de vaporização e no momento da mistura ar-combustível vaporizar, após a injeção, ocorre queda de temperatura da câmara de combustão. Isso, mais limites de emissões não tão apertados quanto na Europa, pode ter permitido uma recalibração dos parâmetros do motor para uso aqui.
Tão interessante e desejável quanto o up! é o Golf GTI 1976 utilizado na divulgação. Assista o vídeo e repare como o Golf é realmente um clássico.
https://youtu.be/0CHeB0eAAlk
JJ