A Volkswagen do Brasil celebrou esses dias (5/7), em sua fábrica de Taubaté (SP), o marco histórico de 8 milhões de Gol fabricados no País. Esse número reforça a posição do modelo Volkswagen como o mais produzido, mais vendido e mais exportado da história do Brasil. O evento reuniu dezenas de empregados, jornalistas, autoridades e colecionadores de vários fã-clubes do Gol, que também expuseram seus carros na fábrica.
A exposição contou com todas as gerações do modelo, além das versões esportivas e que marcaram época, como o Gol GT, GTS e GTI. Estiveram presentes o presidente e executivo-chefe da Volkswagen do Brasil e Região SAM (América do Sul, América Central e Caribe), David Powels, entre outros executivos da empresa.
No evento, David Powels anunciou que, a partir deste mês, a produção do Gol será totalmente concentrada na unidade de Taubaté, que também continuará fabricando o up!, cross up! e Voyage. A fábrica Anchieta, localizada em São Bernardo do Campo e que também fabricava o Gol, produzirá o Novo Polo, que chegará ao mercado ainda esse ano, e o novo sedã Virtus, que será lançado no primeiro semestre de 2018, além de continuar produzindo a Saveiro e Saveiro Cross.
Para produzir 8 milhões de Gol, a Volkswagen do Brasil contou com a forte atuação de duas unidades: Taubaté e Anchieta. Taubaté começou a fabricar o modelo em 1980 e alcançou aproximadamente 4,9 milhões de unidades. Já a Anchieta passou a fabricar o Gol em 1994 e já produziu mais de 3,1 milhões de unidades.
AE/JJ