A Porsche mostrou a roda de 20 polegadas de diâmetro, exclusivas para uso no 911 Turbo S, fabricada em compósito de fibra de carbono. De produção própria, utiliza cerca de 18 km de fios para compor as várias peças que são conformadas e depois unidas, para construir um componente 20% mais leve e 20% mais forte que uma similar em liga de alumínio.
O material é o polímero reforçado com fibra de carbono, sigla CFRP (carbon fiber-reinforced polymer), e é essencialmente formada por dois componentes principais. O centro é feito em partes de tecido de fibra de carbono conformados em formatos diferentes.
O outro componente principal é o aro, feito em fibra de carbono trançada em uma máquina em forma de roda com diâmetro de nove metros, basicamente um tear circular. O centro da roda é trançado na base do aro. A roda assim formada é impregnada com resina e pré-endurecida em uma autoclave, com alta temperatura e pressão. Depois de consolidada com a resina, é mais uma vez aquecida e depois resfriada lentamente. O centro metálico onde a roda será fixada ao cubo é então insertado sob interferência, e depois camadas de verniz são aplicadas.
As medidas que estão sendo fabricadas são o 9J x 20 para o eixo dianteiro e 11,5 J x 20 para o traseiro.
Um resumo do processo de fabricação é mostrado no breve vídeo divulgado pela marca de Stuttgart-Zuffenhausen.
Aprecie.
JJ