A Volkswagen chamou a imprensa nesta sexta-feira (24), na fábrica Anchieta, para falar do novo Polo, focando em desenho e segurança.
De itens de segurança o novo VW está repleto, inclusive trazendo, de série bolsas infláveis laterais em adição às hoje obrigatórias frontais. Mas foi na parte de desenho foi que veio a surpresa, em que foi mostrada a maquete do Polo em escala 1:1, como na foto de abertura.
Toda a apresentação de desenho foi conduzida por José Carlos Pavone, novo gerente executivo de Design da Volkswagen do Brasil, sucessor de Luiz Alberto Veiga, que se aposentou. José Carlos é irmão gêmeo de Marcos, hoje chefe de Estilo da Volkswagen AG, em Wolfsburg e que foi o responsável pelo desenho do novo Polo.
Esses dois são mesmo uma dupla valorosa e são cria de Veiga, que desde que eram crianças acolheu seus desenhos (enviados por carta) e os orientou, inclusive aconselhando-os a cursarem desenho industrial na faculdade, no que foi atendido. A bela atitude de Veiga rendeu bons frutos, como se vê.
Luiz Alberto Veiga, além desse feito e muitos trabalhos no desenvolvimento dos produtos VW, é o pai do Fox, de 2003, que até exportado para a Alemanha foi.
Pode-se, assim, ter a perfeita antevisão de como é o novo Polo.
Pôde-se ver também a fresadora usada para trabalhar a maquete em funcionamento, “estragando-a” para se ver bem sua capacidade de alterar as formas.
A VW aproveitou a ocasião para mostrar o desenho do Polo em vista lateral, que o Nasser mostrou na coluna dele publicada ontem.
Segurança
Foi bastante enfatizada a questão de segurança nos impactos do novo projeto, exibindo vídeos de testes de impacto, bem como havia carros à mostra com resultados desses testes.
Foram mostrados também detalhes construtivos da carroceria monobloco, com os diferentes tipos de aço empregados para formar o que se chama de célula de sobrevivência.
Foram mostrados reforços antiinvasivos das portas.
Segurança ativa
Há a o sistema de frenagem automática pós-colisão que aciona os freios automaticamente numa batida para reduzir a energia cinética residual. O acionamento do sistema de frenagem pós-colisão se baseia na detecção da colisão inicial pelos sensores das bolsas infláveis.
O controle de tração tem a função de reduzir a patinagem das rodas durante a aceleração ou quando o veículo começa a perder tração em curvas acentuadas, controlando eletronicamente a potência do motor.
O freio ABS é um dos mais modernos disponíveis e é composto por outros recursos de segurança, como a distribuição eletrônica das forças de frenagem e o aviso de frenagem de emergência para o tráfego à retaguarda pelas luzes de freio piscantes na frequência de 3 hertz sempre que a desaceleração atingir 7 m/s². Após o carro parar o pisca-alerta liga-se automaticamente a 1,25 hertz.
Há também o auxílio à frenagem, que aumenta a pressão na linha hidráulica sempre que os algoritmos detectam atitude de frenagem de emergência pelo motorista.
Há o controle de freio-motor que evita o deslizamento das rodas motrizes nas reduções em piso de pouco atrito por meio de sutil aceleração do motor.
O novo Polo vem controle de estabilidade, que atua primeiro na redução de potência e, se necessário, freia seletivamente as rodas. Vem também com auxílio de partida em aclives e bloqueio da ação do diferencial por meio do freio.
Associado ao controle de estabilidade há o controle do movimento de guinada, que reduz a possibilidade de o veículo rodar quando sobre piso de diferentes atritos.
Outro item importante é a vetorização por torque, em que o freio da roda interna à curva é acionado para o veículo “mergulhar” mais facilmente nela.
Outro item é a secagem dos quatro freios a disco com chuva, disparada pelo acionamento do limpador de para-brisa quando acima de 70 km/h. Além da secagem em si a ação promove ligeiro aquecimento dos discos, para máxima eficiência dos freios. Tudo é feito sem que o motorista perceba.
Finalmente, o monitoramento da pressão dos pneus valendo-se das informações de giro das rodas proporcionadas pelo ABS, em que uma redução de pressão implica diminuição do diâmetro da roda e sua maior rotação.
A produção do novo Polo na fábrica Anchietta começa em setembro, com chegada às concessionárias em meados de outubro.
BS