A Grand C4 Picasso impressiona de várias formas. É uma van digna de destaque, não só por sua evidente elegância, mas pelo conforto e mimos que oferece a todos os sete que podem ir a bordo. É realmente agradável a todos, do motorista aos passageiros. Prepare-se, leitor, pois vou tecer elogios, sim, e muitos, e merecidos. E adianto o único senão: não espere que os bancos da segunda e terceira fileiras sejam macios e aconchegantes como o banco traseiro de um bom sedã, como o do C4 Lounge, por exemplo. Não são para a “diretoria”; são para os filhos da diretoria. Mas não são desconfortáveis, só não são envolventes e aconchegantes.
Numa época em que o desenho dos automóveis anda sem refinamento, a Grand C4 Picasso consegue tê-lo diferente, moderno e elegante. E também consegue ser grande sem ser inconveniente, pois mesmo nas confusas ruas paulistanas — onde faixas de rodagem somem e aparecem, se estreitam e alargam, onde carros, motos e ônibus apressadamente se afunilam fundindo-se num mesmo espaço — ela consegue ser prática, ágil, fácil de guiar. Não passa a impressão de ser grande, não dá aquela chata e leve aflição de ela “não caber na rua”, não requer maiores cuidados no tráfego do que um sedã médio.
Tem ótima visibilidade geral. Muito disso vem da criativa solução de dividir a coluna “A” em duas. Em vez de uma grossa coluna, que costuma atrapalhar a visão, há duas colunas finas, e entre elas há um amplo vidro. Ela também é fácil de manobrar, tão fácil que se poderia dispensar seus recursos auxiliares de manobra, como câmera de ré, sensores de distância e assistente de estacionamento.
Como se pode ver, na cidade ela vai bem. E com baixíssimo consumo. Após quatro dias no rodar diário paulistano seu motor THP 165 apresentou uma média de 9,8 km/l de gasolina — ele não é flex. Na estrada fez média de 13,2 km/l rodando a 120 km/h (GPS). Isso, para um veículo desse tamanho e peso, é excelente. Pelo padrão do Inmetro/PBVE, 9,9 km/l na cidade e 12 km/l na estrada.
E tem câmbio automático, um Aisin de 6 marchas, um câmbio que o leitor já deve ter lido seguidos elogios dados pelos editores do AE. Ele serve como referência de ideal, tanto em conforto, como desempenho e economia. E esse baixo consumo é impressionante. É difícil que outra van ou suve grande ofereça tanto quanto e gastando tão pouco. Eu, pelo menos, desconheço.
A v/1000 em sexta marcha é 44 km/h, portanto a 120 km/h, também pelo GPS, o motor segue sereno a 2.700 rpm.
Muito desse mérito se deve ao moderno, valente e polivalente motor THP 165 que também equipa diferentes tipos de veículos — desde um hot hatch como o DS3 (1.240 kg) ao suve 3008 da Peugeot (1.300 kg) — e consegue atender perfeitamente a todos. Esta Grand C4 Picasso pesa 1.430 kg, daí a boa relação peso-potência de 8,66 kg/cv, já que o motor gera 165 cv a 6.000 rpm e 24,5 m·kgf já a partir de 1.400 rpm. Não é de admirar que, segundo a Citroën, ela faça o 0 a 100 km/h em rápidos 8,7 segundos e alcance 210 km/h, o que deixa para trás muitos carros com pinta de mais rápidos, velozes e furiosos. Pela sua alta velocidade máxima, atingida com só 165 cv, se vê que ele tem bom coeficiente aerodinâmico (Cx 0,29), já que sua área frontal é evidentemente grande.
Como visto, essa van está muito bem de trem de força, com ótimos motor e câmbio. De suspensão é um Citroën, ou seja, ótimo acerto, é macia e boa de curva. Mesmo alta, 1.644 mm, sua carroceria pouco rola nas trocas de apoio vindas numa sucessão de curvas. Por óbvio que não é um esportivo, nem tenciona sê-lo, mas sua boa dinâmica passa segurança e real prazer de dirigir. A suspensão é McPherson na frente e por eixo de torção atrás. Freios são a disco nas quatro rodas, dianteiros ventilados.
A direção tem bom peso, não sendo leve e nem rápida demais, como convém a esse tipo de carro, está na medida certa com relação 16:1 e 3 voltas entre batentes; o volante tem diâmetro adequado, 375 mm. O pedal de freio é bom de dosar, progressivo. A diminuta alavanca de câmbio é pivotada na coluna de direção, o que é ótimo por liberar espaço no console e ser muito fácil de usar.
Painel limpo, moderno, elegante, com tela digital central informativa elevada. Nela um velocímetro digital exibe grandes números e o computador de bordo informa haver todas essas regalias gastando pouco combustível. Numa outra tela, abaixo, tátil, comanda-se ar-condicionado, som, navegação, comunicação e entretenimento.
O volante tem regulagem de altura e distância e o banco do motorista conta com ajustes elétricos. Os bancos dianteiros têm aquecimento e massagem na região lombar, sendo que o do passageiro tem um apoio para pernas escamoteável de acionamento elétrico. Na frente é mesmo primeira classe.
Os de trás têm ar-condicionado em separado, com saídas de ar nas colunas. Para distração da moçada que não aprecia as belas paisagens a se descortinar ao longo da viagem, há telas instaladas nos apoios de cabeça dos bancos dianteiros, e entre esses bancos, junto ao assoalho, há inúmeras conexões, suficientes para eles se entreterem com um rock-horror-show ou uma guerra digital contra zumbis extraterrenos. Inclusive, para a preservação do silêncio e da paz interior da cabine, dois fones de ouvido wi-fi e recarregáveis fazem parte desse kit de entretenimento.
E se mesmo assim a moçada da segunda fileira der trabalho e reclamar, lá atrás, na terceira fileira, há espaço para levar uma psicóloga infantil e um sargento do exército despojado do apito. Assim, o sossego da viagem estará garantido mesmo!
Na estrada segue firme, impassível, silenciosa, suave. Boa de curva, com destaque para o bom comportamento nas curvas de alta, onde distribui igualmente seu peso sobre os eixos. Bons pneus Michelin Primacy 205/55R17 contribuem; é muito segura. Retoma velocidade bem, é realmente prazerosa de dirigir. Viagem longa é com ela, mesmo tendo tanque de apenas 57 litros sua frugalidade o compensa, e obtém-se boa autonomia.
Caso os de trás sejam do tipo contemplativo, o Grand C4 Picasso, além da suavidade e do silêncio ao rodar, oferece amplas e arejadas janelas, além de um magnífico teto de vidro, panorâmico, ideal para se apreciar o que realmente vale a pena.
E o preço? A versão-topo testada, a Intensive, custa R$ 142.000. Somente a cor branco Banquise não tem acréscimo de preço, pois as demais — vermelho Rubi, cinza Shark, preto Ônix, bege Areia e azul Lazuli requerem pagamento adicional de R$ 1.540. E há os dois pacotes, o Comfort (R$ 10.500) e o Luxe (R$ 25.400). A descrição destes, bem como os itens de série, podem ser vistos na lista de equipamentos em seguida à ficha técnica.
AK
Vídeo:
FICHA TÉCNICA CITROËN C4 GRAND C4 PICASSO | ||
MOTOR | ||
Denominação | EP6CDTM | |
Tipo | 4-cil., 4-tempos, transversal, turbocompressor de dupla voluta com interresfriador, duplo comando de válvulas com variador de fase na admissão, corrente, 4 válvulas por cilindro, gasolina | |
Diâmetro x curso (mm) | 77 x 85,8 | |
Cilindrada (cm³) | 1.598 | |
Material do bloco/cabeçote | Alumínio | |
Taxa de compressão (:1) | 10,5 | |
Potência máxima (cv/rpm) | 165/6.000 | |
Torque máximo (m·kgf/rpm) | 24,5/1.400 a 4.000 | |
Formação de mistura | Injeção direta, gerenciamento Bosch MED17.4 | |
Pressão de superalimentação (bar) | 0,8 | |
TRANSMISSÃO | ||
Tipo | Transeixo dianteiro, câmbio automático Aisin EAT6 epicíclico de 6 marchas com trocas manuais e sequenciais por borboletas, mais ré, tração dianteira | |
Relações das marchas (:1) | 1ª 4,048; 2ª 2,375; 3ª 1,557; 4ª 1,160; 5ª 0,851; 6ª 0,672; ré 3,194 | |
Relação do diferencial (:1) | 4,065 | |
SUSPENSÃO | ||
Dianteira | Independente, McPherson, braço triangular, mola helicoidal, amortecedor pressurizado e barra estabilizadora | |
Traseira | Eixo de torção, mola helicoidal e amortecedor pressurizado | |
DIREÇÃO | ||
Caixa de direção | Pinhão e cremalheira, eletroassistida indexada à velocidade | |
Relação de direção (:1) | 16 | |
N° de voltas entre batentes | 3 | |
Diâmetro do volante direção (mm) | 375 | |
Diâmetro mínimo de curva (m) | 11,4 | |
FREIOS | ||
Dianteiro (Ø mm) | Disco ventilado/304 | |
Traseiro (Ø mm) | Disco/290 | |
Controle | ABS, EBD e assistência à frenagem | |
RODAS E PNEUS | ||
Rodas | Alumínio, 7J x17 | |
Pneus | 205/55R17V (Michelin Primacy HP) | |
Estepe | Temporário, 135/90R16M | |
CONSTRUÇÃO | ||
Arquitetura | Monobloco em aço, capô de alumínio, porta de carga e assoalho do porta-malas em compósito de fibra de vidro, subchassi dianteiro | |
AERODINÂMICA | ||
Coeficiente de arrasto (Cx) | 0,295 | |
Área frontal (calculada, m²)) | 2,57 | |
Área frontal corrigida (m²) | 0,76 | |
DIMENSÕES (mm) | ||
Comprimento | 4.597 | |
Largura sem/com espelhos | 1.826/2.117 | |
Altura | 1.644 | |
Entreeixos | 2.840 | |
Bitola dianteira/traseira | 1.585/1.590 | |
CAPACIDADES E PESOS | ||
Porta-malas (L) | 575/130 c/ 3ª fileira armada | |
Tanque de combustível (L) | 57 | |
Peso em ordem de marcha (kg) | 1.430 | |
DESEMPENHO | ||
Velocidade máxima (km/h) | 210 | |
Aceleração 0-100 km/h (s) | 8,7 s | |
CONSUMO DE COMBUSTÍVEL INMETRO/PBEV | ||
Cidade (km/l) | 9,9 | |
Estrada (km/l) | 12 | |
CÁLCULOS DE CÂMBIO | ||
V/1000 em 6ª (km/h) | 44 | |
Rotação a 120 km/h em 6ª (rpm) | 2.700 | |
Rotação à vel. máxima em 5ª (rpm) | 6.000 |
EQUIPAMENTOS CITROËN C4 GRAN C4 PICASSO |
SEGURANÇA |
Acendimento automático do pisca-alerta em frenagens fortes |
Ajuste elétrico retrovisores externos com rebatimento elétrico e luz de acompanhamento de LEDs |
Alarme periférico e volumétrico |
Alerta de cintos dianteiros não atados |
Bolsas infláveis frontais, laterais e cortina (6) |
Cintos de segurança de 3 pontos para todos |
Cintos de segurança dianteiros e laterais traseiros com pré-tensionador |
Controle de cruzeiro e limitador de velocidade |
Controle de estabilidade e tração |
Detectores de obstáculos traseiros com indicação gráfica, sonora e câmera de ré |
Engates Isofix nos três bancos da segunda fileira |
Faróis bixenônio com acendimento automático |
Faróis de neblina com função curva (exceto com faróis de xenônio) |
Freio de estacionamento elétrico automático com auxílio de partida em aclive |
Pack LED 3D: lanternas traseiras de LED com efeito 3D; indicadores de direção dianteiros a LEDs; vidros laterais traseiros e traseiro escurecidos |
Limpador de para-brisa com sensor de chuva e indexado à velocidade |
Vidros traseiros com trava para crianças |
CONFORTO |
Abertura/fechamento motorizado da porta de carga |
Ar-condicionado automático bizona e ajuste de fluxo nas saídas para a 2ª fileira |
Lanterna portátil guardada no porta-malas |
Para-brisa Zenith com proteção térmica e para-sóis |
Pack Crianças: cortinas nas janelas da segunda fileira; bancos da 2ª fileira com ajuste longitudinal; espelho convexo adicional para vigilância crianças |
Porta-objetos entre os bancos dianteiros removível |
Tela tátil de 7″ do computador bordo e climatização |
Teto panorâmico com proteção térmica e cortina elétrica |
Vidros com acionamento elétrico um-toque e antiesmagamento |
SISTEMA DE ÁUDIO E MULTIMÍDIA |
Bluetooth para telefone e MP3 para o rádio |
Central multimídia com tela tátil 7″, MP3, comandos no volante, USB, HD interno e 6 alto-falantes |
GPS com mapa do Brasil e tela tátil de 7″ em cores |
Painel instrumentos central com tela HD de 12″ personalizável |
BANCOS E REVESTIMENTOS |
Bancos dianteiros com regulagem de altura |
Bancos traseiros individuais, reclináveis, dobráveis e com regulagem longtudinal, 3 bancos na 2ª fileira |
Descansa-braços dianteiros reguláveis |
Iluminação de ambiente LED no console central e nos pés dos passageiros dianteiros |
Mesinhas “avião” e porta-revistas nos encostos do bancos dianteiros |
Porta-objetos sob os bancos dianteiros (exceto com Pack Bancos Relax) |
Volante revestido em couro com quatro grupos de comando |
ESTILO E ACABAMENTO |
Barras longitudinais de teto em alum. escovado |
Luzes de rodagem diurna (DLR) de LEDs |
OPCIONAIS |
PACK COMFORT: bancos de couro e tecido Finn + Pack Bancos Relax: cinco apoios de cabeça supercomforto; bancos dianteiros com massageador; banco do passageiro com apoio de perna escamoteável; luzes de leitura nas mesas tipo avião da 2ª fileira; retrovisores externos com memória e indexados à ré, mais Pack Assist 360º: Park Assist sistema de baliza automático, visão 360º (veículo visto de cima e arredores); Smart Move: monitor de ponto cego; retrovisores externos indexados à marcha à ré; detector obstáculos D/T com indicaçação gráfica e sonora |
PACK LUXE: Pack Comfort mais Pack Driver Assist: leitor de placas de velocidade, comutação automática de farol alto/baixo, retrovisores eletrocrômicos, alerta de desvio involuntário de faixa, alerta de ponto cego e correção de trajetória, mais assistente de estacionamento, bancos de couro “Cláudia”, mais Pack Bancos Relax: apoios de cabeça Super Conforto, banco do motorista com ajuste elétrico e memória, bancos dianteiros com aquecimento e massageador elétrico, banco do passageiro dianteiro com apoio de perna extensível por acionamento elétrico, mais Pack Multimídia “plug and play” para passageiros da segunda fileira, centrl multimídia com entradas de áudio e vídeo, duas telas LCD integradas aos apoios de cabeça da segunda fileira e dois fones de ouvido sem-fio e recarregáveis, mais Pack Assist 360º: Park Assist sistema de baliza automático, visão 360º (veículo visto de cima e arredores); Smart Move: monitor de ponto cego; retrovisores externos indexados à marcha à ré; detector obstáculos D/T com indicação gráfica e sonora |